Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS RODRIGUES DA CUNHA

DISCENTE : MATEUS RODRIGUES DA CUNHA
DATA : 18/02/2021
LOCAL: Sala Google Meet

DISCÊNCIA LÍQUIDA NA SOCIEDADE DO CANSAÇO: PERFIL E EXPECTATIVAS DE FORMANDOS(AS) NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC-CAMBORIÚ)

Processos formativos. Modernidade líquida. Sociedade do cansaço. Discência líquida.

Conhecer o perfil e as expectativas dos estudantes é de suma importância para as instituições de ensino e seus docentes, seja na educação básica, nível médio, graduação ou pós-graduação. Em nossa ‘Sociedade do Cansaço’, como assim classifica o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han (2015), o sujeito deixou de ser o "sujeito da obediência", daquela sociedade disciplinar carregada de negatividade, e se tornou o "sujeito de desempenho" na sociedade contemporânea, cuja engrenagem passou a ser fundamentada e sustentada pela informação, pelo conhecimento e por intensas cargas de autorresponsabilização e flexibilidade. Ainda, em consonância com Han (2015), o sociólogo polonês Zygmunt Bauman (2007) afirma que estamos vivendo tempos líquidos, no qual as instituições e organizações sociais não conseguem (e nem podem) permanecer com a mesma forma por muito tempo. A partir dessa hipótese, o objetivo geral é analisar se o perfil e as expectativas de formandos(as) dos cursos superiores da área de Tecnologia da Informação (TI) do Instituto Federal Catarinense (IFC-Camboriú), sendo eles dos cursos de Bacharelado em Sistema de Informação e o de Tecnologia em Sistemas para Internet, apresentam as características Líquido-Modernas da nossa Sociedade do Cansaço. A construção dessa análise está levando em conta se as perspectivas desses formandos(as) nos campos formativos, pessoais e profissionais apresentam as características Líquido-Modernas da nossa Sociedade do Cansaço, onde tudo passa a ser fluído e perecível ao mesmo tempo. Quanto às ferramentas para a coleta de dados, utilizamos as técnicas de Questionário Semiestruturado, realizado através da ferramenta Google Forms e Grupo Focal, para garantir e assegurar o máximo de informações possíveis sobre o perfil e expectativas desses formandos(as). Para fins de análise dos dados utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2016), que é uma ferramenta que auxilia o pesquisador a criar eixos de análise dos achados, de maneira que possibilita a interpretação e triangulação dos dados da pesquisa à luz dos autores. Também foi realizada a análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s), com o objetivo de  construir uma triangulação com as declarações dos acadêmicos(as) formandos(as) e com as teorias propostas pelo ‘núcleo-duro’ que está embasando teoricamente essa pesquisa. Por fim, as análises em andamento demonstram que esses esses acadêmicos(as) formandos(as) apresentam as características Líquido-Modernas da nossa Sociedade do Cansaço, em que se pretende pontuar alguns caminhos que tenham potencial de contribuir com o processo formativo superior, em equilíbrio tanto com a visão tradicional e sólida da instituição de ensino em que a pesquisa foi realizada, quanto à visão de ‘novo mundo’ dos sujeitos-formandos.

Externa à Instituição - VERÔNICA GESSER
Presidente - 2764188 - ALEXANDRE VANZUITA
Interna - 1757038 - SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 17/12/2020 10:14