Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da IFC

2024
Dissertações
1
  • MAYSA APARECIDA GORONSKI
  • MULHERANDO O MUNDO: ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE DE GÊNERO COMO PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

     

  • Orientador : NATÁLIA LAMPERT BATISTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
  • NATÁLIA LAMPERT BATISTA
  • TASCIELI FELTRIN
  • Data: 08/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Pensar a valorização da mulher e as questões de gênero é fundamental ao ensino de Geografia, porque permite dar visibilidade a urgente e emergente temática feminista. Os podcasts, neste contexto, podem ser uma interessante estratégia didática para evidenciar essas questões no espaço escolar, relacionando-os aos conteúdos curriculares da componente pedagógica. Assim, temos como questão problema desta pesquisa “como a abordagem sobre as potencialidades de ser mulher e o enfrentamento da desigualdade de gênero vivida pelas mulheres cisgênero na sociedade, nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental, pode colaborar com a emancipação feminina em Caçador/SC?”. O objetivo geral é estudar as contribuições da Geografia Feminista para a componente curricular Geografia, no Ensino Fundamental, evidenciando a importância do enfrentamento da violência de gênero nas escolas e no ambiente vivido como um todo, valorizando a inserção das mulheres em diferentes contextos. Especificamente, objetiva-se identificar a problemática da violência de gêneros em suas principais interfaces em nível local, regional e nacional; reconhecer a problemática da violência de gênero nas turmas de 8os anos da EMEB Dr. Ulysses Guimarães; desenvolver uma metodologia de ensino de Geografia, pautada em Podcasts e debates sobre a desigualdade de gênero, para aplicação com as turmas; e avaliar a eficiência da metodologia desenvolvida, demonstrando a potencialidade das Geografias Feministas no enfrentamento da violência de gênero e no empoderamento das meninas das turmas. A pesquisa será caracterizada como uma pesquisa-ação, que tem como intuito a participação abrangente das(os) estudantes e da própria pesquisadora. Ter-se-á, deste modo, como público da pesquisa meninas e meninos do 8os anos da escola mencionada. Além disso, utilizar-se-á da Análise Textual do Discurso (ATD) como ferramenta de interpretação dos podcasts desenvolvidos com as(os) estudantes nas aulas de Geografia. Desta forma, o produto de comunicação, a ser produzido como resultado do Mestrado Profissional em Geografia, será nomeado como: “Pod Mulherar o mundo”, isto é, uma sequência de podcasts enfocando a valorização da mulher e o enfrentamento da violência de gênero e intertextualizando com a ideia de “melhorar” o mundo pela presença e reconhecimento das ações das mulheres. Espera-se que a pesquisa contribua com o empoderamento feminino, com a valorização de mulheres relevantes, com o enfrentamento da violência de gênero e sobretudo com a valorização e ampliação da autoestima das meninas das participantes da pesquisa.


  • Mostrar Abstract
  • Thinking about the appreciation of women and gender issues is fundamental to the teaching of Geography, because it allows giving visibility to the urgent and emerging feminist theme. Podcasts, in this context, can be an interesting didactic strategy to highlight these issues in the school space, relating them to the curricular contents of the pedagogical component. Thus, we have as a problem question of this research "how the approach to the potential of being a woman and the confrontation of gender inequality experienced by cisgender women in society, in Geography classes in Elementary School, can collaborate with female emancipation in Caçador/SC ?”. The general objective is to study the contributions of Feminist Geography to the curricular component Geography, in Elementary School, highlighting the importance of facing gender violence in schools and in the lived environment as a whole, valuing the insertion of women in different contexts. Specifically, the objective is to identify the problem of gender violence in its main interfaces at the local, regional and national level; recognize the problem of gender violence in the 8th grade classes at EMEB Dr. Ulysses Guimarães; to develop a methodology for teaching Geography, based on Podcasts and debates on gender inequality, to be applied with classes; and evaluate the efficiency of the methodology developed, demonstrating the potential of Feminist Geographies in facing gender violence and empowering the girls in the classes. The research will be characterized as an action-research, which aims at the comprehensive participation of the students and the researcher herself. In this way, the research public will be girls and boys from the 8th grade of the mentioned school. In addition, Textual Discourse Analysis (TDA) will be used as a tool for interpreting the podcasts developed with students in Geography classes. In this way, the communication product, to be produced as a result of the Professional Master's Degree in Geography, will be named: “Pod Mulherar o mundo”, that is, a sequence of podcasts focusing on the appreciation of women and the confrontation of gender violence and intertextualizing with the idea of "improving" the world through the presence and recognition of women's actions. It is expected that the research will contribute to female empowerment, with the appreciation of relevant women, with the confrontation of gender violence and, above all, with the appreciation and expansion of the self-esteem of the girls of the research participants.

2
  • JOAO LEONIR MANTOVANI
  •  

    JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ESTUDO DA PAISAGEM

  • Orientador : CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
  • NATÁLIA LAMPERT BATISTA
  • JERUSA VILHENA DE MORAES
  • Data: 21/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • A reflexão sobre o ensino de Geografia nos remete ao uso de diferentes tipos de recursos didáticos. Acreditamos que o jogo pode ser um instrumento que facilita o processo de aprendizagem. Diante do exposto, questionamos: como o jogo pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem da categoria geográfica paisagem? Essa categoria está presente no cotidiano do aluno e julgamos que a leitura da paisagem desperta o interesse em conhecer mais sobre sua realidade. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral investigar e compreender a contribuição do jogo enquanto recurso metodológico para o ensino e aprendizagem do conceito de paisagem nas aulas de Geografia do sexto ano tendo como recorte espacial a cidade de Brusque/SC. Para isso, definimos como objetivos específicos: refletir sobre o ensino de Geografia, associando-o ao recurso lúdico jogo; desenvolver um jogo de tabuleiro que contempla o estudo da paisagem urbana local, representada por imagens; aplicar o jogo aos alunos dos sextos anos da Escola de Ensino Fundamental Paquetá, Brusque, SC; propor atitude investigativa (reflexão e tomada de decisão) a partir do jogo com base na utilização de imagens de paisagens e analisar a aplicação do produto educacional e a aprendizagem gerada do conceito de paisagem a partir do jogo. Para atingir os objetivos e atendendo requisito do programa de mestrado, elaborou-se o produto educacional jogo intitulado “Decifrando a Paisagem”. A metodologia empregada no estudo enfatizou dados qualitativos, contudo, não deixou de levar em consideração dados quantitativos. A investigação colocada em prática se constituiu da pesquisa-ação que estabeleceu ampla e colaborativa interação entre o pesquisador e sujeitos da pesquisa que proporcionou aprimoramento da prática pedagógica analisada.  A coleta de dados contou com a participação de 105 estudantes que responderam três questionários e foram observados com base em critérios estabelecidos em uma pauta de observações, durante as partidas. Eles participaram da implementação e avaliação do jogo inicialmente proposto e contribuíram para uma versão melhorada. As informações coletadas foram tabuladas e analisadas de acordo com a metodologia de análise de conteúdo e referencial bibliográfico consultado. Dessa forma, verificou-se que o uso do jogo como recuso didático para o estudo da paisagem, estimulou a participação ativa dos estudantes e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades cognitivas que favoreceram o raciocínio geográfico bem como habilidades socioemocionais tão importantes para o convívio em sociedade.


  • Mostrar Abstract
  • Reflecting on the teaching of Geography brings us back to the use of different types of teaching resources. We believe that games can be an instrument that facilitates the learning process. In view of the above, we ask: how can the game contribute to the teaching and learning process of the geographical category landscape? This category is present in students' daily lives and we believe that reading the landscape awakens their interest in learning more about their reality. Thus, the general aim of this study is to investigate and understand the contribution of the game as a methodological resource for teaching and learning the concept of landscape in sixth grade Geography classes, with the city of Brusque/SC as the spatial focus. To this end, we defined the following specific objectives: to reflect on the teaching of Geography, associating it with the playful resource of games; to develop a board game that contemplates the study of the local urban landscape, represented by images; to apply the game to sixth grade students at the Paquetá Elementary School, Brusque, SC; to propose an investigative attitude (reflection and decision making) based on the game using landscape images and to analyze the application of the educational product and the learning generated by the concept of landscape using the game. In order to achieve the objectives and meet the requirements of the master's program, the educational product game entitled "Deciphering the Landscape" was developed. The methodology used in the study emphasized qualitative data, but did not fail to take into account quantitative data. The research put into practice consisted of action research that established a broad and collaborative interaction between the researcher and the research subjects, which led to an improvement in the pedagogical practice analyzed.  Data collection involved 105 students who answered three questionnaires and were observed based on criteria established in an observation schedule during the games. They took part in the implementation and evaluation of the game initially proposed and contributed to an improved version. The information collected was tabulated and analyzed according to the content analysis methodology and the bibliographic references consulted. As a result, it was found that the use of the game as a didactic resource for the study of landscape stimulated the active participation of the students and contributed to the development of cognitive skills that favored geographical reasoning as well as socio-emotional skills that are so important for living together in society

3
  • THIAGO HENRIQUE DE CASTRO SILVA
  • A escola como lugar: uma leitura a partir do ensino de geografia

  • Orientador : REGINALDO LEANDRO PLACIDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS ODILON DA COSTA
  • DANIEL LUIZ STEFENON
  • REGINALDO LEANDRO PLACIDO
  • Data: 26/05/2024

  • Mostrar Resumo
  • Ter a escola como objeto de pesquisa representa dispor de um leque repleto de possíveis
    investigações, pois no interior de cada escola existem diversas características e particularidades que
    são passíveis de apuração. Este estudo se desenvolveu na linha de pesquisa: saberes e
    conhecimentos da geografia no espaço escolar, e buscou entender como a escola pode se constituir
    enquanto lugar de identificação dos estudantes. Teve como objetivo principal compreender se o
    processo de ensino-aprendizagem das categorias geográficas, lugar e paisagem, poderia auxiliar os
    educandos na percepção e compreensão do espaço geográfico, a partir da problematização da
    vivência cotidiana dos estudantes na instituição escolar. Para isto, a pesquisa procurou identificar
    características da cultura escolar, existentes na instituição, que poderiam contribuir para o ensino de
    geografia, explorando funções e potencialidades das intersecções entre geografia e arte na escola.
    Percebeu-se que a vivência dos estudantes nos diferentes ambientes da instituição escolar é
    carregada de grande potencial pedagógico, sendo considerada uma importante estratégia para o
    desenvolvimento de aprendizagens socialmente significativas. Para atender os objetivos do
    programa de mestrado profissional em ensino de geografia, uma sequência didática foi elaborada
    como produto educacional, teve como propósito proporcionar aos estudantes a apropriação
    conceitual das categorias geográficas, lugar e paisagem, tendo como ponto de partida as suas
    vivências no ambiente escolar. Observa-se a necessidade de estudos específicos sobre a instituição
    escolar, analisando-a enquanto uma construção social, viabilizando o entendimento dos significados
    produzidos pelos estudantes nesse complexo sistema de relações humanas que compõem a escola e
    a cultura escolar. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento
    de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.


  • Mostrar Abstract
  • Having the school as the object of research means having a whole range of possible investigations, because within each school there are various characteristics and particularities that can be investigated. This study was carried out within the research line: knowledge and knowledge of geography in the school space, and sought to understand how the school can be constituted as a place of identification for students. Its main objective was to understand whether the
    the teaching-learning process of the geographical categories of place and landscape could help students to perceive and understand geographical space, based on the problematisation of students' daily experiences in the school. To this end, the research sought to identify characteristics of the school culture that exist in the institution that could contribute to the teaching of geography, exploring the functions and potential of the intersections between geography and art at school. It was realised that the experience of students in the different environments of the school is full of pedagogical potential and is considered an important strategy for developing socially significant learning. In order to meet the objectives of the professional master's programme in geography teaching, a didactic sequence was developed as an educational product.
    conceptual appropriation of the geographical categories of place and landscape, taking their experiences in the school environment as a starting point. There is a need for specific studies on the school institution, analysing it as a social construction, making it possible to understand the meanings produced by students in this complex system of human relationships that make up the school and school culture. This work was carried out with the support of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - Brazil (CAPES) - Funding Code 001.

4
  • ODAIR JOSE GROH
  • O Uso da Rede Social TikTok no Ensino de Geografia

  • Orientador : ANED MAFER MATTOS FERNANDES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SÔNIA MARIA VANZELLA CASTELLAR
  • ANED MAFER MATTOS FERNANDES
  • GABRIELA DAMBRÓS
  • Data: 21/06/2024

  • Mostrar Resumo
  • A reflexão sobre o ensino de Geografia nos remete ao uso dos mais diversos tipos de linguagens e recursos didáticos. Nesta pesquisa, partimos do pressuposto de que a rede social TikTok é um desses recursos e possui enorme potencial educacional. Diante do exposto, questionamos: A rede social TikTok pode ser aplicada como recurso didático no ensino de Geografia nas turmas de Ensino Médio? Quais potencialidades? Defendemos que este componente curricular pode tornar-se mais dinâmico, envolvente e exploratório se abandonarmos os preconceitos em relação às redes sociais. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral compreender e demonstrar a aplicabilidade da  rede social TikTok como recurso didático no ensino de Geografia nas turmas de Ensino Médio. Para isso, definimos como objetivos específicos: identificar a importância das diferentes linguagens e recursos didáticos no ensino de Geografia; analisar as potencialidades educacionais da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, especialmente a rede social TikTok e analisar os 10 principais perfis de Geografia já existentes na respectiva rede. Este último objetivo visa a compreender as linguagens, estratégias e temas geográficos que promovem intenso engajamento na rede. Para atingir os objetivos e atendendo requisito do programa de mestrado, elaborou-se o produto educacional intitulado “GeoConectado”. Esse produto educacional consiste em um perfil na rede social TikTok em que foram publicados 35 vídeos para o ensino de Geografia. Inicialmente, a natureza desta pesquisa caracteriza-se como translacional, porque buscamos estabelecer a conexão entre um problema vivenciado diariamente por professores de Geografia com o referencial teórico já produzido e a análise dos principais canais de Geografia já existentes na rede social TikTok. Na fase de desenvolvimento e aplicação do produto educacional, a pesquisa torna-se experimental. O produto educacional foi aplicado entre os dias 19 de fevereiro e 29 de março de 2024 em turmas do Ensino Médio dos colégios COC Balneário Camboriú, COC Blumenau e Colégio UNIFEBE Brusque, todos localizados em Santa Catarina. Avançando para a etapa final, foi realizada a avaliação do produto educacional e a metodologia de análise empregada enfatizou dados qualitativos, contudo, não deixou de levar em consideração dados quantitativos. A avaliação contou com a participação de 388 pessoas que responderam um questionário no Google Forms, entre os dias 19 de fevereiro e 15 de março de 2024. Dessa forma, verificou-se, por meio das avaliações, que a rede social TikTok pode, da mesma forma que outros recursos no passado e no presente, ser aplicada ao ensino de Geografia e auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Ao buscar compreender o funcionamento da respectiva rede, percebemos que ela ainda é pouco explorada pelos professores de Geografia. Ao contrário que muitos pensam, a rede social é muito mais que entretenimento. Ao final da pesquisa, defendemos que as redes sociais, como o TikTok, integram os espaços de vivência dos alunos. Não podemos mais ignorá-las. Devemos buscar pesquisar formas de aplicação dessas tecnologias em nossas atividades escolares. Com isso, estaremos não só aplicando um novo recurso didático ou linguagem, estaremos também contribuindo para uma Geografia escolar mais conectada e engajada ao século XXI.

     


  • Mostrar Abstract
  • Reflecting on the teaching of geography brings us back to the use of the most diverse types of language and teaching resources. In this research, we start from the assumption that the social network TikTok is one of these resources and has enormous educational potential. In view of the above, we ask: Can the TikTok social network be used as a didactic resource for teaching Geography in secondary school classes? What are its potentialities? We argue that this curricular component can become more dynamic, engaging and exploratory if we abandon our prejudices about social networks. The general aim of this study is therefore to understand and demonstrate the applicability of the TikTok social network as a didactic resource for teaching Geography in secondary school classes. To this end, we have defined the following specific objectives: to identify the importance of different languages and teaching resources in Geography teaching; to analyse the educational potential of using Digital Information and Communication Technologies, especially the TikTok social network; and to analyse the 10 main Geography profiles that already exist on the respective network. This last objective aims to understand the languages, strategies and geographical themes that promote intense engagement on the network. In order to achieve the objectives and meet the requirements of the master's programme, an educational product called "GeoConectado" was developed. This educational product consists of a profile on the TikTok social network in which 35 videos for teaching Geography were published. Initially, the nature of this research is characterised as translational, because we sought to establish a connection between a problem experienced daily by Geography teachers with the theoretical framework already produced and the analysis of the main Geography channels already existing on the TikTok social network. In the development and application phase of the educational product, the research became experimental. The educational product was applied between 19 February and 29 March 2024 in high school classes at COC Balneário Camboriú, COC Blumenau and Colégio UNIFEBE Brusque, all located in Santa Catarina. Moving on to the final stage, the evaluation of the educational product was carried out and the analysis methodology employed emphasised qualitative data, but did not fail to take quantitative data into account. The evaluation was attended by 388 people who answered a questionnaire on Google Forms between 19 February and 15 March 2024. As a result, the evaluations showed that the TikTok social network can, like other resources in the past and present, be applied to geography teaching and help the teaching and learning process. In trying to understand how the network works, we realised that it is still little explored by geography teachers. Contrary to what many people think, the social network is much more than entertainment. At the end of the research, we argued that social networks, such as TikTok, are part of students' living spaces. We can no longer ignore them. We must look into ways of applying these technologies to our school activities. In doing so, we will not only be applying a new didactic resource or language, we will also be contributing to a school geography that is more connected and engaged with the 21st century.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03