PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: TALITA NADIA BORTOLI

DISCENTE : TALITA NADIA BORTOLI
DATA : 13/12/2019
LOCAL: IFC Campus Concórdia

Estudo do efeito de descontaminação através de tratamento de carcaças em suínos - Revisão Sistemática e Metanálise.

Salmonella, enterobactérias, segurança alimentar.

Microrganismos de vários gêneros podem estar presentes na carcaça de suínos, os mesmos se originam das contaminações superficiais da pele dos animais, bem como do extravasamento fecal e ou contaminações cruzadas durante o processo de abate. Essa contaminação pode reduzir a vida útil do produto final, como também causar vários prejuízos por estar envolvidos em doenças transmitidas por alimentos, a exemplo da Salmonella. Assim a redução desses microrganismos em carcaças durante este processo é fundamental para a saúde pública e sustentabilidade da cadeia de produção. Com o objetivo de minimizar a carga bacteriana no produto final, tecnologias limpas que reduzem essa contaminação devem ser abordadas. A escolha das novas tecnologias deve ser abordada com o objetivo de minimizar a carga microbiana no produto final. Tratamentos físicos ou químicos podem ser aplicados em carcaças. Importante salientar que a descontaminação, nunca podem ser utilizados como substitutos de boas práticas de produção, mas sim fazer parte de um sistema integrado de segurança alimentar. Atualmente no Brasil ainda não é permitido o tratamento químico nas carcaças, diferente dos EUA, aonde são legalmente aplicados. Nas últimas décadas a produção científica mundial evoluiu de forma exponencial, e o elevado número de publicações científicas transformou-se num problema para a seleção e análise qualificada da literatura científica, estimulando o uso de alternativas para metodologias analíticas que deem visões globais dos resultados experimentais. A metanálise é uma investigação secundária que envolve um método sistemático e rigoroso, passível de replicação, e que permite combinar resultados provenientes de diferentes estudos. O presente trabalho tem o objetivo de avaliar através da revisão sistemática e metanálise, estudar a evolução temporal dos tratamentos de carcaças suínas no mundo no período dos últimos vinte anos. Quatro bases de dados foram pesquisadas (PubMed, Scielo, ScienceDirect, Web of Scince), através de palavras chaves em inglês (“pork carcasses decontamination”, “swine carcasses decontamination” e “pig carcasses decontamination”), buscando os artigos que atendem os critérios de elegibilidade. Encontrando um total de 1.383 artigos, estes serão selecionados pelo título e resumo, e após analisados pelo programa EndNote para verificar os artigos que estejam duplicados. Para obter os dados que serão utilizados no estudo, será feita uma revisão sistemática na literatura, identificando os estudos que avaliaram tratamentos de carcaças. A revisão será conduzida em quatro estágios: identificação, triagem, elegibilidade e inclusão, conforme recomendado nos itens do relatório PRISMA, para após serem analisados através da metanálise.

Interna - 1989957 - ALESSANDRA FARIAS MILLEZI
Presidente - 564.081.370-91 - JALUSA DEON KICH - EMBRAPA