PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA TONIAL KNAPPMANN BITTENCOURT

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA TONIAL KNAPPMANN BITTENCOURT
DATA : 13/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: IFC Campus Concórdia
TÍTULO:

Influência na resposta sorológica das aves à vacinação contra Bronquite Infecciosa, em lotes positivos para Mycoplasma Sinoviae.


PALAVRAS-CHAVES:

Bronquite infecciosa, mycoplasma sinoviae, títulos vacinais, matrizes de frango de corte.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Especialmente nos últimos anos a avicultura brasileira tem alcançado índices elevados de crescimento, tornando-se o terceiro produtor mundial de carne de frango e líder de exportações, atingindo 142 países com sua carne de frango. Fatores como sanidade, qualidade e preço contribuíram para aperfeiçoar a produtividade no setor. Diante disso, a preocupação com a sanidade dos animais é uma das grandes preocupações do mercado, sendo que o controle da bronquite infecciosa das aves e a erradicação do Mycoplasma synoviae (Ms) em granjas de reprodução tem se tornado um grande desafio. A BI, causada por um coronavírus, trata-se de uma doença viral aguda e altamente contagiosa. Já a micoplasmose é causada pela menor bactéria existente e possui uma grande capacidade de disseminação no lote de matrizes, sendo que uma vez positivo o lote, permanece com esse status até o fim da sua vida. Ambas as doenças apresentam sinais clínicos semelhantes afetando a parte respiratória, tornando-se secundária uma à outra. No presente estudo, foram avaliados os títulos vacinais de bronquite infecciosa a fim de verificarmos a existência ou não, de interferência na resposta sorológica pela positividade de Ms. Para isso, foram verificados os resultados de 326 amostras de soro coletadas no período de 2014 à 2018, em lotes de matrizes de uma agroindústria do Oeste catarinense. Para avaliar o efeito a presença de Micoplasma Sinoviae sobre o titulo médio de bronquite foi aplicado o teste t para comparação de dados não pareados. A análise foi realizada por meio do procedimento TTEST do software SAS (2012).


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1989957 - ALESSANDRA FARIAS MILLEZI
Presidente - 558.691.730-00 - PAULO AUGUSTO ESTEVES - EMBRAPA
Interno - 2017813 - RICARDO EVANDRO MENDES
Interna - 2408296 - SORAYA REGINA SACCO
Notícia cadastrada em: 12/11/2019 13:36
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03