PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ALAN SAVARIZ

DISCENTE : ALAN SAVARIZ
DATA : 10/07/2019
LOCAL: Instituto Federal Catarinense – Campus de Concórdia

Salmonella enterica em ambientes fluviais: avaliação da presença e resistência aos antibióticos

Ambientes aquáticos; Contaminação hídrica; Águas superficiais.

As atividades agropecuárias e os efluentes urbanos são as principais fontes de contaminação das águas superficiais por Salmonella enterica. Quando lançadas nos corpos hídricos elas podem sobreviver por longos períodos de tempo e serem transportadas por longas distâncias, transformando os ecossistemas aquáticos em reservatórios. O objetivo deste estudo foi avaliar a contaminação do Rio Capinzal por Salmonella enterica e traçar seus perfis de resistência aos antibióticos. O Rio Capinzal está localizado no município de Capinzal (27°20'37"S, 51°36'43"W), Santa Catarina, Brasil. As amostras de água e sedimento foram coletadas de forma sazonal, no ano de 2016 e 2018, em seis pontos ao longo do rio: três pontos na zona rural e três pontos na zona urbana do município. Os pontos foram distribuídos ao longo do traçado do rio de forma a abranger da nascente até próximo a sua foz. A metodologia empregada para análise da presença de Salmonella spp. está descrita na norma ISO 6579:2002/Amd.1:2007 e norma ISO 6579-1:2017. Para definição dos perfis de resistência aos antibióticos foi utilizado o método de disco difusão de Kirby & Bauer empregando Ágar Muller Hinton. Foram coletadas 54 amostras de água e 54 de sedimento, totalizando 108 amostras. Das 108 amostras coletadas, 37 (34,6 %) foram positivas para Salmonella enterica. Nos pontos da área rural das 54 amostras coletadas 6 (11,11%) apresentaram S. enterica. Os pontos da área urbana tiveram maior número de amostras positivas, das 54 amostras de água e sedimento coletadas 31 (54,4%) apresentaram Salmonella. Esse resultado aponta que a contaminação por Salmonella inicia-se na área rural e intensifica-se na área urbana do município. Sete sorovares foram isolados ao longo do rio, S. Infantis (23,53%), S. Orion (23,53%), S. Javiana (23,53%), S. Senfterberg (11,76%), S. Montevideo (5,88%), S. Heidelberg (5,88%), S. enterica subsp. enterica (O: 6,8) (5,88%). Com relação a resistência aos antibióticos das 37 culturas isoladas uma (2,7%) apresentou resistência à ampicilina, uma (2,7%) à tetraciclina e três (8,1%) à gentamicina. Uma (2,7%) apresentou resistência ao meropenem e cefepime. Cinco (13,51%) foram resistentes à ampicilina, sulfametoxazol + trimetoprim, amoxicilina + clavulanato, tetraciclina e cloranfenicol. Outras duas (5,4%) foram resistentes a todos os cinco antibióticos citados anteriormente e ainda se demostraram resistentes a gentamicina, sendo, portanto, resistentes à seis drogas testadas.  A elevada frequência de isolamentos e as diferenças observadas nos perfis de resistência das culturas de Salmonella presentes no corpo hídrico oferecem riscos potenciais de contaminação de toda a cadeia trófica, do ambiente fluvial e da população humana.

Presidente - 1989957 - ALESSANDRA FARIAS MILLEZI
Externa à Instituição - FERNANDA MAURER D’AGOSTINI - PUC - RS
Interno - 1248656 - PAULO MAFRA DE ALMEIDA COSTA
Interna - 1081425 - TEANE MILAGRES AUGUSTO GOMES