PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOÃO PAULO BENEDET

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO PAULO BENEDET
DATA : 26/06/2019
HORA: 14:00
LOCAL: IFC Concórdia
TÍTULO:

Avaliação de diferentes tratamentos contra Clostridium perfringes, coccidiose e enterobactérias em camas reutilizadas em aviários Dark House e Convencional de frangos de corte.


PALAVRAS-CHAVES:

Sanidade, Monitoria Sanitária, Competitividade


PÁGINAS: 45
RESUMO:

INTRODUÇÃO - A avicultura mundial está sendo desafiada a produzir frango de corte com redução no uso de antimicrobianos mantendo a produtividade e competitividade já alcançadas, tendo na reutilização da cama de aves uma importante ferramenta para este futuro. OBJETIVO - Avaliar a carga bacteriana e parasitária das camas reutilizadas em aviários Dark House e Convencional, e comparar os dois tratamentos de cama no intervalo sanitário: com cal virgem 0,5 kg/m² por 5 dias; e fermentação com lona esticada (por 7 dias) seguida de cal virgem. METODOLOGIA - As amostras de fezes e cama foram coletadas de 1 a 2 dias antes do abate, e as camas foram recoletadas 5 dias após aplicação da cal. Foi realizada a contagem de Enterobactérias e Clostridium perfringens a partir de resusspensão da cama em PBS estéril (1:10), diluição seriada e plaqueamento em meios seletivos Mac Conkey e Ágar SPS, respectivamente.  Além disso, oocistos totais de Eimeria spp. foram calculados por ovos por grama (OPG) de fezes frescas e de cama, a partir de diluição das amostras em solução salina hipersaturada e contagem em câmara de Mac Master. Até o momento, foram coletadas 22 amostras. RESULTADOS – A contagem de C. perfringes para Dark House e cal tiveram um incremento de 0,42 log 10, Dark House e fermentação seguida de cal obteve redução de 0,47 log 10, convencional e cal um incremento de 0,29 log 10 e convencional e fermentação seguida de cal redução de 1,52 log 10. Em relação a oocistos, foram observados elevados valores de OPG nas fezes tanto no modelo convencional (média de 4.625 OPG) como Dark House (média de 3.038 OPG) o que demonstra a ocorrência do agente nas aves, contudo, todos os grupos apresentaram baixos valores de oocistos na cama, tanto antes quanto após o tratamento no intervalo sanitário. Os resultados de Enterobactérias ainda não foram compilados, além de todos os resultados não terem sido analisados estatisticamente.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CLARISSA SILVEIRA LUIZ VAZ
Interno - 558.691.730-00 - PAULO AUGUSTO ESTEVES - EMBRAPA
Presidente - 1081425 - TEANE MILAGRES AUGUSTO GOMES
Notícia cadastrada em: 23/05/2019 14:42
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03