PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIETE GRIEBELER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIETE GRIEBELER
DATA : 07/12/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia
TÍTULO:

DETECÇÃO MOLECULAR DE Mycoplasma bovis EM AMOSTRAS DE LEITE BOVINO MASTÍTICO COM AUSÊNCIA DE CRESCIMENTO NO ISOLAMENTO MICROBIOLÓGICO.


PALAVRAS-CHAVES:

Mastite, Mycoplasmose, Reação em cadeia de polimerase, Bovinocultura leiteira


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A mastite é uma doença onerosa, altamente prevalente em propriedades leiteiras, que gera altos custos para a produção, acarretando em significativas perdas econômicas. Para controlar a ocorrência de mastite em propriedades leiteiras é necessário o conhecimento da sua etiologia. Entre as bactérias responsáveis por surtos, destaca-se Mycoplasma bovis, que necessita de técnicas específicas de diagnóstico para a sua detecção. Em Santa Catarina não estão disponíveis dados sobre a presença deste micro-organismo no leite. Com isso, o objetivo do presente estudo é detectar, através de um ensaio de PCR, a presença de M. bovis em amostras de leite bovino mastíticos negativos ao isolamento microbiológico convencional e colhidas na microrregião de Concórdia-SC. Até o presente, foram coletadas 190 amostras de leite com mastite que apresentaram ausência de crescimento no isolamento bacteriológico convencional. Estas amostras foram submetidas a protocolos de extração de DNA utilizando o método fenol-clorofórmio ou sílica-guanidina. O método utilizando fenol-clorofórmio mostrou-se mais adequado que o de sílica-guanidina, uma vez que a taxa de recuperação DNA e o grau de pureza obtida foram superiores. A próxima etapa do projeto consiste na detecção do M. bovis, utilizando uma PCR previamente descrita. Assim, pretende-se elucidar os casos de mastite clínica e subclínica, que foram negativas ao crescimento bacteriológico convencional, verificando a presença de M. bovis na região Oeste Catarinense.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1756086 - DIOGENES DEZEN
Interno - 1989957 - ALESSANDRA FARIAS MILLEZI
Interno - 1248656 - PAULO MAFRA DE ALMEIDA COSTA
Interno - 2017813 - RICARDO EVANDRO MENDES
Interno - 2408296 - SORAYA REGINA SACCO
Interno - 1081425 - TEANE MILAGRES AUGUSTO GOMES
Notícia cadastrada em: 19/11/2018 15:33
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-01.sig.ifc.edu.br.sigaa01