PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAÍS REGINA MICHAELSEN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAÍS REGINA MICHAELSEN
DATA : 19/12/2018
HORA: 08:00
LOCAL: Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia
TÍTULO:

Efeito da adição de três diferentes produtos à base de formaldeído e ácidos orgânicos em dietas para suínos em fase de creche sobre a contagem de enterobactérias e presença de Salmonella na ração armazenada e seu impacto no desempenho zootécnico dos animais.


PALAVRAS-CHAVES:

Antimicrobianos, contaminação microbiana, cadeia alimentar, controle, avaliação.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A presença de Salmonella em sistemas de produção de suínos tem sido uma preocupação mundial. Para tanto, medidas adequadas de biossegurança interna e externa são fatores extremamente importantes nos programas de controle. Neste âmbito, a ração desempenha um papel significativo, o agente pode ser encontrado em ingredientes, equipamentos, produto final, resíduos e poeira de instalações produtoras de alimentos para suínos. Os principais agentes químicos utilizados para o controle do agente na ração são ácidos orgânicos e seus sais, formaldeído, desreguladores de parede bacteriana (como terpenos e óleos essenciais). A principal vantagem destes tratamentos químicos está no efeito residual, que pode persistir após o armazenamento, auxiliando na proteção do alimento contra a recontaminação. Produtos à base de ácidos orgânicos e formaldeído provem um controle efetivo contra Salmonella por mais de 21 dias. O presente estudo tem o objetivo de comparar o efeito da adição de três diferentes produtos à base de formaldeído e ácidos orgânicos em dietas para suínos em fase de creche sobre a contagem de enterobactérias e presença de Salmonella na ração armazenada e seu impacto no desempenho zootécnico dos animais. Para tanto, duzentos e oitenta leitões em fase de creche serão divididos casualmente em blocos, em 4 tratamentos, sete repetições por tratamento e dez animais por unidade experimental. O desempenho zootécnico será mensurado através do consumo de ração e pesagem dos animais. Enquanto os níveis de contaminação da ração serão avaliados mediante coleta de ração em diferentes etapas da produção (expedição, transporte, armazenamento e no cocho), através de ensaios laboratoriais para pesquisa de Salmonella e contagem de enterobacterias. Neste âmbito, o uso de antimicrobianos a base de ácidos orgânicos e formaldeído na dieta de suínos pode vir a contribuir positivamente na redução da incidência e disseminação de Salmonella nos rebanhos suínos, sem interferir no desempenho zootécnico dos animais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1989957 - ALESSANDRA FARIAS MILLEZI
Presidente - 564.081.370-91 - JALUSA DEON KICH - EMBRAPA
Interno - 1248656 - PAULO MAFRA DE ALMEIDA COSTA
Interno - 2017813 - RICARDO EVANDRO MENDES
Interno - 2408296 - SORAYA REGINA SACCO
Interno - 1081425 - TEANE MILAGRES AUGUSTO GOMES
Notícia cadastrada em: 19/11/2018 09:40
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-05.sig.ifc.edu.br.sigaa05