PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FILIPPE SCORTEGAGNA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FILIPPE SCORTEGAGNA
DATA : 07/12/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia
TÍTULO:

Padronização de uma técnica de titulação de vacina de Anemia Infecciosa das Galinhas por PCR em tempo real e identificação dos fatores de risco que possam causar falhas de imunização em Matrizes de Frango de Corte.


PALAVRAS-CHAVES:

CAV, Imunidade, Fatores de Risco, Vacina, PCR em Tempo Real.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O Vírus da Anemia das Galinhas (CAV) causa uma grave anemia aplástica temporal, destruição das células da linha eritoblastoide, atrofia do timo e imunossupressão. A infecção subclínica é responsável pelo aumento do índice de conversão alimentar, diminuição do peso médio, complicações por infecções secundárias e quebra da imunidade (eficiência) vacinal. Verificada através de monitorias sorológicas, existe uma comprovada falha na imunização contra anemia no plantel estudado e a hipótese mais aceita é de que a causa seja falha na vacinação, provavelmente causada pela baixa titulação da vacina. O principal objetivo foi padronizar uma técnica de titulação de vacina de CAV por PCR em tempo real e identificar fatores de risco que possam causar falhas de imunização contra a doença. O trabalho foi dividido em duas partes sendo a primeira focada na titulação, aonde foi necessário padronizar uma técnica de PCR sensível e específica para Anemia e quantificar várias diluições de vacina para desenho de uma curva padrão que possa correlacionar o CT encontrado na técnica com a quantidade de material genético viável contido na amostra. A segunda parte foi analisar estatisticamente, através de um modelo de regressão logística associado às razões de chances (Odds Ratios), um banco de dados sorológicos de vários lotes de animais, para identificar o conjunto de informações que melhor explique a relação dos fatores de risco com a falha na produção de anticorpos. O nível de significância de cada variável será determinado atra­vés do teste do qui-quadrado (χ2) e o mínimo estabele­cido será de 5% (p<0,05). A padronização da PCR para detecção foi realizada e já está sendo utilizada como ferramenta de diagnóstico. Os primers da PCR em tempo real para desenho da curva foram comprados, mas ainda não chegaram. O material genético das vacinas foi coletado e enviado para quantificação por fluorometria, mas os resultados ainda não retornaram. Os dados das análises sorológicos foram coletados e compilados, porém ainda faltam informações sobre os animais para que as análises estatísticas sejam realizadas. Ainda não é possível retirar conclusões sobre o trabalho.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 558.691.730-00 - PAULO AUGUSTO ESTEVES - EMBRAPA
Interno - 1989957 - ALESSANDRA FARIAS MILLEZI
Interno - 1248656 - PAULO MAFRA DE ALMEIDA COSTA
Interno - 2017813 - RICARDO EVANDRO MENDES
Interno - 2408296 - SORAYA REGINA SACCO
Interno - 1081425 - TEANE MILAGRES AUGUSTO GOMES
Notícia cadastrada em: 12/11/2018 16:12
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-04.sig.ifc.edu.br.sigaa04