PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FELLIPE DE SOUZA DORNELES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELLIPE DE SOUZA DORNELES
DATA : 20/01/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Web Conferência - Google Meet:meet.google.com/dkp-uyrt-aqn.
TÍTULO:

Comparação da estimativa da taxa de filtração glomerular (TFG) em cães e gatos por meio das equações de Cockcroft-Gault e Modification of Diet in Renal Disease (MDRD).


PALAVRAS-CHAVES:

Injúria, rins, creatinina sérica, referência, função renal


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Os rins, são orgãos de extrema importância para a manutenção da homeostase corpórea, tendo com uma das principais funções a filtração e excreção na urina de metabólitos indesejáveis do sangue. A taxa de filtração glomerular (TFG) é avaliada na rotina clínica, por meio da depuração de alguma substância que deve ser totalmente filtrada pelos rins, sendo a mais comumente utilizada a creatinina sérica. Porém, sabe-se que a creatinina sérica e outros marcadores mais recentes como o SDMA aumentam somente se tiver grande injúria renal, quando se tem a perda de mais da metade dos néfrons, dessa forma dificultando o sucesso no tratamento e prognóstico do animal. Existem cálculos na Veterinária para a mensuração do clearance de creatinina e assim da TFG que envolvem a depuração urinária e sérica desse marcador. Na Medicina são utilizadas fórmulas que estabelecem a TFG a partir da creatinina sérica, levando em consideração fatores como peso, sexo e idade dos pacientes. Dessa forma, o trabalho teve como objetivo utilizar as fórmulas Cockcroft-Gault, que determina a TFG (mL/min), sendo o clearance de creatinina = [140-idade] x (peso) x K / 72 x creatinina sérica, K equivale a 0,85 somente em fêmeas, e a equação abreviada da Modification of Diet in Renal Disease (MDRD), sendo a TFG (mL/min/1,73m2) = 186 x (creatinina sérica)-1,154 x (idade)-0,203 x (0,742, se fêmea), além da Cockcroft-Gault ajustada à superfície corpórea (CG-ASC) para estabelecer a TFG em cães e gatos saudáveis, que sirvam de valores de referência. A população estudada foi de caninos e felinos domésticos, hígidos, machos e fêmeas, que foram triados para passar por procedimento cirúrgico eletivo de castração.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA FRANCISCA NEVES - UNICAMP
Presidente - 2408296 - SORAYA REGINA SACCO
Externa ao Programa - 3358765 - TABATHA DO AMARAL KALENSKI - null
Notícia cadastrada em: 21/12/2023 16:43
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03