PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA RAFAELI IZOLAN

DISCENTE : LARISSA RAFAELI IZOLAN
DATA : 01/12/2023
LOCAL: Web Conferência - Google Meet: meet.google.com/cym-bqcs-vot.

GENOTIPAGEM E FATORES DE VIRULÊNCIA DE Streptococcus uberis ISOLADOS DE MASTITE BOVINA EM REBANHOS LEITEIROS DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA – BRASIL.

Bovinocultura leiteira; MALDI-TOF MS; PCR.

A mastite é um dos principais problemas sanitários na bovinocultura leiteira, pois, além de gerar impactos econômicos expressivos, é uma das maiores causas de uso de antimicrobianos nos rebanhos. Dentre as bactérias envolvidas na etiologia da mastite bovina, Streptococcus uberis (S. uberis) se destaca por sua elevada prevalência nos rebanhos, sendo o microrganismo Gram positivo mais frequentemente isolado a partir de casos de mastite clínica em bovinos leiteiros. As infecções intramamárias causadas por S. uberis apresentam importante variação quanto à duração, severidade e taxas de cura, isso se deve também à variabilidade genética de S. uberis, e seus inúmeros fatores de virulência. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi genotipar linhagens de S. uberis isoladas a partir de casos crônicos de mastite subclínica em rebanhos leiteiros na região Meio Oeste de Santa Catarina, por meio da pesquisa de genes de virulência e de resistência a antimicrobianos. As cepas de S. uberis utilizadas no estudo foram obtidas por meio da rotina de diagnóstico microbiológico de uma cooperativa localizada no município de Concórdia-SC. Para tanto, vacas com Contagem de Células Somáticas (CCS) superior a 200.000 células por mL de leite por dois meses consecutivos foram selecionadas para colheita de amostra de leite do(s) quarto(s) mamário(s) acometido(s), para a cultura microbiológica, que foi realizada em triplacas cromogênicas SmartColor 2 (Onfarm®). Foram analisadas 1.401 amostras, com isolamento de 133 cepas de Streptococcus sp., que foram então criopreservadas para posterior avaliação molecular. Estas foram posteriormente reisoladas em ágar sangue bovino a 5%, com incubação a 37º C durante 24h, para possibilitar a extração de proteínas ribossomais. Em seguida, foram submetidas à técnica de MALDI-TOF MS para geração do espectro de massas de cada cepa e, das 133 amostras avaliadas, confirmaram-se 64 cepas de Streptococcus uberis, provenientes de 25 rebanhos do Meio Oeste de Santa Catarina. Para avaliação da sensibilidade in vitro das cepas de S. uberis a antimicrobianos, realizou-se o antibiograma pela técnica de disco-difusão. Para os futuros protocolos de Reação em Cadeia pela Polimerase (PCR) visando à pesquisa de genes de virulência e de resistência a antimicrobianos, as cepas de S. uberis criopreservadas foram reisoladas em caldo Brain Heart Infusion (BHI) após 24 horas de incubação a 37ºC e, em seguida, submetidas à extração de ácidos nucleicos com o Kit comercial NewGene FastX®. Os resultados parciais obtidos foram: 1) elevada diversidade genética entre as linhagens de S. uberis avaliadas, identificada pela técnica de MALDI-TOF MS; 2) Importante número de cepas apresentando multirresistência in vitro aos antimicrobianos testados. Estes resultados evidenciam a importância da caracterização genética das cepas de S. uberis circulantes nos rebanhos leiteiros da região Meio Oeste de Santa Catarina, com vistas ao conhecimento de seu perfil epidemiológico; além de mecanismos de resistência e virulência, permitindo assim a implementação de medidas de profilaxia e controle mais assertivas.

Interno - 2613308 - DELANO DIAS SCHLEDER
Interna - 1046884 - ELIZABETH SCHWEGLER
Interno - 1810731 - JULIANO SANTOS GUERETZ
Presidente - 2276764 - MARCELLA ZAMPOLI DE ASSIS