PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENAN MENEGASSO BAGIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENAN MENEGASSO BAGIO
DATA : 01/12/2023
HORA: 09:20
LOCAL: Web Conferência - Google Meet: meet.google.com/cym-bqcs-vot.
TÍTULO:

Concentração de ácidos graxos não esterificados ao parto em vacas leiteiras multíparas da raça Jersey e sua influência do metabolismo do periparto, produção e qualidade do leite.


PALAVRAS-CHAVES:

NEFA, BHBA, CCS


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O período de transição é um momento crítico e fundamental na lactação de vacas de leiteiras. Nessa fase, a necessidade de energia para produção de leite ultrapassa a capacidade de ingestão de matéria seca, e a vaca leiteira entra em balanço energético negativo. A consequência mais evidente é o aumento da lipomobilização e a liberação de ácidos graxos não esterificados no plasma, que dependendo da concentração pode ser deletério a produção e saúde do animal. O objetivo do nosso estudo foi avaliar o efeito das concentrações de ácidos graxos não esterificados ao parto em vacas leiteiras multíparas da raça Jersey, e sua influência do metabolismo do periparto, produção e qualidade do leite. Foram coletadas amostras de urina, leite, sangue e dados produtivos de 26 vacas Jersey multíparas mantidas em sistema semi-extensivo. A urina foi coletada sete dias da data prevista do parto para mensurar o pH urinário e observar a eficiência da dieta pré-parto. As colheitas de sangue foram realizadas após a ordenha da tarde, por punção do complexo arteriovenoso coccígeo, sete dias antes da data prevista do parto e nos dias 1, 3, 7, 14 e 21 após o parto. Nas amostras sorológicas foram analisadas as concentrações de cálcio (Ca), magnésio (Mg), fósforo (P), beta hidroxi butirato (BHBA), ácidos graxos não esterificados (AGNE), aspartato amino transferase (AST), gama glutaril transferase (GGT), albumina (ALB) e proteínas plasmáticas totais (PPT). Foram utilizadas fórmulas para estimar a globulina. As amostras de leite foram coletadas semanalmente a partir do uso do copo coletor individual e ajustadas para os dias 7, 14, 21, 28, 35, 42, 49, 56 após parto e avaliadas para análises de contagem de células somáticas (CCS) e composição química (gordura, proteína, lactose, sólidos totais e caseína). Os dados zootécnico de escore de condição corporal (ECC) e peso foram obtidos sete dias antes da data prevista do parto e nos dias 1, 3, 7, 14, 21, 30 e 60 dias após o parto. Os animais serão categorizados pela mediana ao parto das concentrações de AGNE. No momento estamos finalizando as análises laboratoriais para posteriormente realizar a estatística, com o uso do software SAS® e escrita do documento.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2613308 - DELANO DIAS SCHLEDER
Presidente - 1046884 - ELIZABETH SCHWEGLER
Interno - 1810731 - JULIANO SANTOS GUERETZ
Interno - 1755182 - MARIO LETTIERI TEIXEIRA
Interna - 2408296 - SORAYA REGINA SACCO
Notícia cadastrada em: 19/10/2023 12:34
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-02.sig.ifc.edu.br.sigaa02