PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: BÁRBARA PRISCILA PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BÁRBARA PRISCILA PEREIRA DA SILVA
DATA : 18/09/2023
HORA: 13:30
LOCAL: FECHADA - Web Conferência - Google Meet: https://meet.google.com/zhb-uxjd-biy.
TÍTULO:

Controle de Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli causadores de mastite bovina pelo uso de nanopartículas de prata.


PALAVRAS-CHAVES:

Prata coloidal; biofilme; glândula mamária; infecção; bactérias


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A mastite é a doença com maior impacto na produção leiteira, infecção que acomete as glândulas mamárias, podendo ser causada por fungos, algas e bactérias. A infecção bacteriana é responsável por 90% dos casos, sendo S. aureus, K. pneumoniae e E. coli os de maior prevalência. O objetivo do presente estudo foi testar in vitro a prata nanoparticulada contra os agentes S. aureus, K. pneumoniae e E. coli para o tratamento de mastite bovina. Foram testadas 9 concentrações para o teste de susceptibilidade, e para os testes de quantificação de células planctônicas, células viáveis em biofilme, biomassa e toxicidade pela membrana corioalantóica, 4 concentrações foram testadas. As nanopartículas de prata mostraram-se eficazes no combate e redução dos 3 agentes testados. A partir dos resultados obtidos neste trabalho, a nanopartícula de prata demonstrou ser uma alternativa promissora, principalmente para o S. aureus e E. coli.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1989957 - ALESSANDRA FARIAS MILLEZI
Interna - 2276764 - MARCELLA ZAMPOLI DE ASSIS
Externa à Instituição - SHIRLEY KUHNEN - UFSC
Notícia cadastrada em: 11/08/2023 15:29
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-05.sig.ifc.edu.br.sigaa05