PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: VITOR MENDES LEHMKUHL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VITOR MENDES LEHMKUHL
DATA : 07/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Web Conferência - Google Meet: https://meet.google.com/mvn-havs-zzn
TÍTULO:

Enfrentando o inverno com a tilápia: suplementação de aditivo alimentar para melhorar o desempenho zootécnico de tilápia-do-nilo criada a campo em temperatura subótima.


PALAVRAS-CHAVES:

Oreochromis niloticus; aquicultura, dieta-de-inverno; DHA; rendimento de filé.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O objetivo do trabalho foi avaliar dietas de inverno suplementadas do ALL-PROTM, um aditivo alimentar rico em DHA (126 g kg−1 de peso seco) e nucleotídeos (5 g kg−1 de peso seco), para peixes produzidos a campo no município de Rio Negrinho – SC, durante o período de outono ao verão. Foram formuladas duas dietas isoenergéticas para atender às exigências nutricionais da tilápia, a primeira simulando uma ração comercial e a segunda, suplementada com 1,7% do aditivo. Juvenis de tilápia-do-nilo, 16.09 ± 0.13 g foram estocados em 12 tanques-rede (1,6 m3), dispostos em um tanque escavado, na densidade de 45 peixes por m3 e alimentados por 245 dias, com a água apresentando temperatura média na faixa de 20.00 ± 4.39°C. O delineamento usado foi o totalmente casualizado, distribuindo dois tratamentos (teste e controle) e seis repetições. O teste t de Student foi utilizado para comparar todos os dados obtidos neste projeto e adotado um nível de significância de 5%. A taxa de alimentação diária foi de 3-6% de biomassa durante a fase inicial de crescimento e temperatura média superior de 19°C. Em temperaturas inferiores foi realizada a redução gradual para 0,75%. Durante o período experimental, a temperatura mínima da água foi 11°C, ocasionando grande redução no consumo alimentar dos peixes e afetando seu crescimento. Neste período os peixes apresentaram comportamento alimentar visando somente sua manutenção, sem ganho de peso. Diante o aumento nas médias diárias na temperatura, superior a 19°C e no crescimento dos animais, a taxa de alimentação passou para 1,3-3% e seguiu até o final do experimento. O índices de ganho no peso final, conversão alimentar, taxa de crescimento específico, rendimento de filé, peixe eviscerado e tronco limpo (peixe eviscerado sem a cabeça) ocorreram nos animais alimentados com a dieta teste. Os peixes alimentados com a dieta controle apresentaram maior ingestão alimentar em porcentagem de peso vivo diário. Em conclusão, a adição do aditivo rico em DHA e nucleotídeos, na taxa de 1,7%, mostrou-se eficiente para fornecer aos juvenis de tilápia-do-nilo, condições nutricionais para uma melhor termorregulação diante de baixas temperaturas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CAROLINA VASCONCELOS TAVARES DE FARIAS
Externa à Instituição - CAMILA FERNANDES CORRÊA
Presidente - 2613308 - DELANO DIAS SCHLEDER
Notícia cadastrada em: 27/06/2023 17:45
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03