PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: TAISA VANESSA OLDONI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAISA VANESSA OLDONI
DATA : 08/07/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Banca Fechada.
TÍTULO:

Prototipagem em 3D para Próteses com Incorporação de Compostos Racionalmente Sintetizados com atividade antimicrobiana em Aplicação na Medicina Veterinária.


PALAVRAS-CHAVES:

infecções relacionadas a próteses; modelos animais; impressão 3d; bioimpressão; infecções por Candida spp.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

No campo veterinário, a impressão 3D está sendo usada com mais frequência nos hospitais veterinários, tanto no planejamento de cirurgias como na confecção de próteses. Com a confecção de próteses, por meio da impressão 3D, o custo das mesmas é consideravelmente reduzido, sendo fabricadas em poucas horas e podendo ser moldada de acordo com a necessidade do animal. Fungos podem exibir patogenicidade para os seres humanos e animais e, dependendo do tecido ou do órgão afetado pode levar ao óbito. Candida spp. são organismos semelhantes a leveduras, entre as espécies do gênero, Candida albicans é a espécie de maior incidência isolada em cães e gatos. É cada vez mais evidente o aumento descontrolado do uso de diferentes agentes quimioterápicos de amplo espectro para tratar as mais diversas infecções, sem a identificação do microrganismo e da sua susceptibilidade. Desta forma, há a necessidade de comprovação de sensibilidade e segurança na incorporação de compostos racionalmente sintetizados na confecção de próteses. Os objetivos dessa dissertação foram: Desenvolver protótipos de próteses biofuncionalizadas para uso na área de medicina veterinária contendo formulações de compostos racionalmente sintetizados (CRS) reconhecidamente detentores de atividade antimicrobiana para testes de eficácia e toxicológico em modelos ex vivo e in vivo. Foram avaliados três experimentos para comprovação de eficácia e segurança na incorporação da 8-HQ na confecção das próteses, destes o teste de permeação e avaliação histopatológica o qual confirmou não ter toxicidade tópica. O experimento de atividade antifúngica in loco através do teste de difusão em disco comprovou a sensibilidade de 8-HQ frente as cepas de Candida spp. em halo superior ao medicamento de referencia. Na avaliação de toxicidade através da metodologia HET-CAM demonstrou um índice de irritação de 4,03, classificado como não irritante. O presente estudo demonstrou segurança ma incorporação da 8-hidroxiquinolona na confecção das próteses de resina cinza em tecnologia 3D, não tendo irritação comprovada pelos testes de permeação e HET-CAM. Além disso comprovado a sensibilidade frente as cepas de Candida ssp testadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2101600 - ANA CAROLINA GONCALVES DOS REIS - nullPresidente - 1755182 - MARIO LETTIERI TEIXEIRA
Externa à Instituição - RUBIA MORES - UNC
Notícia cadastrada em: 05/06/2023 17:22
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-02.sig.ifc.edu.br.sigaa02