PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCO AURÉLIO GALLINA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCO AURÉLIO GALLINA
DATA : 03/12/2022
HORA: 11:30
LOCAL: Web Conferência - Google Meet: meet.google.com/hep-fyaf-hah.
TÍTULO:

Redução do uso de antimicrobianos no controle da enterite proliferativa em suínos com a utilização de uma vacina intramuscular contra Lawsonia intracellularis.


PALAVRAS-CHAVES:

Ileíte; uso prudente de antimicrobianos; saúde única.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O uso indiscriminado de antimicrobianos tem sido associado ao desenvolvimento de resistência, tanto em animais quanto em humanos. Cada vez mais estamos desafiando nossos sistemas de produção com maior produtividade, associando rentabilidade com sustentabilidade. A sanidade na produção suinícola também é desafiada com o aumento da produtividade e a intensificação da produção, causando transtornos respiratórios e entéricos, esse último demandando um alto uso de antimicrobianos e aditivos. Dentre os problemas entéricos a Lawsonia intracellularis(LI), bactéria intracelular que se instala no intestino, é um fator importante na produção dos suínos, agente causador da enterite proliferativa, pode cursar na forma clínica, com diarreia hemorrágica podendo levar os suínos a morte, ou na forma subclínica, prejudicando a conversão alimentar e o ganho de peso. O objetivo do estudo é demonstrar que o uso de uma vacina injetável anti-Lawsonia intracellularis, diminui a excreção do agente pelas fezes e aumenta o nível de anticorpos anti-Lawsonia intracellularis permitindo a produção de suínos com menor uso de antimicrobianos. O estudo está sendo feito em um sistema comercial, onde dividimos em 3 grupos de 300 animais cada, grupo com animais vacinados e recebendo ração medicada, segundo grupo animais também vacinados e recebendo ração não medicada e o terceiro grupo, considerado controle que são animais não vacinados e com tratamento na ração. Nesse período serão feitas avaliações de desempenho zootécnicos como ganho de peso e conversão alimentar, além de exames laboratoriais como sorologia e excreção bacteriana. No abate será feita avaliação da saúde pulmonar e qualidade das vísceras brancas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.081.370-** - JALUSA DEON KICH - EMBRAPA
Interna - 2408296 - SORAYA REGINA SACCO
Interno - 2017813 - RICARDO EVANDRO MENDES
Interno - 1810731 - JULIANO SANTOS GUERETZ
Interna - 1046884 - ELIZABETH SCHWEGLER
Interno - 2613308 - DELANO DIAS SCHLEDER
Notícia cadastrada em: 28/11/2022 10:56
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-02.sig.ifc.edu.br.sigaa02