PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANA CARLA RODRIGUES RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CARLA RODRIGUES RIBEIRO
DATA : 16/09/2022
HORA: 13:30
LOCAL: IFC - Campus Concórdia
TÍTULO:

Indicadores sanitários e zootécnicos na produção de frangos pesados e sua associação com ocorrência de necrose da cabeça fêmur em frangos pesados.


PALAVRAS-CHAVES:

frango de corte; boas práticas de produção; desafio sanitário.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A necrose da cabeça do fêmur está presente em grande parte dos plantéis avícolas, impactando tanto o campo quanto a indústria, tendo em vista alguns fatores de risco potenciais no surgimento da lesão em aves de corte, como desafio sanitário e baixo desempenho zootécnico. Com o objetivo de quantificar o aparecimento da lesão de necrose femoral nos frangos pesados e analisar quais variáveis associadas com a qualidade sanitária e zootécnica dos lotes têm maior impacto para ocorrência dessa patologia, foram avaliados 229 lotes de frango de corte no intervalo de 12 meses. Os dados coletados foram examinados e submetidos a uma classificação de escores de 0 a 3, conforme grau de lesão apresentado, sendo escore 0: sem lesão; escore 1: lesão leve unilateral ou bilateral; escore 2: lesão grave unilateral; e escore 3: lesão grave bilateral. Na sequência, foi realizada uma avaliação por meio de técnicas de análise multivariada, e as médias dos grupos foram comparadas pelo teste de DSCF, com nível de significância de 5%. A variação entre classes foi investigada usando uma análise canônica (Candisc). A condenação total e a condenação parcial por artrite foram as variáveis categóricas que se apresentaram com interferência no escore de lesão de necrose de cabeça de fêmur com nível de significância (p ≤ 0,05). Os demais indicadores sanitários e zootécnicos, quando comparados aos diferentes escores, não tiveram diferença significativa, o que sugere que essa interferência pode estar relacionada a fatores genéticos ou nutricionais, não mencionados neste estudo, mas dignos de nota e que podem ter um importante papel para ocorrência dessa patologia osteoarticular.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2177384 - ANTONIO CARLOS PEDROSO - nullExterno à Instituição - ARLEI COLDEBELLA - EMBRAPA
Presidente - 1081425 - TEANE MILAGRES AUGUSTO GOMES
Notícia cadastrada em: 16/08/2022 22:55
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-04.sig.ifc.edu.br.sigaa04