PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: VLADEMIR BALBINOTTI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VLADEMIR BALBINOTTI
DATA : 20/07/2022
HORA: 13:30
LOCAL: Campus Araquari e https://meet.google.com/fup-iqqa-sit
TÍTULO:

Efeito de suplemento glicoeletrolítico sobre o desempenho e integridade intestinal de leitões na primeira semana após o desmame.


PALAVRAS-CHAVES:

Água; déficit energético; desidratação; integridade intestinal, suínos.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O objetivo deste estudo foi avaliar o uso de suplemento glicoeletrolítico sobre o desempenho, parâmetros sanguíneos e morfologia intestinal de leitões no período pós-desmame. Foram utilizados 240 leitões Agroceres PIC desmamados com idade de 22,60 + 1,10 dias e peso inicial médio de 6,30 + 1,0 Kg. O grupo controle (n=120) recebeu somente água e o grupo tratamento (n=120) recebeu o suplemento glicoeletrolítico oral diluído em água (0,75%) em cochos acessórios durante os três primeiros dias após o desmame. Foram avaliados os parâmetros como consumo de ração, ganho de peso diário, peso final, conversão alimentar e taxa de mortalidade aos 3, 7 e 49 dias após o desmame. A análise de glicemia foi realizada em todosos leitões no terceiro dia do experimento. Foi realizada a coleta de sangue de 12 leitões de cada tratamento no terceiro dia após o desmame para análise de hemograma. Após, os leitões foram eutanasiados para coleta de fragmentos de duodeno e jejuno para as avaliações anatomopatológicas e de morfometria intestinal. A ocorrência de diarreia e o escorre de fezes foi verificada em todos os leitões durante o fornecimento do glicoeletrolítico. A análise estatística dos dados de desempenho, parâmetros sanguíneos e morfometria intestinal foi realizada por meio de ANOVA com comparação entre médias pelo Teste F, a um nível de significância de 5%. De acordo com os resultados, foi observada melhor conversão alimentar (1,29) para o grupo de leitões suplementados com glicoeletrolítico e maior consumo de líquidos (0,639 L/dia) no terceiro dia após o desmame (P<0,05). O grupo de leitões suplementados obtiveram índice glicêmico (80,78 mg/dL), volume corpuscular médio (67,35 fL) e hemoglobina corpuscular média (20,46 pg) superiores ao grupo de leitões controle (P<0,05). A avaliação da integridade intestinal e a probabilidade de ocorrência de diarreia foi semelhante entre os grupos (P>0,05). O suplemento glicoeletrolítico oral pode ser uma opção para leitões logo após o desmame, pois melhorou a conversão alimentar e o consumo de líquidos, além de aumentar a glicemia sem a ocorrência de diarreia, reduzindo assim a desidratação e o déficit energético.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DIOGO MAGNABOSCO
Presidente - 2277465 - FABIANA MOREIRA
Interna - 1085177 - VANESSA PERIPOLLI
Notícia cadastrada em: 20/06/2022 17:44
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-02.sig.ifc.edu.br.sigaa02