PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: TAINÁ LUANA VIEIRA LOPES ZUCHI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAINÁ LUANA VIEIRA LOPES ZUCHI
DATA : 19/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Web Conferência - Google Meet - https://meet.google.com/drp-zxik-ifj.
TÍTULO:

Levantamento entomológico de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae) na Cidade de Concórdia, Oeste de Santa Catarina, Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

leishmaniose; Leishmania spp.; vetor; armadilhas CDC; região não endêmica.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A leishmaniose visceral se mantém como uma das doenças mais negligenciadas no mundo. A região Sul do Brasil apesar de possuir o menor número das notificações, vem mostrando uma expansão da doença. Apesar disso, a fauna de flebotomíneos ainda é pouco conhecida. Tendo em vista a escassez de estudos de vetores na região oeste do estado de Santa Catarina, o presente estudo realizou o levantamento entomológico na cidade de Concórdia, assim como a pesquisa de Leishmania spp. nos flebotomíneos capturados. As coletas foram realizadas a partir de armadilhas luminosas do tipo CDC, instaladas no intradomicílio e peridomicílio em seis áreas de pesquisa, durante um ano. Os espécimes capturados passaram por identificação taxonômica e as fêmeas foram submetidas à detecção de Leishmania spp. por meio de PCR. Ainda, dados climáticos referente ao período de pesquisa foram correlacionados estatisticamente com a densidade de flebotomíneos, assim como a ração sexual no intradomicílio e peridomicílio. Foram coletados 38 flebotomíneos pertencentes a seis espécies e não houve amostra positiva para Leishmania spp. Os meses de maior captura foram outubro e janeiro, e a temperatura demonstrou correlação estatística com a densidade de flebotomíneos. Não foram encontrados flebotomíneos positivos, contudo, a presença de espécies com capacidade vetorial representa risco de possível foco de leishmaniose caso ocorra entrada de animais alóctones no município.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MAURO MACIEL DE ARRUDA
Presidente - 1756086 - DIOGENES DEZEN
Interna - 1081425 - TEANE MILAGRES AUGUSTO GOMES
Notícia cadastrada em: 15/06/2022 09:36
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03