PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MIGUEL FAUST

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIGUEL FAUST
DATA : 30/12/2021
HORA: 13:30
LOCAL: Web Conferência - Google Meet - https://meet.google.com/osz-dsjw-vmi.
TÍTULO:

Resistência a estresses de pós-larvas de Tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus) com suplementação dietética com Saccharomyces cerevisiae no período de inversão sexual.


PALAVRAS-CHAVES:

peixe; nutrição; aditivos alimentares; levedura.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O objetivo do trabalho foi avaliar a resistência a estresse de pós-larvas de tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) após processo de inversão sexual suplementado com ADD LIFE PRO SACCH ACQUA, constituído de Saccharomyces cerevisiae microencapsulada. Foram realizadas análises dos parâmetros de qualidade de água (temperatura, pH, oxigênio dissolvido, compostos nitrogenados), desempenho zootécnico (peso final, comprimento total, ganho de peso, sobrevivência, conversão alimentar aparente, taxa de crescimento específico e uniformidade do lote), resistência a estresse (teste de resistência ao transporte, exposição ao ar, choque térmico, choque osmótico) e taxa de inversão sexual. Para isso, foi selecionado 1.200 indivíduos e distribuídos aleatoriamente em seis unidades experimentais (200/caixa). As unidades experimentais (UE) eram constituídas por caixas de alvenaria com volume útil de 64 litros, com forte aeração e renovação de água corrente constante. O delineamento experimental foi completamente casualizado e divididos em dois tratamentos: 200g de AddLife Acqua Biosyn (levedura, Saccharomyces cerevisiae) por tonelada de ração, e um grupo controle (sem probiótico). Como resultado, a dieta contendo o composto probiótico (AddLife Acqua, Biosyn) expressaram contagens (UFC.g-1) dos respectivos micro-organismos acima do nível esperado de 8,9x1010 de leveduras e, tanto após extrusão quanto no final do experimento. Após 19 dias, as larvas de tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) alimentadas com probiótico apresentaram maior peso final (g), taxa de sobrevivência (%), e menor conversão alimentar em relação ao grupo controle. Enquanto o comprimento final, taxa de crescimento específico (%/dia) e taxa de inversão sexual não divergiram entre os tratamentos. Nos testes de estresses com choque térmico e osmótico apresentaram maior sobrevivência no tratamento com a dieta probiótica (Saccharomyces cerevisiae). Sendo assim, conclui-se que suplementação com o aditivo probiótico comprovou sua eficácia e viabilidade, trazendo benefícios como melhor desempenho zootécnico e à resistência ao estresse das pós-larvas de tilápia-do-nilo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1830781 - ADOLFO JATOBA MEDEIROS BEZERRA
Externo à Instituição - Bruno Corrêa da Silva - EPAGRI
Externo à Instituição - GABRIEL FERNANDES ALVES JESUS
Notícia cadastrada em: 30/11/2021 15:53
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-01.sig.ifc.edu.br.sigaa01