PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSÉ HENRIQUE RESENDE BORGES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ HENRIQUE RESENDE BORGES
DATA : 07/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Web Conferência - Google Meet - meet.google.com/swh-ifoo-hvf.
TÍTULO:

Desinfecção de ovos férteis sobre índices de contaminação, mortalidade embrionária e associação com probióticos sobre o desempenho zootécnico em frangos de corte.


PALAVRAS-CHAVES:

Embriodiagnóstico; Incubação; Mortalidade embrionária; Pintos de corte.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Ovos com elevados níveis de contaminação podem resultar em perdas consideráveis sobre a taxa de eclodibilidade, e consequentemente gerar aumento nos custos produtivos. O objetivo foi avaliar o sistema de desinfecção de ovos férteis com o uso de oxicloreto de cálcio a 200 ppm, sobre a contaminação e embriodiagnóstico dos ovos com a associação do uso de probióticos no pós-eclosão sobre o desempenho zootécnico de frangos provenientes de matrizes pesadas. Após o nascimento, 4.132 pintos foram divididos em dois grupos, onde o primeiro recebeu probiótico via spray juntamente com a vacina de Bronquite Infecciosa das Galinhas e o segundo recebeu somente a aspersão da vacina. O delineamento utilizado foi o fatorial 2x2, sendo formados quatro grupos: T1, T2 T3 e T4. A segunda etapa foi realizada no aviário onde foram avaliados os parâmetros zootécnicos (mortalidade, peso médio (PM), e conversão alimentar (CA) aos 7, 21, 28 e 42 dias de idade dos frangos. A contagem de bactérias totais não foi influenciada pelo sistema de desinfecção. A mortalidade das aves não foi influenciada, independente do sistema de desinfecção ou uso de probiótico nas fases avaliadas (P>0,05). O peso inicial das aves foi maior no sistema com o uso de paraformaldeído e a conversão alimentar melhor aos 7 dias com o uso combinado de desinfecção com oxicloreto de cálcio a 200 ppm dos ovos e probiótico via spray para os pintos (P<0,05). O peso médio dos frangos aos 7, 21 e 42 dias de idade foi dependente tanto do sistema de desinfecção quanto pela administração do probiótico, bem como a conversão alimentar aos 28 e 42 dias de idade. Portanto, a substituição de paraformaldeído por oxicloreto de cálcio 200 ppm como sistema de desinfecção de ovos férteis, pode ser promissora mediante a administração de probiótico pós-eclosão para frangos de corte.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2277465 - FABIANA MOREIRA
Externo à Instituição - FERNANDO PILOTTO - UPF
Externo à Instituição - CÉLSO PILATI - EDESC
Notícia cadastrada em: 27/10/2021 16:29
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-01.sig.ifc.edu.br.sigaa01