PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURÍCIO EDUARDO MEZAROBA

DISCENTE : MAURÍCIO EDUARDO MEZAROBA
DATA : 04/12/2021
LOCAL: Web Conferência - Google Meet - meet.google.com/xzj-fecs-daj.

Uso do vórtex como dissociador de agregados plaquetários na pseuditrombocitopenia em pequenos animais.

Patologia clínica, hematologia, trombocitopenia, caninos, felinos.

A pseudotrombocitopenia é a falsa diminuição na contagem plaquetária, que ocorre devido a interferências na colheita sanguínea e por ação inadequada do anticoagulante, tendo como principal causa a formação de agregados plaquetários. Esta representa um importante problema na clínica de caninos e felinos, pois pode resultar em diagnóstico errôneo, solicitação desnecessária de exames laboratoriais e conduta terapêutica totalmente inadequada. Objetivou-se avaliar o uso de agitador vórtex como alternativa para resolução laboratorial da pseudotrombocitopenia nessas espécies. Executou-se o projeto no Laboratório Amigovida – Análises Veterinárias (Videira, Santa Catarina) com amostras coletadas pelas clínicas veterinárias conveniadas. Selecionou-se as amostras de tubos contendo anticoagulante etilenedinitrilotetraacetato de potássio (EDTA) (caninos n=12 e felinos n=16), que apresentavam diminuição na contagem plaquetária, realizada em aparelho contador de células, por bioimpedância, além da presença de agregados plaquetários, avaliados durante a observação de esfregaço sanguíneo corado. As plaquetas foram avaliadas quantitativamente pré e pós tratamento com o agitador pela contagem automatizada por bioimpedância em analisador hematológico veterinário SDH-3-VET (Labtest®) e por estimativa média de contagem de plaquetas por campo de imersão (aumento de 1000X). O tratamento foi realizado por agitação em vórtex (Na3600, FORTECIENTÍFICA®) a 3600 rotações por minuto (rpm) por três minutos seguido de homogeneização da amostra para confecção de esfregaço e recontagem por bioimpedância elétrica. Os dados obtidos sofreram análise descritiva e teste de normalidade (Shapiro Wilk) através do programa Minitab® e para as variáveis paramétricas utilizou-se teste t de student e para as variáveis não paramétricas, o de Mann-Whitney. A análise resultou em diferença significativa entre os valores de plaquetas por campo e por bioimpedância pré pós tratamento (p<0,05), obtendo-se valores maiores em todos os pacientes avaliados pós tratamento com agitação, com médias de plaquetas dentro dos valores de referência para as espécies avaliadas. Conclui-se que o uso de agitador vórtex no protocolo proposto associado à avaliação de plaquetas por bioimpedância elétrica ou estimativa de plaquetas por campo é capaz de diminuir a incidência de pseudotrombocitopenia em felinos em aproximadamente 62,5% dos felinos e em 75% dos caninos e diminuir a faixa de contagem subestimada devido a presença de agregados plaquetários em 100% dos animais. Porém, o uso do agitador nessa rotação e tempo não deve ser usado como único parâmetro de avaliação para pseudotrombocitopenia em animais domésticos, considerando que mesmo após o uso da técnica houve a presença de agregados plaquetários em esfregaços sanguíneos, evidenciando que a dissociação não é total, embora minimize os falsos diagnósticos e auxilie o clínico em uma conduta terapêutica mais adequada.

Interno - 2613308 - DELANO DIAS SCHLEDER
Interna - 1046884 - ELIZABETH SCHWEGLER
Interno - 2017813 - RICARDO EVANDRO MENDES
Presidente - 2408296 - SORAYA REGINA SACCO