PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CARLA RODRIGUES RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CARLA RODRIGUES RIBEIRO
DATA : 04/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Web Conferência - Google Meet - meet.google.com/xzj-fecs-daj.
TÍTULO:

Fatores de risco para ocorrência de necrose da cabeça do fêmur em frangos pesados e sua associação com qualidade de lotes.


PALAVRAS-CHAVES:

frango de corte, boas práticas de produção, desafio sanitário.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A necrose da cabeça do fêmur está presente em grande parte dos plantéis avícolas, impactando tanto no campo quanto na indústria, tendo em vista alguns fatores de risco, como potenciais no surgimento da lesão em aves de corte, tais como desafio sanitário e baixo desempenho zootécnico. O objetivo deste estudo foi quantificar o aparecimento da lesão de necrose femoral nos frangos pesados e analisar quais as variáveis associadas com a qualidade sanitária e zootécnica dos lotes têm maior impacto para ocorrência desta patologia. A pesquisa foi desenvolvida a partir da cadeia do frango de corte, por meio de análises realizadas no frigorífico, no período de 12 meses, através da amostragem de 10 carcaças por lote, os quais possuíam uma única origem de matriz na sua composição, totalizando 254 amostras. Foi realizada desarticulação coxofemoral, inspeção visual e aplicação de um checklist, sendo dado um escore por carcaça em relação à lesão de necrose encontrada na cabeça do fêmur (Escore 0 - sem lesão; Escore 1 - lesão leve unilateral ou bilateral; Escore 2 - lesão grave unilateral; Escore 3 - lesão grave bilateral). Foi coletada em formol a 10%, para análise histopatológica ilustrativa, uma amostra tecidual representando cada escore. Ao término da colheita dos dados do abatedouro, será realizada correlação através da análise estatística multivariável e subdivisões por clusters, conforme escores da lesão apresentada, com as variáveis listadas a seguir: avaliações do checklist de boas práticas de produção; mapa de risco aplicados nas granjas de matrizes e frango de corte; percentual de contaminação bacteriana das matrizes de origem; tempo de intervalo de vazio sanitário; e número de camas reutilizadas no lote. A contribuição deste trabalho está atrelada ao direcionamento da adoção de medidas preventivas e aplicação de boas práticas para reduzir a ocorrência da necrose da cabeça do fêmur no frango de corte.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2613308 - DELANO DIAS SCHLEDER
Interna - 1046884 - ELIZABETH SCHWEGLER
Interno - 2017813 - RICARDO EVANDRO MENDES
Interna - 2408296 - SORAYA REGINA SACCO
Presidente - 1081425 - TEANE MILAGRES AUGUSTO GOMES
Notícia cadastrada em: 22/10/2021 15:24
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-05.sig.ifc.edu.br.sigaa05