Fatores que determinam a prescrição de formulações de uso Veterinário pelos Médicos Veterinários no Brasil.
Antimicrobiano, Resistência bacteriana, Telemedicina, Revisão Sistemática.
O marketing científico influencia o Médico Veterinário a prescrever produtos destinados à saúde animal durante a sua rotina de trabalho. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência dos fatores que compõem a decisão do Médico Veterinário ao recomendar um produto em detrimento de outro, conforme sua área de atuação, além de uma revisão sistemática sobre os fatores que influenciam a prescrição de antimicrobianos por Médicos Veterinários. No trabalho 1 foram entrevistados 444 Médicos Veterinários de todo o Brasil por meio de questionário estruturado na plataforma Google Forms. O questionário abordou dados sociodemográficos, experiência profissional, grau de escolaridade, e os participantes puderam avaliar o grau de importância de cada fator através do uso de escala Likert, considerando cada grupo de produto. Também foram questionados sobre os formatos e frequência de atualização técnica, bem como sua percepção sobre o uso da Telemedicina na Medicina Veterinária. No trabalho 2 foi realizada uma revisão sistemática classificando os fatores que determinam a prescrição de antimicrobianos em fatores técnicos e não técnicos. No trabalho 1 houve correlação entre região geográfica e como o Médico Veterinário encara a telemedicina. No trabalho 2 foram identificados grupos de fatores, parte atribuídos ao Médico Veterinário, parte ao rebanho, animal, relacionados ao cliente (proprietário, produtor ou tutor) e ainda fatores relacionados ao produto, ambiente, custos bem como políticas e leis para redução do uso de antimicrobianos. Conclui-se que fatores não técnicos podem influenciar na prescrição do Médico Veterinário.