PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: IARA CRISTINA MARINS

DISCENTE : IARA CRISTINA MARINS
DATA : 26/07/2021
LOCAL: Webconferência via Google Meet - meet.google.com/afk-ovux-cox

Influência da densidade das aves na temperatura efetiva do Frango tipo griller sobre as condenações de carcaça.

Ambiência, dermatose, frango de corte, termografia.

A perdas nos frigoríficos por aves condenadas representam um prejuízo elevado para as agroindústrias e a busca por soluções para amenizar estes prejuízos é uma necessidade do setor agropecuário. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar diferentes densidades de alojamento em lotes de frango Griller sobre os resultados zootécnicos, a temperatura no dorso das aves e o percentual de condenações de carcaças por dermatose. Foram feitas avaliações em quatro galpões com sistema de criação Dark House, com duas densidades de alojamento, 17 e 19 aves por metro quadrado, dois galpões para cada densidade, avaliados por três lotes consecutivos, totalizando dois tratamentos (densidade de alojamento) com seis repetições (galpões x lotes), sendo que todos os lotes foram submetidos as mesmas condições de ambiência. Foram alojados lotes compostos por apenas fêmeas de linhagem Cobb ou Ross, e os lotes acompanhados do alojamento ao abate, com ênfase aos 7, 14, 21, 23 e 25 dias de idade. Através de imagem térmica, foi avaliado a temperatura efetiva, mensurada no dorso das aves. As leituras de temperatura foram feitas em três pontos dentro do galpão, sendo cada ponto correspondente a um box, com medições feitas em três aves escolhidas aleatoriamente em cada ponto. A captura de imagem térmica foi realizada quatro vezes ao dia nas idades citadas anteriormente, as 04:00, 08:00, 14:00 e 20:00 horas. Foi avaliado também o ganho de peso diário, conversão alimentar, mortalidade, percentual de dermatose e artrite, bem como as condenações de carcaça após o abate sob critério do serviço de Inspeção Federal. Os dados foram testados quanto à normalidade da distribuição e homogeneidade dos resíduos através dos testes de Shapiro Wilk e de Levene e submetidos a análise de correlação de Person (PROC CORR) e analisados utilizando o procedimento MIXED. Houve interação entre idade e horário sobre a temperatura do dorso de frangos griller (P<0,05). As aves apresentaram maiores temperaturas no dorso aos 7 dias independente do horário avaliado. Nas idades 21 e 23 dias apresentaram maior temperatura no dorso quando comparado as demais idades a partir da primeira semana, nos horários vespertinos as 14:00 e 20:00 horas. Em todas as fases de criação as aves apresentaram temperaturas maiores nos horários da 14:00 e 20:00 comparados aos horários das 04:00 e 08:00 horas, portanto as aves apresentaram maior dificuldade em perder calor nos 21 a 23 dias, no período da tarde e noite, sendo assim necessário atenção especial para estes períodos. Houve correlação elevada entre as condenações parciais de carcaça e a dermatose (r=0,8469). Houve efeito da densidade de alojamento sobre a temperatura do dorso (P<0,05). A temperatura média do dorso foi maior com 17 aves por metro quadrado. Não houve efeito da densidade de alojamento sobre o desempenho, a dermatose, a artrite e as condenações parciais de carcaça (P>0,05). Portanto, a maior densidade de alojamento de frangos griller não elevou a temperatura efetiva, e não influenciou o desempenho, a dermatose, a artrite e as condenações parciais de carcaça. Atenção especial deve ser dada as idades 21 e 23 dias e horários 14:00 e as 20:00 horas onde ocorreu maiores valores de temperatura do dorso podendo haver oportunidade de ganho.

Presidente - 1085177 - VANESSA PERIPOLLI
Externo ao Programa - 1849719 - JUAHIL MARTINS DE OLIVEIRA JUNIOR
Externo à Instituição - MARCEL MANENTE BOIAGO - EDESC
Notícia cadastrada em: 28/06/2021 16:11