PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: TIAGO VIGOLO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TIAGO VIGOLO
DATA : 23/07/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferência via Google Meet - meet.google.com/ytv-tgwp-ocd
TÍTULO:

Impacto da utilização de probióticos na qualidade do colostro de matrizes suínas, com base na análise do sangue utilizando a técnica do imunócrito.


PALAVRAS-CHAVES:

Maternidade, nutrição, sanidade, suinocultura.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Os probióticos são suplementos alimentares à base de microrganismos vivos capazes de ajustar o equilíbrio da microbiota intestinal e aumentar a capacidade produtiva dos suínos. Avaliou-se os efeitos da suplementação de probióticos sobre a qualidade do colostro para matrizes em estágio final de gestação. Na metodologia do experiemento, o probiótico foi oferecido para as matrizes via ração, por 40 dias. Foram formados dois grupos de matrizes: Controle e Tratamento. Ao parto, foi coletada uma amostra de sangue da matriz e os leitões foram pesados. Após 24 horas os leitões foram pesados novamente e foi coletada uma amostra de sangue de cada leitão para determinação da concentração de imunoglobulinas através da técnica de imunócrito. Na análise, com relação as matrizes, não houve diferença do grupo tratamento em relação ao grupo controle (P>0,05). Porém, houve efeito da ordem de parto sobre os níveis de Ig (P<0,05). Já para as amostras de sangue dos leitões, comparando todos os leitões do grupo tratamento e controle, não houve diferença na quantidade de Ig (P>0,05). Porém, analisando separadamente o grupo de leitões que nasceram ao final do parto, destes, os filhos das matrizes suplementadas com probióticos tiveram uma queda menor da taxa de imunócrito em comparação com o grupo controle (P<0,05). Também houve diferença significativa (P<0,05) no ganho de peso dos leitões nas primeiras 24 horas de vida e na quantidade de imunoglobulinas observadas do sangue de leitões considerando a ordem de nascimento e ordem de parto da mãe. Conclui-se então, que probióticos são capazes de melhorar os níveis de imunoglobulinas no sangue e promover um maior ganho de peso em leitões recém nascidos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1760760 - CARLOS EDUARDO NOGUEIRA MARTINS
Externo à Instituição - PAULO EDUARDO BENNEMANN
Interna - 1085177 - VANESSA PERIPOLLI
Notícia cadastrada em: 23/06/2021 17:11
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03