PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GIOVANA AGUIAR BATTISTI KROTH

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIOVANA AGUIAR BATTISTI KROTH
DATA : 10/02/2021
HORA: 19:00
LOCAL: Web Conferência - Google Meet (https://meet.google.com/gzf-gssz-ctc).
TÍTULO:

Influência da Inoculação e Trituração na Fase Inicial da Compostagem de Diferentes Biomassas de Carcaças de Aves Poedeiras.


PALAVRAS-CHAVES:

Compostagem, aves de postura, inoculante, triturada, resíduo agropecuário.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Mesmo a compostagem sendo uma técnica extensivamente estudada, diversos fatores continuam dificultando a sua eficiência e aplicabilidade. Adicionalmente, não há numerosos estudos com carcaças de aves poedeiras, em escala real, utilizando inoculação e trituração como parte dos tratamentos. Desta forma, os objetivos deste trabalho foram: Avaliar, em termos físicoquímicos e microbiológicos, a eficiência de diferentes condições de compostagem quanto a degradação e estabilização de diferentes biomassas de carcaças de aves poedeiras, considerando inoculação específica e trituração mecânica facilitadores do processo. Foram utilizadas 600 aves, sendo 40 em cada tratamento contendo aves inteiras (tratamentos 1 e 2, sem e com inoculação bacteriana, respetivamente) e 60 nos tratamentos com aves trituradas (tratamentos 3 e 4, com e sem inoculação bacteriana, respectivamente). Cada tratamento continha 115 kg de maravalha úmida (55%), e aproximadamente 75 kg (T1 e T2) e 110 kg (T3 e T4) de carcaças. As células (alvenaria, 1 m3), foram dispostas em ambiente protegido com tela e coberto. Temperatura, umidade, pH e a atividade microbiológica (hidrólise do diacetato de fluoresceína - DFA), foram mensurados semanalmente. Mensalmente, outros parâmetros foram avaliados, como Coliformes Escherichia coli, Coliformes Totais, Clostridium perfrigens e Salmonella spp., teor de cinzas e alguns nutrientes. Foi identificado que os tratamentos T3 e T4 apresentaram uma taxa de decomposição mais elevada que T1 e T2, considerando o comportamento da temperatura das leiras. Todos os tratamentos arrefecem cerca de 0,5 °C/dia, conforme dados da linearização das temperaturas na fase termofílica dos tratamentos. Neste mesmo período, T3 e T4 mantiveram-se 5 °C acima de T1 e T2, respectivamente. T3 atingiu a maturidade antes dos demais tratamentos, seguido por T4 e T2, conforme resultados de temperatura e relação C/N. A trituração mostrou-se conveniente para a compostagem de carcaças de animais, mas o processo de aeração das células precisa ser revisado, sendo limitante para o sucesso do tratamento. Ao final, os compostos foram analisados com base em alguns parâmetros da Instrução Normativa (IN) n° 27/2006, alterada pela IN 7/2016 (ANEXO V) e IN 25/2006 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sendo que a recolonização de microrganismos após a fase termofílica inviabiliza o atendimento da legislação vigente relacionada ao registro de fertilizantes. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1836822 - CLEDER ALEXANDRE SOMENSI
Externo à Instituição - CLAUDEMIR MARCOS RADETSKI
Externo à Instituição - EVERTON LUIS KRABBE
Notícia cadastrada em: 08/02/2021 17:39
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-04.sig.ifc.edu.br.sigaa04