PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: IARA CRISTINA MARINS

DISCENTE : IARA CRISTINA MARINS
DATA : 12/12/2020
LOCAL: Web Conferência - meet.google.com/fte-qntd-eno.

INFLUÊNCIA DA DENSIDADE DAS AVES NA TEMPERATURA EFETIVA DO FRANGO TIPO GRILLER SOBRE AS CONDENAÇÕES DE CARCAÇA.

Ambiência, dermatose, frango de corte, termografia.

A perdas nos frigoríficos por animais condenados representam um prejuízo elevado para as agroindústrias e a busca por soluções para amenizar estes prejuízos é uma necessidade do setor agropecuário. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar diferentes densidades de alojamento em lotes de frango Griller sobre os resultados zootécnicos, a temperatura no dorso das aves e o percentual de condenações de carcaças por dermatose. Os lotes avaliados foram alojados em galpões do sistema de integração da empresa Seara Alimentos no Oeste de Santa Catarina. Foram feitas avaliações em quatro galpões com sistema de criação Dark House, com duas densidades de alojamento, 17 e 19 aves por metro quadrado, dois galpões para cada densidade, avaliados por três lotes consecutivos, totalizando dois tratamentos (densidade de alojamento) com seis repetições (galpões x lotes) em um período de avaliação de 115 dias, sendo que todos os lotes foram submetidos as mesmas condições de ambiência. Foram alojados lotes compostos por apenas fêmeas de linhagem Cobb ou Ross, e os lotes acompanhados do alojamento ao abate, com ênfase aos 7, 14, 21, 23 e 25 dias de idade.  Através de imagem térmica, foi avaliado a temperatura efetiva, mensurada no dorso das aves. As leituras de temperatura foram feitas em três pontos dentro do galpão, sendo cada ponto correspondente a um box da instalação, com medições feitas em três aves escolhidas aleatoriamente em cada ponto. As leituras foram realizadas quatro vezes ao dia nas idades citadas anteriormente, em quatro horários do dia, as 04:00, 08:00, 14:00 e 20:00 horas. Foi avaliado também o ganho de peso diário, a conversão alimentar, a idade de abate, a mortalidade e as condenações de carcaça. Dos lotes avaliados a densidade 17 apresentou 2,38% a mais de mortalidade total quando comparado a densidade 19. Na conversão alimentar a média dos lotes com densidade 19 foi 24 gramas pior. A condenação por dermatose foi 0,13% superior nos lotes alojados com densidade 19. A temperatura efetiva foi maior as 04:00 e as 08:00 horas. A idade ao abate foi de 0,8 dias maior na densidade 17. Os dados avaliados mostraram que a densidade de alojamento influenciou a temperatura efetiva, os resultados zootécnicos e as condenações de carcaça por dermatose em frango Griller.

Interna - 1989957 - ALESSANDRA FARIAS MILLEZI
Interno - 2613308 - DELANO DIAS SCHLEDER
Interna - 1046884 - ELIZABETH SCHWEGLER
Interno - 2648941 - IVAN BIANCHI