PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO VIGOLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TIAGO VIGOLO
DATA : 11/12/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Web Conferência - meet.google.com/fte-qntd-eno.
TÍTULO:

Impacto da utilização de probióticos na qualidade do colostro em matrizes suínas, com base na análise do colostro utilizando a técnica do imunócrito.


PALAVRAS-CHAVES:

Maternidade; Nutrição; Sanidade; Suinocultura.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Os probióticos são suplementos alimentares a base de microrganismos vivos capazes de ajustar o equilíbrio da microbiota intestinal e aumentar a capacidade produtiva dos suínos. Em função de seus benefícios, a suplementação de probióticos na alimentação de matrizes suínas pode ser uma alternativa promissora para melhorar os níveis de imunoglobulinas (Ig) presentes no colostro. Objetivo – avaliar os efeitos da suplementação de probióticos sobre a qualidade do colostro para matrizes em estágio final de gestação. Método – os procedimentos realizados neste estudo foram aprovados pelo Comitê de Ética no Uso de Animais do Instituto Federal Catarinense. O probiótico foi oferecido para as matrizes via ração, por 40 dias, sendo formados dois grupos: Controle e Tratamento. Foi considerado as ordens de parto das matrizes OP1(primíparas); OP2(parto 2 a 3); OP3(parto3 a 5); OP4(parto 6 a 7) e ordem de nascimento dos leitões ON1(3 primeiros nascimentos); ON2(3 últimos nascimentos). Ao parto, foi coletada uma amostra de sangue da matriz e os leitões foram pesados. Após 24 horas os leitões foram pesados novamente e foi coletada uma amostra de sangue de cada leitão para determinação da concentração de Ig através da técnica de imunócrito. Serão coletadas amostras de 70 matrizes e suas leitegadas para análise estatística final. A unidade produtora está localizada na cidade de Salto Veloso – SC e o clima é classificado como mesotérmico de acordo com o sistema de classificação de Koppen. Resultados – Foram analisados estatisticamente os resultados parciais de 22 matrizes. Esta análise mostrou que as amostras de sangue das matrizes do grupo tratamento apresentaram maior concentração de Ig em comparação às matrizes do grupo controle (P<0,05). Também houve efeito significativo da ordem de parto sobre os níveis de Ig (P<0,05). Já para as amostras de sangue dos leitões, comparando todos os leitões do grupo tratamento e controle, não houve diferença significativa na quantidade de Ig (P=0,92). Porém, analisando separadamente o grupo de leitões que nasceram ao final do parto, destes, os filhos das matrizes suplementadas com probióticos tiveram uma queda menor da taxa de imunócrito em comparação com o grupo controle (P<0,05), demonstrando maior capacidade da mãe de transferir imunidade passiva mesmo com várias horas passadas do início do parto. Também houve diferença significativa (P<0,05) na quantidade de Ig observada do sangue de leitões considerando a ordem de nascimento e ordem de parto da mãe. Conclui-se então, a partir destes dados, que probióticos tem o potencial de melhorar os níveis de Ig no sangue de matrizes e também de suas leitegadas. Além disso, fatores como ordem de parto das matrizes e ordem de nascimento dos leitões também geram efeitos significativos na concentração de Ig presentes no sangue da fêmea e leitões.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1989957 - ALESSANDRA FARIAS MILLEZI
Presidente - 1760760 - CARLOS EDUARDO NOGUEIRA MARTINS
Interno - 2613308 - DELANO DIAS SCHLEDER
Interna - 1046884 - ELIZABETH SCHWEGLER
Interno - 2648941 - IVAN BIANCHI
Interno - 2017813 - RICARDO EVANDRO MENDES
Interna - 1081425 - TEANE MILAGRES AUGUSTO GOMES
Interna - 1085177 - VANESSA PERIPOLLI
Notícia cadastrada em: 11/11/2020 21:35
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-05.sig.ifc.edu.br.sigaa05