Fatores que determinam a prescrição de produtos pelos Médicos Veterinários no Brasil.
Questionário, Antimicrobiano, Resistência, Prescrição, Telemedicina.
O marketing científico influencia o Médico Veterinário a prescrever produtos destinados a saúde animal durante a sua rotina de trabalho. Conhecer a influência dos fatores que compõem a decisão do Médico Veterinário ao recomendar um produto em detrimento de outro, conforme sua área de atuação e grupo de utilização do produto. Foram entrevistados por meio da plataforma Google Forms, 487 Médicos Veterinários atuantes em todo o Brasil através de um questionário estruturado on-line. O questionário abordou dados sociodemográficos, experiência profissional, grau de escolaridade, e os participantes puderam avaliar o grau de importância de cada fator através do uso de escala Likert, considerando cada grupo de produto (biológicos, antimicrobianos, antiparasitários, higiene e embelezamento, anti-inflamatórios e analgésicos, ração, aditivos alimentares e, sanitizantes, desinfetantes ou antissépticos). Também foram questionados sobre os formatos e frequência de atualização técnica, bem como sua percepção sobre o uso da Telemedicina na Medicina Veterinária. Espera-se compreender a importância dos fatores que influenciam cada grupo de produto recomendado, e relacionar a área de atuação do Médico veterinário, dados sociodemográficos, além de agrupar os fatores em categorias: relacionados ao produto, ao animal ou rebanho, ao cliente, bem como ao Médico veterinário, a fim de posteriormente auxiliar outros pesquisadores a direcionar o método de difusão de conteúdo, em formatos mais produtivos e relevantes para cada grupo de Médicos Veterinários, de forma a trazer maior conhecimento técnico a estes profissionais.