PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACSON EDUARDO BITTENCOURT

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACSON EDUARDO BITTENCOURT
DATA : 11/12/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Web Conferência - meet.google.com/fte-qntd-eno.
TÍTULO:

Efeito de diferentes temperaturas de climatização no consumo de ração de matrizes suínas lactantes e ganho de peso dos leitões em sistema de resfriamento adiabático controlado.


PALAVRAS-CHAVES:

Maternidade, sistema de ventilação, retorno econômico, bem estar animal.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O conforto térmico tem relação direta com consumo de ração das fêmeas e consequentemente na perda de peso e escore nesta fase, fundamentais para prolificidade nas próximas gestações. O principal desafio de ambientes com temperaturas controladas na maternidade, é a busca máximo equilíbrio, zootécnico, econômico e de bem estar animal entre duas categorias de animais, com necessidades totalmente distintas de temperatura, fêmeas e leitões. No presente estudo, estão sendo avaliadas duas curvas de temperatura em um ambiente de ventilação controlada, com possibilidade de cinco estágios de velocidade de ar na instalação com o máximo de 1 m/s, além de utilização de placa evaporativa. O delineamento foi realizado em blocos inteiramente casualizados em um grupo contemporâneo e divididas em duas salas com 108 fêmeas cada, contando com três replicações temporais totalizando 648 fêmeas avaliadas. Os parâmetros de medida foram o consumo individual por fêmea, peso dos leitões ao nascimento e ao desmame, peso das fêmeas na entrada e saída da maternidade, desempenho reprodutivo do próximo ciclo e medidas de ultrasson e caliper, além do consumo de energia elétrica. Seus resultados serão submetidos à análise de variância, com significância P< 0,05 para aceitação de diferença dos resultados. No andamento das avaliações a primeira hipótese em que os resultados zootécnicos não apresentariam diferenças significativas e os resultados econômicos, principalmente de custo de instalação e operação dos equipamentos apresentariam diferença.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1989957 - ALESSANDRA FARIAS MILLEZI
Interno - 2613308 - DELANO DIAS SCHLEDER
Interna - 1046884 - ELIZABETH SCHWEGLER
Presidente - 2648941 - IVAN BIANCHI
Interno - 2017813 - RICARDO EVANDRO MENDES
Interna - 1081425 - TEANE MILAGRES AUGUSTO GOMES
Interna - 1085177 - VANESSA PERIPOLLI
Notícia cadastrada em: 11/11/2020 21:21
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03