PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GIAN CARLO SEGANFREDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIAN CARLO SEGANFREDO
DATA : 11/12/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Web Conferência - meet.google.com/fte-qntd-eno.
TÍTULO:

Avaliação da eficiência do processo fermentativo na viabilidade de Salmonella sp. e Enterobactérias em unidades de armazenamento de dejetos líquidos de suínos.


PALAVRAS-CHAVES:

Suinocultura, microrganismos entero-patogênicos, esterqueiras, saúde única.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O Brasil se destaca pela produção de suínos, entretanto a suinocultura também gera impactos ao meio ambiente. Dentre os problemas ambientais da suinocultura está a contaminação por agentes patogênicos em dejetos suínos. O objetivo desse estudo foi avaliar a eficiência do processo fermentativo do dejeto líquido de suínos em unidades de armazenamento, quanto à presença/persistência/viabilidade de bactérias patogênicas. Foram monitoradas 10 granjas de suínos com sistema de criação semelhante no município de Presidente Castello Branco - SC, sendo realizadas duas coletas de dejetos em unidades de armazenamento - esterqueiras, dia 0 e dia 60 totalizando 60 amostras. As amostras foram encaminhadas para realização das análises microbiológicas e as cepas isoladas para teste de sensibilidade antimicrobiana. Foram observadas variações nas concentrações de bactérias indicadoras entre as propriedades, porém a análise estatística dos dados demonstrou que a profundidade não interferiu na contagem bacteriana. A concentração microbiológica da segunda coleta foi inferior a primeira. Em relação  análise de resistência antimicrobiana as cepas analisadas foram multirresistentes aos produtos testados. Deste modo verificou-se que o período de armazenamento foi eficiente para baixar os índices de microrganismos, porém da mesma forma encontrou-se uma multirresistência microbiana, assim enfatiza-se que quanto mais seguro for o material melhor será para a saúde ambiental, animal e humana, colaborando sobremaneira para o conceito de saúde única.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1989957 - ALESSANDRA FARIAS MILLEZI
Interna - 1081425 - TEANE MILAGRES AUGUSTO GOMES
Interno - 2017813 - RICARDO EVANDRO MENDES
Interna - 1085177 - VANESSA PERIPOLLI
Interna - 1046884 - ELIZABETH SCHWEGLER
Interno - 2613308 - DELANO DIAS SCHLEDER
Interno - 2648941 - IVAN BIANCHI
Notícia cadastrada em: 11/11/2020 21:02
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-01.sig.ifc.edu.br.sigaa01