PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JANAINA COLECHA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANAINA COLECHA ROCHA
DATA : 07/08/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Web Conferência via Google Meet - meet.google.com/ivk-athv-iox.
TÍTULO:

Efeito da Sistema Gestão de Qualidade sobre o desempenho quantitativo e qualitativo de centrais de inseminação de suínos.


PALAVRAS-CHAVES:

Bacteriologia, Concentração espermática, Ejaculado suíno, Inseminação artificial.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O objetivo deste trabalho foi avaliar os processos de coleta e manipulação do ejaculado em UDG de sêmen suíno com potencial impacto na qualidade espermática e microbiológica das DI. Foram avaliadas 11 centrais de inseminação artificial distribuídas nos estados de RS, SC, PR, MS e MT, totalizando cerca de 1.650 machos no plantel total (+/- 25% dos machos do plantel brasileiro em produção). Todas as unidades possuíam o mesmo sistema de análise computadorizada do sêmen (CASA; Magavision®Magapor®, Espanha) em uso a mais de 12 meses, calibrados pelo padrão da empresa fornecedora. Foram avaliados dados quantitativos e qualitativos dos históricos de produção de sêmen das unidades, com base em dois anos de produção, no período de agosto de 2017 a julho de 2019, em conjunto com a avaliação amostral de exames de microbiologia dos principais pontos críticos de produção, concentração espermática da DI e conferência de todo o processo de produção de sêmen através de Check list com 75 itens avaliados. Foram correlacionados os itens em não-conformidade do Check list de 96 visitas no período de 30 dias anteriores e pós aplicação, com os resultados não conformes das análises. Na avaliação das variáveis de contaminação do sêmen puro, das doses diluídas e armazenadas e nas amostras de água (entrada, pós tratamento, armazenada e diluente) foram encontrados fatores que apresentaram significância (P<0,05), aumentando a chance de ocorrer prejuízos na qualidade da dose. Já na análise de concentração, somente o percentual de amostras com concentração >3,48 bilhões de espermatozoides nas doses tradicionais foram afetadas, com poucas amostras fora do padrão para esta variável. Identificamos os pontos no processo que impactam negativamente na qualidade da dose e precisam ser considerados conforme o grau de risco.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA PAULA GONÇALVES MELLAGI - UFRGS
Externo à Instituição - ANDRÉ FURUGEN CESAR DE ANDRADE - USP
Presidente - 2648941 - IVAN BIANCHI
Externa à Instituição - RAQUEL AUSEJO MARCOS
Externo à Instituição - THOMAZ LUCIA JÚNIOR
Notícia cadastrada em: 10/07/2020 20:38
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-01.sig.ifc.edu.br.sigaa01