PGPSA/ARAQ ARAQUARI- C.C. PÓS-GRAD PROD.SAN.ANIMAL ARAQUARI - COORD. PESQUISA E INOVAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RAFAEL SALES PAGANI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL SALES PAGANI
DATA : 04/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Web Conferência via Google Meet - meet.google.com/dkb-nwhn-ngw.
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DA VISITAÇÃO PÚBLICA SOBRE O BEM-ESTAR DE LEÕES-ANGOLANOS (Panthera leo bleyenberghi), MEDIANTE AVALIAÇÃO DE METABÓLITOS FECAIS DE GLICOCORTICOIDES E DE VARIÁVEIS COMPORTAMENTAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

estresse; felinos; visitantes; zoológico.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

As populações naturais de leões vêm declinando nas últimas décadas devido à pressão antrópica, sendo necessário o manejo populacional sob cuidados humanos. Tais ações só são aceitáveis atendendo aspectos de bem-estar animal. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do número de visitantes no zoológico sobre o bem-estar de leões-angolanos, através de análises individuais comportamentais e de metabólitos fecais de glicocorticoides (MFG). O Zoo Pomerode abriga quatro machos de leão-angolano, alvos do estudo, com idade entre cinco e seis anos. As coletas foram realizadas entre os dias 06/06/2019 à 05/07/2019. Amostras fecais foram colhidas individualmente pela manhã e diferidas pela ingestão de sementes. Foram armazenadas a -20°C até o envio ao Laboratório de Dosagens Hormonais da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo e processadas por enzimaimunoensaio. A validação dos exames foi obtida através de desafio com hormônio adrenocorticotrófico. Etogramas foram realizados por método de varredura, a cada 1 minuto, por duas horas de manhã e de tarde. O número de visitantes foi obtido junto ao zoo e os dados meteorológicos no Instituto Nacional de Meteorologia. A análise estatística foi realizada utilizando o SAS. O número de visitantes e as condições meteorológicas não influenciaram os MFG. Houve variação individual, onde um dos leões apresentou maior chance de ter valores superiores de MFG. Na análise comportamental, quando o número de visitantes foi maior os animais ficaram mais em locais com areia e no quadrante mais próximo aos visitantes. Conclui-se que estes indivíduos de leões-angolanos não são influenciados negativamente pelo aumento de visitante no zoológico, pois possuem ambiente dinâmico e protocolos de medicina, nutrição e de bem-estar que atendem as necessidades da espécie. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - NEI MOREIRA - UFPR
Presidente - 2101600 - ANA CAROLINA GONCALVES DOS REIS
Interna - 1046884 - ELIZABETH SCHWEGLER
Notícia cadastrada em: 26/06/2020 19:35
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03