ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA CONSTRUÇÃO DE MANUAL DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE APLICATIVO.
letramento; glossário científico; metodologias; inclusão.
A presente proposta tem como principal objetivo desenvolver um material didático de fácil acesso, que seja usado como auxílio de aula prática e interdisciplinar, abrangendo conceitos e a inserção do estudante no mundo científico, com a proposta estratégica futura de implementação de um material digital na forma de aplicativo. Inicialmente o documento apresenta uma abordagem com contextualização histórica das práticas pedagógicas no ensino de ciências, além das mudanças no entendimento metodológico a ser repensado como vivência prática. Estão descritas também, as principais metodologias e técnicas atualmente usadas em sala de aula, como: expositiva dialogada, prática ou experimental, aula invertida, ensino rotativo e o ensino hibrido, a inclusão e além destas estratégias, são abordadas as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área e também perspectivas para um futuro próximo. O desenvolvimento deste material didático/pedagógico, na forma de roteiro de aulas práticas, com a proposta de desenvolvimento de um aplicativo interativo, mostra-se uma ferramenta inovadora no âmbito escolar, pois propõe uma alternativa de incluir novas estratégicas de ensino-aprendizagem, na alfabetização cientifica e multidisciplinar.