Banca de DEFESA: GABRIELA CRISTINA DE SOUZA

DISCENTE : GABRIELA CRISTINA DE SOUZA
DATA : 05/05/2023
LOCAL: Web Conferência - Google Meet: https://meet.google.com/xwo-hcaw-rrg.

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO EM BALNEÁRIO BARRA DO SUL-SC.

Prática Pedagógica; Formação continuada; Meio Ambiente; Sustentabilidade;

Esta pesquisa é um estudo de caso delineada por métodos mistos, de cunho exploratório e natureza descritiva, que teve como objetivo avaliar a percepção dos professores sobre a Educação Ambiental (EA) no Ensino Médio, na Escola Estadual de Educação Básica Dom Gregório Warmeling, no município de Balneário Barra do Sul/SC. Partindo-se da premissa que EA é considerada um tema transversal que deveria ser trabalhado como prática educativa durante todo ensino escolar, presente na Lei 9.795 de 27 de abril de 1999, tendo influência significativa na construção da cidadania dos estudantes. A coleta de dados foi realizada através de questionário online pelo Google Forms (14 perguntas fechadas); um encontro com grupo focal por área (Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) baseado em questões sobre a prática pedagógica e educação ambiental, bem como análise de documentos que norteiam a Educação Ambiental no Ensino Médio. A parte qualitativa refere-se à coleta de dados por grupos focais e coleta documental, a parte quantitativa refere-se aos dados gerais da escola e perguntas fechadas aos professores, utilizando-se da Análise de Conteúdo como técnica de análise de dados. A escola possui 1161 estudantes (763 do fundamental e 398 do ensino médio) e 72 professores, dos quais 26 atuam no ensino médio. A pesquisa resultou na percepção da importância das formações continuadas de qualidade, quanto à prática de Educação Ambiental, e a valorização do profissional docente. É necessário que as escolas não sejam locais de transmissão de conteúdo, com característica bancária, ou seja, as escolas devem estar preparadas para uma prática educacional ambiental e sustentável, baseadas nos documentos que regem a Educação, para que o estudante sinta-se pertencente ao meio.

Externa à Instituição - FERNANDA CHRISTINA BOTTEGA - IFSP
Externa ao Programa - 2102481 - ANELISE GRÜNFELD DE LUCA - nullPresidente - 2277446 - FABRICIO MOREIRA SOBREIRA
Interno - 2333652 - LEANDRO MARCOS SALGADO ALVES
Notícia cadastrada em: 03/04/2023 11:26