Banca de DEFESA: JOÃO HENRIQUE RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO HENRIQUE RODRIGUES
DATA : 31/03/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Web Conferência - Google Meet: meet.google.com/ban-xhmy-wba.
TÍTULO:

Desinfecção de esgoto sanitário de uma estação de tratamento municipal: uso da ozonização individual e combinada com radiação UVC-Led.


PALAVRAS-CHAVES:

UVC-LED; Ozonização; Radiação UV; Efluente; Desinfecção; Microrganismo.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A articulação sistemática de recursos hídricos envolve a utilização de instrumentos técnicos e de gestão capazes de minimizar impactos ambientais com otimização do capital disponível, sendo que as estações de tratamento de esgoto (ETE) são constituídas buscando a maior eficiência na remoção de contaminantes, inclusive microbiológicos, potencializando a qualidade da água a ser lançada nos corpos receptores. Porém, várias análises mostram que, mesmo em sistema de tratamento com altos índices de eficiência, a quantidade de microrganismos que chega ao meio ambiente por meio do efluente tratado é considerada elevada. Na grande maioria destas estações não há tratamento terciário, o que pode não ser eficiente quando se busca a entrega de uma água com qualidade microbiológica satisfatória. Em sistemas em que o tratamento terciário é presente, métodos de desinfecção como cloração e radiação UV são comumente utilizados como polimento final do efluente e o acompanhamento da sua efetividade na desinfecção é extremamente importante para evitar gastos desnecessários, tanto com o consumo de produtos utilizados quanto com o consumo de energia elétrica. O desenvolvimento de novas tecnologias para implementação em tratamento de águas é importantíssimo e está diretamente ligado a qualidade da saúde humana. Deste modo, esta pesquisa buscou analisar a eficiência em desinfecção de amostras de efluente de uma ETE do sistema de saneamento do município de Indaial-SC, utilizando os métodos de ozonização e o processo combinado com a radiação UVC-LED, em escala de bancada, em batelada. A determinação da eficiência dos tratamentos foi realizada pela quantificação de Unidades Formadoras de Colônia (UFC) e as variáveis pH (5, 7 e 9) e tempo de aplicação (10, 20 e 30 min) formaram a configuração da análise. O ponto ótimo de desinfecção foi atingido em 20 min de processo, independente do método de desinfecção. Em tempo 10 min, sempre que a aplicação combinada foi utilizada, apresentou melhora na eficiência em todos os pHs, mais notoriamente em meio alcalino. A aplicação da radiação UV através de diodos emissores de luz (LED) é uma tecnologia recente e por isso vem despertando interesse em pesquisas mundiais. Por este motivo carece de maiores análises em diversas configurações para avaliar melhor seu desempenho em desinfecção, via otimização do tratamento, levando também em conta o consumo de energia elétrica por pedido EEO.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HANERON VICTOR MARCOS
Interno - 1815404 - ANDRE LUIS FACHINI DE SOUZA
Presidente - 1836822 - CLEDER ALEXANDRE SOMENSI
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 11:44
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-05.sig.ifc.edu.br.sigaa05