Banca de DEFESA: GABRIEL CRISTIANO WALZ

DISCENTE : GABRIEL CRISTIANO WALZ
DATA : 19/10/2022
LOCAL: Web Conferência - Google Meet - https://meet.google.com/bjn-tbeo-hut.

Recuperação de Nitrogênio e Fósforo de Efluentes Suinícolas Via Produção de Estruvita com Utilização de Magnésio de Baixo Custo.

magnésio de baixo custo; recuperação de nutrientes; economia circular; estruvita; fósforo; nitrogênio

A necessidade global de alimentos demanda por produção sistemática de fertilizantes, tendo o Brasil papel fundamental neste cenário, que pode ser de liderança se conduzido de forma ambientalmente amigável e economicamente sustentável. Tanto a produção de proteína animal, como é o caso da criação intensiva de suínos, como a síntese de fertilizantes nitrogenados (a partir do petróleo) e fosforados (a partir de minérios naturais), possuem elevado potencial poluidor, cada qual com suas características. Nesta guisa, o objetivo deste trabalho foi recuperar os nutrientes nitrogênio (N) e fósforo (P) e partir do efluente suinícola in natura, via produção de um potencial fertilizante de liberação lenta, o mineral estruvita (fosfato de magnésio e amônio ou MgNH4PO4.6H2O), utilizando como fonte de magnésio (Mg) um resíduo industrial local, de baixo custo. Os resultados da condição ótima de tratamento (pH 9,0 e concentração de solução de resíduo de Mg 13,5 mg . L-1) mostraram uma redução de 23,4% na concentração de fosfatos e 97,8% na redução de amônia no efluente de suínos, assim como a formação do mineral estruvita, mostrando a potencialidade da técnica partindo-se apenas de resíduos, sem a necessidade de reagentes de elevado grau de pureza e, consequentemente, custos. A limitação de produção da estruvita devido aos custos do Mg pode ser superada pela utilização deste resíduo amplamente disponível, necessitando de testes adicionais que permitam a quantificação e melhor qualificação do mineral.

Presidente - 1836822 - CLEDER ALEXANDRE SOMENSI
Externa à Instituição - SANDRA APARECIDA DOS SANTOS - UNIDAVI
Interna - 2277482 - SUELLEN CADORIN FERNANDES
Notícia cadastrada em: 12/09/2022 15:26