Banca de DEFESA: FRANKIE TIEGS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANKIE TIEGS
DATA : 30/08/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Web Conferência - https://teams.live.com/meet/939407449200
TÍTULO:

USO DA ENERGIA SOLAR NO APRIMORAMENTO DA COMPOSTAGEM AERÓBIA: DESENVOLVIMENTO DE UMA COMPOSTEIRA GIRATÓRIA AERADA COM AQUECIMENTO.


PALAVRAS-CHAVES:

Composteira fotovoltaica; Co-compostagem; Resíduos sólidos orgânicos; Glifosato; Sustentabilidade ambiental.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

O presente projeto visa desenvolver um sistema de compostagem que usa energia solar para misturar e aquecer a matéria orgânica a ser degradada. A eficiência deste novo sistema foi avaliada pela comparação de parâmetros físico-químicos analisados na compostagem clássica submetida à temperatura ambiental e com mistura manual e na compostagem melhorada, onde se fez uso da composteira giratória e aquecida pela energia solar. Assim, este projeto inovador buscou realizar um processo de compostagem mais eficiente com ganho de tempo, produtividade e qualidade do composto. Depois da composteira ter sido desenvolvida, fez-se o registro da temperatura, odor e alguns parâmetros físico-químicos (i.e., pH, demanda química e bioquímica de oxigênio - DQO e DBO) e microbiológicos (atividade das enzimas pelo método da hidrólise do diacetato de fluoresceína (FDA) na compostagem clássica e na compostagem melhorada. Também foi testada a taxa de biodegradação do pesticida Glifosato nos sistemas clássico e melhorado de compostagem. Os resultados mostraram que a a compostagem com auxílio da energia solar apresentou maior eficiência na redução dos valores dos parâmetros físicos-quimicos básicos em relação a compostagem tradicional para os primeiros 15 dias, sendo que durante este período, o valor da demanda química de oxigênio houve foi menor em 22,9% na composteira fotovoltaica, enquanto para a demanda bioquímica de oxigênio obteve-se uma redução no valor de 38,6%. Os outros valores verificados no composto da composteira fotovoltaica foram menores que os valores encontrados no composto gerado na compostagem clássica. Este trabalho pode servir de ponto de partida para o aprimoramento desta tecnologia de biodegradação auto-sustentável do ponto de vista energético, a qual pode gerar um composto de interesse comercial, satisfazendo os princípios da economia circular.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - RENATA FALCK STORCH BÖHM
Presidente - 586.249.379-49 - CLAUDEMIR MARCOS RADETSKI - STRASBOURG
Interno - 1836822 - CLEDER ALEXANDRE SOMENSI
Notícia cadastrada em: 29/07/2022 00:40
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-05.sig.ifc.edu.br.sigaa05