Hortas pedagógicas nas escolas: percalços e perspectivas.
Atividade extraclasse; Interdisciplinaridade; Educação ambiental; Educação Alimentar.
Este estudo buscou compreender o papel das hortas em ambientes escolares, levando-se em consideração aspectos que remetem a sua implementação e seu vínculo com a proposta pedagógica. O objetivo foi ressaltar a importância do trabalho interdisciplinar com hortas e verificar as distintas visões de professores que atuam no ensino fundamental sobre essa prática extraclasse para identificar os desafios de transformar a horta escolar em ambiente sustentável. O trabalho contou com a participação de 86 professores vinculados a 15 unidades escolares de ensino fundamental de Joinville-SC. Os participantes deram suas contribuições ao relatarem suas experiências com hortas pedagógicas. Foram utilizados três métodos de abordagem: i) um questionário estruturado para coletar dados pessoais e profissionais, tais como gênero, função na escola, tempo de profissão e formação acadêmica; ii) um questionário com aplicação da Escala Likert com a finalidade de mensurar o grau de concordância dos participantes frente as conjunturas do cotidiano escolar; e por último um iii) questionário com questões abertas em que se aplicou o método da Análise de Conteúdo para interpretar dados descritivos e subjetivos dos respondentes. De acordo com os resultados obtidos os indicadores mais expressivos foram à necessidade de institucionalizar o tema horta pedagógica à matriz curricular e a percepção dos professores por assumir estratégias mais coletivas e didáticas quanto aos trabalhos desenvolvidos em aulas extraclasses. Por fim, este estudo verificou as viabilidades das hortas pedagógicas enquanto instrumentos de ensino, sendo propostas intrínsecas a educação ambiental e a consciência da alimentação saudável.