Ordenamento náutico como forma de prevenção de conflitos e acidentes marítimos no Canal do Linguado – Balneário Barra do Sul/SC.
Acidentes em água; ordenamento de navegação; litoral de Santa Catarina; organização de tráfego marítimo; atividades náuticas.
Diante de conflitos e problemas causados pela falta de ordenamento e gestão náutica do Canal do Linguado, em Balneário Barra do Sul, existia uma necessidade de se problematizar o tema, desenvolver estudos e propor soluções viáveis, para que seus mais diversos usuários pudessem ter segurança e entendimento das dinâmicas frente as mais diversas atividades. O objetivo deste estudo foi analisar o problema e sugerir melhorias para a navegação, visando a segurança dos usuários e produzindo indicações para o ordenamento náutico, contemplando a sinalização, rotas de navegação, levando em conta aspectos como profundidade do canal, características de embarcações e tipos de atividades. A motivação essencial é que haja salvaguarda da vida humana pela prevenção de acidentes, diminuição de conflitos e danos a embarcações, proteção do ambiente marinho e aumento da eficiência de navegação. Levantamentos utilizando arcabouço bibliográfico específico, dados de pesquisa de campo, assim como reuniões com grupos da sociedade civil e entidades de interesse, como a Marinha do Brasil, foram a base do estudo, que sugeriu um método de ordenamento náutico na região.