Banca de QUALIFICAÇÃO: VINICIUS VIEIRA DE SOUSA

DISCENTE : VINICIUS VIEIRA DE SOUSA
DATA : 13/12/2019
LOCAL: Campus Blumenau

CONTRA-BANDOS: percursos dos sujeitos do PROEJA mapeados através da escrita de si

PROEJA – Contra-bandos – História de vida – Memorial descritivo

Pretende-se através desta pesquisa, de caráter qualitativo, por meio de pesquisa participante, contra-bandear para dentro do currículo as memórias dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú. Tal proposta surge da seguinte problematização: as vivências dos estudantes do PROEJA são levadas em consideração na organização do trabalho pedagógico nessa modalidade de ensino? A pesquisa se encontra dentro do macroprojeto inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na educação profissional e tecnológica, que faz parte da linha de pesquisa de práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica. A metodologia de pesquisa/aplicação utilizará o memorial descritivo como ferramenta pedagógica que favoreça o resgate das memórias dos estudantes e seu registro em formato audiovisual.  A partir dessa intervenção será elaborado um produto educacional em formato de sequência didática. A fundamentação teórica da pesquisa toma autores como, Antunes, Freire, Kuenzer, Burke, Haddad, Di Pierro, Passegi, Abrahão, para dar sustentação às análises que forem possíveis na empiria.

Presidente - 2333140 - INGE RENATE FROSE SUHR
Externa ao Programa - 1811291 - JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA SILVA