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Dissertações |
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GLAUBER PEREIRA DE SOUZA
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LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL: TESSITURA DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO
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Orientador : BRUNO NUNES BATISTA
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNO NUNES BATISTA
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INGE RENATE FROSE SUHR
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VANESSA ARLÉSIA DE SOUZA FERRETI
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JOSA COELHO DA SILVA IRIGOITE
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Data: 03/04/2020
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A dualidade estrutural da educação básica brasileira caracterizou ao longo da história um modelo de educação profissional e tecnológica centrado na aprendizagem de processos operacionais necessários à execução do trabalho, em detrimento de uma formação humanística geral que possibilitasse ao sujeito um entendimento crítico da sociedade humana. Junto a isso, constata-se a existência de uma quantidade de sujeitos escolarizados que, embora saibam ler e escrever, não possuem um desenvolvimento de leitura suficiente que lhes proporcione produzir sentidos a partir dos textos lidos. Se dentro de uma sociedade grafocêntrica a leitura é condição exigida para uma participação mais efetiva nas práticas sociais, desenvolvê-la no âmbito da educação profissional e tecnológica se torna imperativo, no movimento de superação da dualidade estrutural. Assim, visando estipular práticas pedagógicas que contribuam para melhorar a capacidade de compreensão textual dos alunos, elaborou-se a presente pesquisa, de caráter qualitativo e baseada na metodologia da pesquisa-ação, em que se construiu uma abordagem didática de trabalho com textos centrado na análise de aspectos de constituição da textualidade, incorporada à ideia de caminhada interpretativa proposta por Geraldi (1993). O trabalho foi realizado por meio de intervenções planejadas junto a um grupo de alunos do 1º ano do curso Técnico em Química Integrado, do Instituto Federal Catarinense – campus Brusque – durante 10 encontros pedagógicos. A partir das discussões promovidas com os sujeitos participantes e da análise de questionários, ao longo da pesquisa foram gerados dados que permitiram depreender a necessidade de uma prática constante de atividades textuais nas aulas de Língua Portuguesa, para que se amplie entre os discentes a habilidade de ler e compreender textos. Dessa constatação, criou-se um produto educacional no formato de caderno didático-pedagógico dirigido a professores do ensino médio integrado, com apontamentos que ressaltam aspectos considerados relevantes na formulação de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da compreensão textual.
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Não se aplica.
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SIMONE VOLTOLINI OLCZYK
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(RE) CONSTRUINDO OLHARES: CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA CONHECER OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
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Orientador : INGE RENATE FROSE SUHR
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MEMBROS DA BANCA :
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INGE RENATE FROSE SUHR
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CLADECIR ALBERTO SCHENKEL
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GABRIEL GRABOWSKI
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Data: 18/06/2020
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Historicamente a educação brasileira é marcada pela dualidade, com escolas e/ou cursos dirigidos aos que usam sua força de trabalho na construção da vida e da riqueza e outros, destinados às elites dirigentes. A luta contra essa dualidade na educação é permanente e contra hegemônica, tendo por objetivo favorecer a transformação da sociedade. A educação integral, uma das colunas de sustentação do ensino médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica, é parte importante desta luta e, por isso mesmo, deve ter como foco o estudante, compreendido como sujeito historicamente situado, dialeticamente determinado e determinante da realidade em que vive. Compreendendo a formação integral como horizonte a perseguir, a pesquisa ora relatada está vinculada a linha de pesquisa de Formação de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), macroprojeto Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. Com características de pesquisa-ação de caráter qualitativo, se constituiu com o objetivo de proporcionar, por meio da elaboração de uma sequência didática, estratégias que possam ser utilizadas pelos docentes atuantes no ensino médio integrado à educação profissional para melhor conhecerem os jovens com os quais atuam. Após a elaboração de um referencial teórico que permitisse interpretar os dados coletados, ocorreu a aplicação de questionário a estudantes e professores de primeiro ano de ensino médio integrado da instituição lócus da pesquisa. Buscou-se compreender as semelhanças e diferenças desses dois grupos em relação às seguintes temáticas: i. quem é o estudante, do que gosta, o que valoriza; ii. como este estudante está vivenciando o ensino médio integrado à EPT; ii. quais seus sonhos e projetos para o futuro. Os dados coletados demonstraram que realmente há diferenças marcantes entre a forma como os estudantes e seus professores compreendem essa etapa da vida, reforçando a importância da sequência didática, formato eleito para o produto educacional. A aplicação da sequência didática ressaltou as potencialidades de seu uso para aproximar a percepção dos professores às realidades vividas pelos jovens. Por fim, o estudo reforçou a importância do aprofundamento teórico para compreender, tanto as realidades vividas pelos estudantes quanto as dos docentes.
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Não se aplica
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HENRIQUE PITT
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A literatura marginal como chave hermenêutica no estudo da ditadura militar: uma sequência didática interdisciplinar como produto educacional na EPT.
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Orientador : REGINALDO LEANDRO PLACIDO
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MEMBROS DA BANCA :
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CESAR ROMERO AMARAL VIEIRA
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CLADECIR ALBERTO SCHENKEL
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REGINALDO LEANDRO PLACIDO
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Data: 25/06/2020
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Este artigo integra a produção acadêmica necessária à validade de um produto educacional, denominado Tempoemas – golpes poéticos na ditadura militar: A utilização da Literatura Marginal em Geografia, História e Língua Portuguesa, para o estudo do período militar do Brasil (1964-1985), o qual foi proposto e experimentado a partir de pesquisa vinculada ao Mestrado do ProfEPT, do Instituto Federal Catarinense – Blumenau. O produto caracteriza-se como uma sequência didática interdisciplinar, com o qual pretende-se contribuir para o ensino em curso técnico integrado ao ensino médio na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. A literatura proposta como chave de interpretação, neste trabalho caracterizada como hermenêutica, para o ensino em questão, foi pensada no viés da História Cultural, em diálogo com autores como Michel de Certeau, Roger Chartier, Paul Ricoeur, Jean-Claude Schmitt, e demais, em relação à proposta de politecnia da rede de Institutos Federais. Desse modo, o produto educacional oferta-se como uma possibilidade alternativa ao estudo do período militar, principalmente em relação ao caráter autoritário do regime a partir do AI-5, em 1968.
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Não se aplica.
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JOAO CARLOS CICHACZEWSKI
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Cidadãos para o Mundo do Trabalho: os IFs e o projeto societário de desenvolvimento
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Orientador : CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
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MEMBROS DA BANCA :
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GAUDÊNCIO FRIGOTTO
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CLADECIR ALBERTO SCHENKEL
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CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
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LIAMARA TERESINHA FORNARI
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Data: 09/07/2020
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Este trabalho versa sobre a Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil, e as contradições que a possibilitou chegar à forma a qual se encontra na atualidade, expressa nos Institutos Federais de Educação Científica e Tecnológica, produto de uma política pública do Estado brasileiro constituída no apagar das luzes do ano de 2008 cuja genealogia reside nas experiências de lutas da classe trabalhadora brasileira a partir dos anos de 1970, enquanto a essência que as estruturaram, encontra-se na proposta societária que constituiu a crítica à sociedade burguesa do século XIX e que possibilitou condições reflexivas para a elaboração da proposta de educação politécnica enquanto contraponto à formação burguesa unilateral, tendo como perspectiva a formação omnilateral junto em uma nova sociedade. Ao longo do texto que se apresenta, o leitor vai se deparar, no primeiro momento, com a introdução e a apresentação do artigo expandido, cujo significado, é o da dissertação de mestrado. O conteúdo do artigo é essencialmente o dos caminhos teórico-metodológico da pesquisa, os problemas e as mudanças de rumos, o processo de constituição do produto educacional e os impasses durante a aplicação e avaliação análise dos dados. Ao final defendemos a continuidade e expansão dessa experiência educacional com acesso prioritário às camadas menos favorecidas. No segundo momento, no apêndice “A”, o leitor tem a sua disposição o conteúdo do produto educacional, o e-book “Uma história por fazer-se: o sentido da formação profissional nos IFs”. Neste trabalho o leitor vai se deparar com a trajetória da educação profissional no Brasil de modo indissociável aos processos políticos que disputaram e determinaram os rumos da nação seja na forma das convergências, seja na da ruptura que deu origem a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica. Para entender tais disputas, encruzilhadas, rupturas e conciliações, se fez necessário mergulhar nas origens e particularidades do Estado brasileiro e identificar a característica mandonista do campo hegemônico da burguesia brasileira, a qual a posiciona mais próxima de concepções constitutivas do antigo regime que à concepções de caráter liberal democrático, concepções essas construídas por meio de uma estratégia de caráter democrático e popular onde o maior dos consensos é o de “enterrar” o velho e a perspectiva de que o novo amplie e melhore as condições de ação da vida que emergiu com o parto da lei 11.892.
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This research project seeks to understand the determinants of the Federal Institutes of Education, Science and Technology, created by the Brazilian State in 2008.
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CAROLINE RESENDE ZAGO
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ENSINO MÉDIO INTEGRADO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
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Orientador : INGE RENATE FROSE SUHR
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MEMBROS DA BANCA :
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BERNADETE MACHADO SERPE
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INGE RENATE FROSE SUHR
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PAULA MITSUYO YAMASAKI SAKAGUTI
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Data: 10/07/2020
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O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, vinculada ao curso de mestrado profissional em educação profissional tecnológica (ProfEPT) e que tem como tema a invisibilidade dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) que frequentam o Ensino Médio Integrado (EMI) a Educação Profissional e Tecnológica nos campi do IFC (Instituto Federal Catarinense). Parte-se do pressuposto que a educação integral é um horizonte a se perseguir e deve levar em conta todos os estudantes, inclusive aqueles com AH/SD, oferecendo-lhes condições para desenvolverem ao máximo suas habilidades. Alunos com AH/SD são público alvo da educação especial e têm garantidos nos dispositivos legais a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que deverá prover recursos e metodologias adequadas, bem como o enriquecimento curricular para o desenvolvimento adequado de suas potencialidades. No entanto, constatou-se, a partir da análise dos relatórios institucionais, a pouca visibilidade dos estudantes com AH/SD matriculados nos cursos de EMI nos campi do IFC, o que justifica a presente pesquisa. Partiu-se da investigação de quais conhecimentos seriam necessários aos profissionais das equipes de AEE (pedagogo, psicólogo, professor de AEE e TAE - técnico em assuntos educacionais) para reconhecimento e identificação dos estudantes com indicativos de AH/SD no EMI. O objetivo geral da pesquisa foi a elaboração do produto educacional - e-book sobre as AH/SD e o EMI. Para coleta de dados foram realizados questionários com os profissionais das equipes de AEE e entrevistas semiestruturadas com as professoras de AEE. A análise dos dados foi realizada seguindo os princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A elaboração do e-book partiu das necessidades pontuadas pelos profissionais, observados na coleta de dados, bem como a partir dos constructos teóricos aqui defendidos, que compreendem a inteligência e as AH/SD na concepção multidimensional. O e-book traz a possibilidade de contribuir com a formação continuada dos profissionais vinculados às equipes de AEE para identificação, reconhecimento e atendimento adequado do estudante com AH/SD no EMI, assunto ainda pouco pesquisado no Brasil. A aplicação do produto foi realizada pelo envio do e-book para leitura para os profissionais que participaram da coleta de dados - profissionais integrantes das equipes de AEE, que o avaliaram, através do questionário respondido em formulário eletrônico. Considerou-se a partir da análise dos resultados coletados no formulário, que o material atingiu satisfatoriamente os objetivos propostos. Conclui-se que, apesar de já se fazerem presentes políticas para o público alvo da educação especial na instituição, a educação integral e omnilateral para estudantes com AH/SD no EMI será possível quando também a situação de invisibilidade a qual se encontram esses estudantes for superada. Por sua vez, nesse processo, é fundamental a formação inicial e continuada tanto dos profissionais integrantes das equipes de AEE como do professor do EMI sobre a temática das AH/SD para que as características e comportamentos indicativos de AH/SD possam ser identificadas e que esses estudantes possam ser reconhecidos e incluídos nos cursos do EMI do IFC.
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Não se aplica
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VANIO DEMETRIO
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Formação para o mundo do trabalho ou para o mercado de trabalho?: Uma análise dos Projetos Pedagógicos dos cursos técnicos em mecânica integrado ao Ensino Médio do IFC e IFSC
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Orientador : EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO
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FERNANDO DE OLIVEIRA AMORIM
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REGINALDO LEANDRO PLACIDO
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Data: 10/07/2020
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O trabalho analisa a proposta de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação a partir da formação integrada - formação para o mundo do trabalho - como contraponto à formação restrita ao mercado de trabalho. Busca responder se a referida proposta é atendida quando analisados documentos como os Projetos Pedagógicos (PPC) dos cursos técnicos em mecânica integrado ao Ensino Médio oferecidos pelo IFC e IFSC. Os documentos analisados deixam transparecer intencionalidades que distam da concepção de formação para o mundo do trabalho. Analisa também como os conteúdos de filosofia podem contribuir para a compreensão crítica da realidade ao buscar a reconstrução do conhecimento considerando suas múltiplas determinações no contexto das sempre renovadas condições de produção da vida humana, alternativa que se aproxima da proposta de construção do conhecimento por constelação de Theodor Adorno. O produto educacional foi uma sequência didática, aplicada em sala de aula, com objetivo de interagir com os alunos a proposta desenvolvida na pesquisa .
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A formação para o mundo do trabalho ou para o mercado de trabalho? Uma análise dos planos de ensino de filosofia nos cursos integrados em Mecânica no IFC e IFSC a partir da Teoria Crítica
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CRISTIANE ALBANO MARQUETTI
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Materiais didáticos acessíveis para alunos surdos: respeito linguístico no ensino médio integrado em modelagem do vestuário no IFSC – Jaraguá do Sul
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Orientador : HUMBERTO LUIS DE CESARO
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MEMBROS DA BANCA :
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HUMBERTO LUIS DE CESARO
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SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
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VERIDIANE PINTO RIBEIRO
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Data: 16/07/2020
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Esta pesquisa é fruto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), na área de ensino e recorreu à abordagem qualitativa, fundamentando-se nas leis e literaturas brasileiras sobre inclusão das pessoas com deficiência, mais especificamente das pessoas surdas, refletindo sobre o processo de exclusão/inclusão no ambiente escolar. Alguns autores que fazem parte dessa abordagem são: Quadros e Souza (2008), Ribeiro (2013), Carvalho (2011), Góes (2012), Lodi e Lacerda (2014), Sassaki (2010), Silva (2011) e Frigotto (2001). O objetivo principal é o desenvolvimento de materiais didático acessíveis em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para o curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Modelagem do Vestuário, entendendo-os como uma forma de respeito linguístico aos sujeitos surdos. Além disso, analisa-se a importância da produção desses materiais para o acesso, a permanência e o êxito desses alunos. A pesquisa também perpassa, como um pano de fundo, a autoria do tradutor no processo de criação de materiais em língua de sinais, adotando a premissa de co-criação com o autor intelectual da obra e observando a importância de materiais didáticos orientados pela visualidade e da educação bilíngue para os surdos. A partir da pesquisa documental e da observação participante, analisando a forma como a professora explica o método de moulage cartesiana nas aulas de “Ergonomia e Modelagem I” e “Ergonomia e Modelagem II”, elaborei o produto educacional (site) com os vídeos sobre moulage cartesiana. Dessa forma, a pesquisa levou em conta a necessidade dos usuários, consultando-os sobre a melhor forma de organizar os conteúdos e, ao final, um grupo focal formado por usuários surdos realizou testes de usabilidade, dando seu parecer. Tem-se, portanto, um produto educacional que possibilita acesso ao conteúdo técnico em língua materna, oferecendo liberdade e autonomia aos surdos e ouvintes, com foco em uma educação inclusiva, emancipadora e cidadã, criando processos educativos bilíngues que correspondam à formação de nível médio/técnico como formação libertadora.
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Não se aplica.
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LUANA TILLMANN
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Portifólio formativo: uma proposta de formação continuada sobre práticas pedagógicas e materiais didáticos acessíveis para inclusão de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado no contexto da EPT.
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Orientador : SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA SOARES WUO
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CLADECIR ALBERTO SCHENKEL
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SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
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Data: 16/07/2020
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Esta pesquisa foi desenvolvida ao longo do Mestrado ProfEPT, tendo como área de concentração de estudos a Educação Profissional e Tecnológica. Nesse sentido, nosso olhar para a EPT constituiu-se sob o prisma da formação humana integral, a qual visa a indissociação da formação profissional e da educação básica, articulando ciência, trabalho, tecnologia e cultura no processo formativo de modo crítico e emancipatório dos estudantes, sobretudo de trabalhadores. Por investigarmos o processo de inclusão escolar de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado, nosso estudo foi associado à linha de pesquisa práticas educativas em EPT. Com isso, tivemos como objetivo contribuir com a formação pedagógica de docentes e técnicos administrativos em educação do Instituto Federal Catarinense, no tocante aos conhecimentos profissionais relacionados à inclusão de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado. Para tanto, esta pesquisa foi desenvolvida sob abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação educacional, posto que, pelo fato de sermos docentes da instituição, entendemos que nosso olhar enquanto investigadoras esteve direcionado para a subjetividade dos processos escolares inclusivos, para os aspectos pedagógicos e organizacionais e para as relações interpessoais. Trabalhamos sob uma perspectiva de ação colaborativa e de construção de conhecimentos com os participantes da pesquisa. Os resultados obtidos a partir das coletas/produção de dados realizadas anunciaram a necessidade institucional de ampliar os conhecimentos relacionados à práticas pedagógicas inclusivas e a materiais didáticos acessíveis, condizentes com as necessidades específicas de estudantes cegos. Sendo assim, elaboramos e desenvolvemos em conjunto com os participantes uma formação continuada, que tinha como objetivo compartilhar conhecimentos introdutórios ao processo de inclusão escolar de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado, com vistas a ampliar a realização de práticas pedagógicas inclusivas e a disponibilização de materiais didáticos acessíveis ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Essa formação foi desenvolvida em caráter experimental, em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem, com o intuito de avaliar e validar nosso produto educacional. As contribuições avaliativas dos participantes apontaram para necessidade de reestruturação da formação continuada, sobretudo em aspectos relacionados à carga horária e à quantidade de materiais disponibilizados. Dessa forma, após a análise das contribuições dos participantes, reorganizamos a formação continuada e a apresentamos em um portfólio formativo, o qual sugere uma perspectiva de continuidade no processo de formação de docentes e técnicos administrativos em educação. Por fim, em um nível pessoal, confirmamos nossa compreensão de que a formação de professores se dá no próprio ato da profissão, visto que percebemos que nossa ação docente foi ressignificada, aperfeiçoando nossos conhecimentos específicos e nossa prática pedagógica. Da mesma forma, consideramos que nossa pesquisa se apresentou relevante em nível institucional para a inclusão de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado, ao passo que os conhecimentos específicos e didático-pedagógicos sistematizados, tanto neste artigo, quanto na formação continuada materializada como produto educacional na configuração de portfólio formativo, contribuem com a minimização de barreiras e com a ampliação da permanência, da participação e da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica
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Não se aplica.
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ALANA MOTTA GERLACH
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GAMIFICATION: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
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Orientador : BRUNO NUNES BATISTA
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MEMBROS DA BANCA :
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KINSEY SANTOS PINTO
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BRUNO NUNES BATISTA
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LEANDRO MARCOS SALGADO ALVES
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Data: 21/07/2020
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Este trabalho apresenta a investigação e os resultados da aplicação de uma sequência didática gamificada, voltada para o desenvolvimento da habilidade auditiva, ancorada na abordagem de ensino de línguas baseada em tarefas (TBLT – Task-Based Language Teaching) com mediações de recursos tecnoló gicos digitais. A intenção é descobrir, a partir da construção e da aplicação desta proposta didática, se o fenômeno da gamificação contribui para o aumento da motivação e do engajamento discente nas aulas de língua inglesa no ensino médio integrado. Essa pesquisa foi embasada na metodologia da pesquisa qualitativa, sendo que os dados foram coletados por meio de grupos focais realizados em encontros planejados, junto a um grupo de alunos do 1º ano do curso Técnico em Química Integrado ao ensino médio, do Instituto Federal Catarinense – campus Brusque. Por fim, a partir dos resultados desta pesquisa apresentamos uma reflexão sobre as potencialidades e as possibilidades da inclusão da gamificação processos de ensino e aprendizagem de língua inglesa, com vistas a promover um maior engajamento discente a partir de um ambiente de aprendizagem mais interativo e colaborativo. Discorremos ainda, sobre as vantagens oferecidas pela mediação dos recursos tecnológicos disponíveis para a implementação deste fenômeno nas aulas, com vistas a impulsionar os indivíduos a uma participação mais autônoma e crítica perante a sociedade, visto as diversas possibilidades comunicativas que a língua inglesa oferece.
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Não se aplica.
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CATIA MARIA ALVES MONTEIRO
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Acolher para incluir: o acolhimento como articulador das práticas educacionais inclusivas.
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Orientador : REGINALDO LEANDRO PLACIDO
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MEMBROS DA BANCA :
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REGINALDO LEANDRO PLACIDO
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HUMBERTO LUIS DE CESARO
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JOSEFA SUREK DE SOUZA
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MARTA REJANE PROENÇA FILIETAZ
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Data: 07/08/2020
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O paradoxo exclusão/inclusão é o pano de fundo do presente estudo, que tem como tema central, o acolhimento como articulador das práticas educacionais inclusivas. A partir dessa temática, busca-se repensar as concepções da educação inclusiva e do paradigma da educação para todos na EPT. O caráter interdisciplinar do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vinculando a teoria à prática, requer que o trabalho de conclusão do curso ocorra de forma integrada ao desenvolvimento e aplicação de um produto educacional. Assim, o estudo teórico e a pesquisa realizada inserida na Linha de Pesquisa Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, subsidiaram o desenvolvimento do produto educacional “Acolher para Incluir: Caderno de orientações para o acolhimento dos estudantes público-alvo da Educação Especial e com Transtornos Funcionais Específicos (TFE), do Instituto Federal de Santa Catarina”. A metodologia utilizada foi de pesquisa participante. Os resultados da pesquisa apontam que a aplicação do produto educacional apresenta importantes contribuições para o processo de inclusão dos estudantes, todavia, a sua proposta não encerra por si só todo esse processo, haja vista que corresponde a etapa inicial do processo e que a inclusão deve ser construída de forma contínua e permanente.
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Não se aplica.
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VINICIUS VIEIRA DE SOUSA
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CONTRA-BANDOS: percursos dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos integrada a Educação Profissional e Tecnológica mapeados através da escrita de si
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Orientador : INGE RENATE FROSE SUHR
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MEMBROS DA BANCA :
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NIMA IMACULADA SPIGOLON
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INGE RENATE FROSE SUHR
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MARCIA VALÉRIA PAIXÃO
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Data: 14/08/2020
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Esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi construída ao longo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Campus Blumenau, se originou pelo interesse em saber se as vivências dos estudantes jovens e adultos são levadas em consideração na organização do trabalho pedagógico na EJA integrada à EPT. Sua realização embasou a elaboração e aplicação do produto educacional, denominado CONTRA-BANDOS: percursos dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) mapeados através da escrita de si. Integra a linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, dentro do macroprojeto “inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na educação profissional e tecnológica”. Durante o levantamento do estado do conhecimento ficou claro que há trabalhos colocando em foco as histórias de vida dos estudantes-trabalhadores da EJA integrada à EPT. A partir dessa constatação, objetivou-se propor o uso do memorial como ferramenta pedagógica para favorecer o resgate das memórias dos estudantes da EJA integrada à EPT. Para isso, foi elaborada uma sequência didática (SD), destinada a orientar docentes que desejem fazer o mesmo. A aplicação da SD, utilizando dos procedimentos de uma pesquisa participante, ocorreu no Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú, com os estudantes do Programa Nacional de integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A SD foi construída com base nos preceitos da Nova História e compreendendo como objetivo da educação a formação humana integral, concepção basilar para o PROEJA. Após a aplicação, com base nas anotações do caderno de campo e das memórias do pesquisador, a SD foi revisitada, sendo incluídas/retiradas algumas atividades, bem como sugestões de materiais alternativos que possam servir como motivadores. A SD proposta, abrindo a possibilidade de contra-bandear para o espaço escolar as histórias de vida dos estudantes-trabalhadores do PROEJA, tem grande potencial para contribuir para o processo emancipatório dos estudantes desta modalidade de ensino
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Não se aplica
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VALNEI NUNES
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Proposta de uma matriz de indicadores socioeconômicos para o (re)conhecimento da área de abrangência do Instituto Federal: Um estudo a partir do campus Brusque - IFC
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Orientador : EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO
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JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA SILVA
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LEANDRO RAFAEL PINTO
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REGINALDO LEANDRO PLACIDO
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Data: 18/09/2020
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A partir das finalidades dos Institutos Federais, compreende-se que um campus assume o compromisso de contribuir com sua área de abrangência. Questão esta que reclama, entre outros aspectos, no (re)conhecimento constante dos Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais. Nesta direção, surge a propositura da Matriz Metodológica de Indicadores Socioeconômicos, que contribua com informações alinhadas às ofertas institucionais. Quanto aos resultados obtidos, destaca-se a lacuna existente na definição sobre a área de abrangência de um campus; a importância do reconhecimento destes indicadores, mas, sobretudo de forma desagregada por municípios, quanto em sua série histórica; e a necessidade de um banco de dados com vistas a disponibilizar os indicadores, sem a necessidade de se recorrer às fontes oficiais.
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NÃO SE APLICA
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TALITA DEANE ERN
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MEMÓRIA E PRODUÇÃO DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL: CONTRIBUIÇÕES DO MEMORIAL DO IFC-RIO DO SUL.
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Orientador : CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
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MEMBROS DA BANCA :
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CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
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MOACIR GUBERT TAVARES
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PLABO MENEZES E OLIVEIRA
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REGINALDO LEANDRO PLACIDO
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Data: 02/10/2020
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Esta pesquisa versa sobre o IFC Rio do Sul e foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, polo IFC Blumenau. É classificada como qualitativa e pretendeu constituir a memória da instituição na cidade de Rio do Sul. Para isso, foi necessário mergulhar na formação do município e compreender o contexto socioeconômico em que foi iniciado o debate para a construção da antiga Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul (EAFRS), instituição que originou ao IFC Rio do Sul. O debate se introduziu sobre memória articulado à importância de se pesquisar instituições escolares para, em seguida, reconstituir o processo que originou a cidade de Rio do Sul e a constituiu como importante polo regional na década de 1960 em função da atividade madeireira. A crise do complexo madeireiro abriu caminho para novas atividades econômicas e contribuiu para intensificar o fluxo populacional campo-cidade em Rio do Sul. Foi nesse contexto que emergiu, na década de 1970, o debate para implantar a escola agrícola com o fito de contenção do êxodo rural – no entanto, ela só foi implantada em 1993. Em 2018, após a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completar dez anos de existência na cidade de Rio do Sul, e 23 anos se consideradas as letivas da EAFRS, inquiriu-se se a instituição encontrava dificuldades para a (re)construção de sua identidade com os rio-sulenses ou se havia desconhecimento da população local sobre a nova institucionalidade: o IFC e as modalidades de ensino ofertadas. A natureza da dúvida reside no baixo percentual de estudantes oriundos de Rio do Sul com interesse em ingressar nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio ofertados pelo campus, especialmente naqueles voltados às ciências agrárias. Por meio de pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionário, buscou-se responder as perguntas que guiaram a pesquisa. Os materiais prospectados (fotografias, vídeos, recortes de jornais impressos e reportagens em mídias digitais) possibilitaram a elaboração do produto educacional na forma de site – Memorial do IFC – campus Rio do Sul. Nesse sentido, o Memorial apresenta-se como produto original e inédito, comprometido com a produção historiográfica, geração, manutenção, organização e disponibilização de múltiplas formas de fontes de sua história. Tem a finalidade de contribuir com a construção da memória da instituição na cidade, cuja importância é a perspectiva da produção de uma identidade institucional que evidencie, nos espaços do município, a presença do IFC, de modo que ele se sobreponha, no âmbito da visibilidade da memória popular local, à presença da EAFRS. Da mesma forma, pode ser um importante ponto de confluência no que se refere à preservação do patrimônio histórico-cultural de toda a comunidade local em articulação com o regional, nacional e internacional. Assim, a instituição e seu acervo constituem meios para reavivar memórias, contribuem para a construção da identidade e o estímulo de sua memória, da comunidade e da cidade onde estão assentados.
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NÃO SE APLICA
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CAROLINA FONTOURA CARTANA
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PREVALÊNCIA DE MENINOS E MENINAS NOS CURSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFC: UMA PÁGINA DE INTERNET PARA REFLETIR SOBRE A OS IMPACTOS DA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO
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Orientador : HUMBERTO LUIS DE CESARO
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ALBERTO MAGALHAES BEZERRA
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CLARICE MONTEIRO ESCOTT
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HUMBERTO LUIS DE CESARO
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ROSANA DA SILVA CUBA
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Data: 13/11/2020
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A pesquisa trata da prevalência de meninos e meninas em cursos do ensino médio integrado, como um reflexo da divisão sexual do trabalho. A divisão sexual do trabalho caracteriza-se por designar os homens à esfera produtiva e as mulheres à esfera reprodutiva (Hirata; Kergoat, 2007), separando e hierarquizando tipos de trabalho de acordo com o gênero. A relação entre ela e a educação é pouco explorada, raramente se tratando do nível médio. Historicamente o ensino de nível médio no Brasil foi marcado pela dualidade estrutural, com a existência de duas trajetórias educacionais diferenciadas: uma formação geral, intelectual, que possibilita a preparação para a continuidade de estudos no ensino superior (voltado às elites), e uma formação de cunho técnico e operacional, que prepara o para o trabalho (voltado à classe trabalhadora). Ainda que se busque a superação desta dualidade, no sentido de uma educação integral, é necessário atentar para a manutenção de opressões, sendo crucial questionar-se sobre os lugares atribuídos a homens e mulheres também na formação profissional de nível médio. A pesquisa teve como objetivo compreender como se manifesta a divisão sexual do trabalho na percepção dos servidores envolvidos no ensino e no atendimento aos estudantes do IFC e quais as possibilidades de problematização e conscientização dos servidores em relação ao tema. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes e profissionais técnico-administrativos do atendimento ao estudante de cursos com expressiva maioria masculina ou feminina entre os discentes. Para análise das entrevistas o método utilizado foi o de análise do conteúdo, de Bardin (1977). De forma geral o conteúdo das entrevistas foi de contraposição a qualquer tratamento desigual baseado gênero dos estudantes. Ainda assim, são perceptíveis estereótipos a respeito das características de meninos e meninas. Sabendo da potencialidade da instituição em promover questionamentos de estigmas limitantes na mesma medida em que podem reforçá-los, é apresentado o produto educacional “A escolha de Mariana”. Trata-se de uma página de internet, em formato storytelling. A aplicação do produto foi adaptada ao contexto da pandemia de Covid-19. O produto foi aplicado junto aos Núcleos de Gênero e Sexualidade do IFC. A aplicação do produto demonstrou o atendimento aos objetivos propostos, uma vez que causou a reflexão sobre o tema entre os leitores. Salvas as considerações de melhoria, às quais procuraram ser atendidas na medida do possível, entende-se que o produto teve boa receptividade. Os comentários e observações indicam que há necessidade de formação e discussão sobre questões de gênero na instituição. A pesquisa foi realizada com a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFC.
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Não se aplica.
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LUANA CRISTINA GONCALVES
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O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IFC CAMPUS IBIRAMA: CONSTRUÇÃO DE UM VÍDEO EXPLICATIVO A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE DISCENTES INGRESSANTES
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Orientador : HUMBERTO LUIS DE CESARO
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MEMBROS DA BANCA :
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HUMBERTO LUIS DE CESARO
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DEUZILENE MARQUES SALAZAR
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CHRIS ROYES SCHARDOSIM
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Data: 20/11/2020
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O presente trabalho apresenta pesquisa realizada com o objetivo de conhecer as percepções e expectativas de discentes ingressantes em relação aos cursos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), ofertados pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) no Campus Ibirama. A partir deste conhecimento, foi desenvolvido o produto educacional, que consiste em um vídeo apresentando os cursos do EMIEP, o IFC e o Campus Ibirama. Dentre os principais referenciais utilizados estão Araujo e Frigotto (2015), Frigotto (2012) e Dayrell (2007). A produção de dados foi realizada com um grupo focal, conforme Gatti (2012) e os dados resultantes analisados de acordo com Gibbs (2009). Os resultados mostraram que existe a percepção de que o Campus Ibirama oferece educação de qualidade, que foi considerada pelas participantes como uma oportunidade de ingresso bem sucedido no mercado de trabalho, além de possibilitar o ingresso no nível superior. O conhecimento sobre o EMIEP e sobre a instituição, de um modo geral, mostrouse bastante vago, dependendo do contato professores, alunos e ex-alunos do IFC. Após essa etapa, foi desenvolvido o produto e aplicado aos estudantes do nono ano do ensino MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE – CAMPUS BLUMENAU Rua Bernardino José de Oliveira, 81 – Badenfurt CEP 89.070-270 – Blumenau, SC (47) 3702-1700 - http://blumenau.ifc.edu.br http://profept.ifc.edu.br fundamental de uma escola pública do município, tendo que ser realizado de maneira online devido à suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia de Covid-19. A maioria dos respondentes do questionário de avaliação do vídeo afirmou que o vídeo proporcionou uma importante contribuição para conhecer melhor o IFC, o Campus Ibirama e o Ensino Médio Integrado
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Não se aplica.
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ROSELI BONFANTE
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O PROCESSO DE ESCOLHA PROFISSIONAL DE JOVENS DA CLASSE QUE VIVE DO TRABALHO: UM ESTUDO A PARTIR DO CAMPUS RIO DO SUL DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
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Orientador : INGE RENATE FROSE SUHR
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MEMBROS DA BANCA :
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DEUZILENE MARQUES SALAZAR
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INGE RENATE FROSE SUHR
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JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA SILVA
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VIVIANE GRIMM
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Data: 03/12/2020
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Esta pesquisa buscou compreender como os jovens da classe que vive do trabalho elaboram suas escolhas profissionais e, a partir dos dados coletados, propor uma metodologia reflexiva acerca do mundo do trabalho e das escolhas profissionais. Tal metodologia assumiu o formato de manual, a ser utilizado por profissionais da Educação que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI), com o objetivo de orientar as escolhas profissionais dos estudantes. Do ponto de vista epistemológico, a pesquisa embasou-se na concepção sócio-histórica de homem e de mundo, a qual tem suas proposições teóricas e metodológicas fundamentadas no materialismo histórico-dialético. A coleta de dados realizou-se por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes do Curso Técnico de Agropecuária, integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Rio do Sul. Foram investigados os fatores que influenciaram na decisão quanto à escolha do IFC para cursar o Ensino Médio Integrado e o papel que o IFC representa nas escolhas profissionais destes estudantes. Duas hipóteses orientaram os questionamentos desta pesquisa. A primeira, de que a condição econômica dos jovens seria um determinante em suas escolhas profissionais, o que, na realidade estudada não se confirmou, embora muitos entrevistados revelem que contam com o empenho extra dos pais em buscar recursos financeiros e a intenção de trabalhar para complementar a renda para poderem estudar. Pressupôs-se ainda que os jovens da classe que vive do trabalho tenderiam a não seguir para um curso superior, dadas as condições concretas em que vivem. A pesquisa revelou, porém, que a maioria dos jovens entrevistados pretende seguir a outros níveis de ensino. Quanto à segunda hipótese, de que estes jovens fazem suas escolhas dentre as profissões que estão em seu universo vivencial, ela se confirmou, pois um número significativo deles relatou o desejo de seguir em profissões que estão diretamente relacionadas com a profissão dos pais e mães, como agricultores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e madeireiros. A pesquisa revelou ainda que os jovens estão submergidos em crenças liberais que pouco ou nada representam sua realidade, justificando inclusive o desejo de cursar o ensino superior e a crença de que com esforço isso se tornará possível. A partir dos posicionamentos dos estudantes revelados nas entrevistas, elaborou-se um roteiro a ser utilizado por profissionais da educação para orientar o processo reflexivo sobre o mundo do trabalho e sobre a escolha profissional pelos jovens, principalmente os do terceiro ano do EMI. O Produto Educacional (PE), ou manual, resultado dessa pesquisa, foi encaminhado digitalmente aos docentes e técnicos em assuntos educacionais da área de ensino do local em que foi realizada a coleta de dados, tendo em vista os limites impostos pela pandemia do Coronavírus (COVID-19). Após o período em que o manual esteve disponível para leitura, os profissionais o avaliaram por meio de formulário eletrônico no Google Formulários. Apesar do baixo índice de retorno, as avaliações foram bastante positivas, indicando que ele traz em si potencial de auxiliar o processo de escolha profissional para os estudantes da classe que vive do trabalho.
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Não se aplica.
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Karem Aparecida Simas Resende
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Tecnologias assistivas: tutorial pedagógico como ferramenta formativa para professores com estudantes cegos
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Orientador : SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
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MEMBROS DA BANCA :
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SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
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INGE RENATE FROSE SUHR
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GEISA LETÍCIA KEMPFER BOCK
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ANDRÉA POLETTO SONZA
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Data: 17/12/2020
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Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado em Rede/ProfEPT. Apresenta um estudo acerca das tecnologias assistivas relacionadas às atividades e participação da pessoa cega no uso de computador com software livre NVDA. Objetiva a produção de um tutorial pedagógico como ferramenta formativa para professores com estudantes cegos, com vistas ao uso dos programas ABBY FineReader e Adobe Pro DC, que digitalizam e convertem os arquivos em pdf para o formato acessível e editável. Tal propósito, visa contribuir junto às pessoas cegas que estejam cursando a Educação Técnica Profissional de nível médio, à igualdade de condições e oportunidades de acesso ao processo de aprendizagem. O referencial teórico alicerça-se em Mantoan (2013); Mazzotta (2014); Sassaki (1997); Orrú (2017) dentre outros, os quais abordam categorias como inclusão, segregação e normalidade, a partir dos aspectos teóricos e históricos. Já às categorias, pessoa com deficiência e tecnologias assistivas, dão base ao estudo Gasparetto (2009); Bersch (2009) e Weinschenker (2018). O arcabouço legal brasileiro também é considerado na pesquisa. A metodologia acerca-se das contribuições da pesquisa em educação em suas abordagens qualitativas. Tem como sujeitos, professores do Instituto Federal Catarinense, que atuam no Ensino Médio Integrado. A coleta de dados, foi feita por meio de questionário, usando email (Google Forms), para avaliar o conhecimento e uso das tecnologias assistivas para cegos, objetivando à sistematização da formação e do desenvolvimento do tutorial em vídeo aula, que envolve fases como distinguir, descrever, explicar, aplicar e, por fim, elaborar um produto educacional que possa contribuir com a garantia e aplicação do Desenho Universal da aprendizagem (DUA). O estudante cego ou com deficiência visual busca as mesmas oportunidades de aprendizagem e de qualificação profissional como os demais que frequentam o Ensino Médio Integrado e, para que isso ocorra, iguais oportunidades de leitura devem e podem ser oferecidas por meio de material acessível, revisado e adequado conforme as necessidades de cada estudantes, a partir do uso dos programas ABBYY FineReader e Adobe Pro DC que trarão agilidade, e comodidade para os estudantes que farão uso deste material, bem estar e quiçá diminuir as dificuldades de acesso à leitura em sala de sala e estreitar as relações dos professores e de todos os estudantes
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Não se aplica.
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