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Dissertações |
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CRISTIANE APARECIDA LISSAK BILIBIO
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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E OS TRADUTORES/INTÉRPRETES EM LIBRAS-PORTUGUÊS: O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO REMOTO E/OU NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
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Orientador : JORGE DA CUNHA DUTRA
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MEMBROS DA BANCA :
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BERNADETE MACHADO SERPE
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FABIANO SOUTO ROSA
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JORGE DA CUNHA DUTRA
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REGINALDO LEANDRO PLACIDO
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Data: 22/02/2024
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Esta pesquisa teve como objetivo geral problematizar como acontece a atuação dos profissionais tradutores e intérpretes em Libras-Português no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação dentro da Educação Profissional e Tecnológica no ensino remoto e/ou na Educação a Distância. Com relação à metodologia, a natureza do trabalho foi uma pesquisa aplicada; utilizou-se de entrevista estruturada com os sujeitos que atuam como Tradutores e Intérpretes em Libras-Português (TILSP) no Instituto Federal Catarinense. Para a análise dos dados coletados, empregou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados encontrados indicaram que, nas aulas síncronas e assíncronas, o local de atuação do TILSP precisa ter um fundo neutro, tendo boa iluminação, câmera com boa resolução e sem circulação de pessoas; o profissional TILSP necessita do material com antecedência; e é importante ter o revezamento com outro profissional. Com essas informações, elaborou-se o produto educacional: um vídeo estilo animação gráfica, traduzido em Libras, com o título: “TILSP nas aulas síncronas e aulas assíncronas na EPT”. Como considerações finais desta investigação, destaca-se a importância essencial de que as Tecnologias da Informação e Comunicação na atuação dos TILSP estejam funcionando corretamente. Durante o período remoto, com as aulas síncronas e assíncronas, as preocupações eram a conectividade com a internet, fundo ser neutro, os equipamentos funcionando bem durante a transmissão e as vestimentas, para que o aluno surdo participasse das aulas, como os demais colegas. Em suma, a originalidade deste trabalho visa contribuir com a EPT, salientando a relevância da contribuição dos TISLP para a formação integral dos estudantes surdos por meio da acessibilidade linguística e da inclusão escolar.
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ANDRÉ EDUARDO KONELL
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CURRICULARIZAÇÃO DA PESQUISA E EXTENSÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE NOS CAMPI BLUMENAU E CAMBORIÚ
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Orientador : FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
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EDER APARECIDO DE CARVALHO
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VIVIANE GRIMM
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IVONETE TELLES MEDEIROS PLACIDO
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Data: 29/02/2024
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A curricularização da pesquisa e extensão se tornou um tema relevante ao considerar sua aplicabilidade no Ensino Médio, especialmente no contexto do IFC, cujo histórico e desenvolvimento refletem uma implementação alinhada aos pilares de ensino, pesquisa e extensão. A metodologia empregada nesta pesquisa foi qualitativa, exploratória e empírica, utilizando entrevistas semiestruturadas com docentes dos Cursos Técnicos de Informática integrados ao Ensino Médio nos campi de Camboriú e Rio do Sul do Instituto Federal Catarinense (IFC). Para a análise dos dados, optou-se pela abordagem da Análise Textual Discursiva (ATD), utilizando categorias específicas. Este estudo, intitulado "Integração da Pesquisa e Extensão nos Cursos Técnicos de Informática do Instituto Federal Catarinense nos Campi Blumenau e Camboriú", foi conduzido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Seu propósito consiste na análise do processo de curricularização da pesquisa e extensão nos cursos técnicos de Informática integrado ao Ensino Médio do IFC, nos campi Blumenau e Camboriú. O objetivo é desenvolver um roteiro orientativo que aborde lacunas e potencialidades desse processo, com foco na perspectiva de formação humana integral, por meio do estudo desses dois campi (Blumenau e Camboriú). O projeto está inserido na linha de pesquisa "Práticas educativas em educação profissional e tecnológica", integrante do macroprojeto "Práticas educativas no currículo integrado". Os resultados destacaram a necessidade de disseminação e multiplicação das melhores práticas dos docentes. O produto educacional desenvolvido neste estudo é destinado aos docentes do IFC, baseando-se na estrutura curricular já existente em todos os cursos da instituição. Sua elaboração foi inspirada nas entrevistas realizadas com docentes dos dois campi em estudo, estando diretamente relacionado a práticas que concretizam o propósito da Formação Integral do Estudante.
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JUNIEL RODRIGUES LEITE
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A Feira de Matemática e sua Interlocução com a práxis dos docentes que ensinam Matemática na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais.
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Orientador : FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
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DENISE FERNANDES
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VIVIANE GRIMM
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ALAIDE FERREIRA DOS SANTOS BARROS
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Data: 01/03/2024
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A Feira de Matemática (FMat) é um espaço de compartilhamento de conhecimentos matemáticos, envolvendo alunos e professores de todas as etapas da educação, desde a educação infantil até o nível superior, provenientes de instituições públicas e privadas, bem como Institutos Federais (IFs). Com base nisso, o objetivo geral desta pesquisa é investigar, a partir do processo de orientação e/ou participação na FMat, as contribuições proporcionadas para práxis dos docentes que ensinam matemática no Ensino Médio Integrado (EMI) de IFs quanto à integração da matemática com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para atingir este objetivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove professores que ensinam matemática de seis IFs com objetivo de identificar as vivências, experiências e contribuições que esses professores adquiriram por meio da orientação de trabalhos em FMat ou em participação nela, correlacionadas à EPT e sua práxis docente. A análise dos dados empíricos foi realizada utilizando a metodologia da Análise Textual e Discursiva (ATD), segundo (Moraes, 2003), resultando em categorias a priori e emergentes. Para as categorias a priori, constatou-se contribuições da FMat para a formação de professores num processo de dodiscência crítica-reflexiva, centrada no aluno; prática docente articulada com outras áreas do conhecimento e a integração da matemática com a EPT. Com relação às categorias emergentes, foi identificado o envolvimento de programas institucionais, como PIBID e Residência Pedagógica no Movimento da Rede de Feira de Matemática (MRFMat), bem como a preocupação dos professores na busca de manter o Currículo do Curso integrado e atualizado. A partir da análise, foi desenvolvido o produto educacional "Guia Orientador para a Feira de Matemática", com o objetivo de difundir a FMat entre professores, estudantes, instituições de ensino e a comunidade em geral, abordando desde a concepção inicial da FMat até os processos de orientação, avaliação, gestão e organização da Feira.
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JOANA FONTANELA FORTUNATO
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A TEMÁTICA SEGURANÇA DO TRABALHO NO CURRÍCULO DO CURSO EJA- EPT QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ELETRICISTA INDUSTRIAL DO IFC CAMPUS BLUMENAU: UM ESTUDO DE CASO
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Orientador : JORGE DA CUNHA DUTRA
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MEMBROS DA BANCA :
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JORGE DA CUNHA DUTRA
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LARISSA MAAS
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SARA NUNES
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SEVERINO JOAQUIM CORREIA NETO
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Data: 08/03/2024
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A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a presença da temática Segurança e Saúde do Trabalho no currículo do Curso EJA-EPT com Qualificação Profissional em Eletricista Industrial do Instituto Federal Catarinense Campus Blumenau. Os discentes que no âmbito do curso aprendem a atuar em atividades como manutenção em instalações elétricas e circuitos elétricos de máquinas e equipamentos, necessitam de meios ou ferramentas que visem garantir a segurança e a saúde, visto que, estão expostos a riscos na realização dessas atividades. Para atingir o objetivo geral apresentado, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que contaram com a participação dos discentes e docentes da área técnica do curso em questão. Conjuntamente foi realizada a análise dos documentos que norteiam a estrutura curricular do curso. A partir dos dados coletados na pesquisa foi confeccionado um produto educacional na forma de e-book intitulado “Manual Prático da Norma Regulamentadora - NR 10”. A proposta é de que este produto reúna informações que deem suporte à aquisição dos conhecimentos necessários para a formação do profissional qualificado para o trabalho com eletricidade, sobretudo no que concerne à sua atuação no mundo do trabalho com segurança.
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ELIANA GASPODINI COLDEBELLA
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A PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS BLUMENAU
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Orientador : JORGE DA CUNHA DUTRA
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MEMBROS DA BANCA :
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JORGE DA CUNHA DUTRA
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JULIENE MARQUES BOGO
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BERNADETE MACHADO SERPE
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ANA PAULA ZERBATO
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Data: 15/03/2024
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Este estudo tem por finalidade compreender como os docentes percebem o processo de inclusão educacional para os alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau/SC. Está incluída dentro da linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e situada dentro do Macroprojeto 2 - Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. A metodologia utilizada segue uma abordagem qualitativa de classificação exploratória e utiliza como procedimentos técnicos a pesquisa de campo e a análise dos dados por meio da análise de conteúdo. Foram entrevistados dez docentes dos Cursos Técnico de Informática e de Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio.Assim sendo, a pesquisa permitiu entender a percepção dos docentes no processo de inclusão educacional de alunos PAEE. Como resultado, foi elaborado e aplicado um produto educacional em formato de e-book, objetivando auxiliar os educadores com conhecimentos referentes ao tema deste estudo, envolvendo inclusão escolar, percepção docente e currículo, intitulado “DUA – Desenho Universal para a Aprendizagem – ensino para a diversidade”. Este material busca apresentar contribuições básicas sobre o uso das nomenclaturas empregadas no processo de inclusão educacional, assim como referência sobre quem são os alunos PAEE e aborda brevemente as legislações que certificam o processo de inclusão escolar. Para finalizar, o produto educacional oferece aos professores uma estratégia de ensino denominada Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA como ferramenta para a acessibilidade, heterogeneidade e participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem.
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ARIANA MENDES
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Macroprojeto de Práticas Educativas no Currículo Integrado
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Orientador : VIVIANE GRIMM
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MEMBROS DA BANCA :
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JORGE DA CUNHA DUTRA
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JULIENE MARQUES BOGO
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SHIRLEI DE SOUZA CORRÊA
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VIVIANE GRIMM
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Data: 15/03/2024
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Esta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Catarinense - Blumenau, inserida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” no “Macroprojeto de Práticas Educativas no Currículo Integrado”. O Novo Ensino Médio instituído pela Lei 13415/2017 trouxe alterações na oferta desta etapa de ensino, na qual a flexibilização curricular se destaca com a introdução dos itinerários formativos, entre eles o Projeto de Vida. Neste sentido, o estudo buscou analisar como este componente foi implementado em uma escola piloto da rede estadual, localizada no Médio Vale do Itajaí, a fim de desenvolver um produto que contribua com a discussão sobre o Projeto de Vida, sob a luz dos conceitos de juventude e trabalho. Para a fundamentação teórica parte-se de autores que discutem a reforma do ensino médio e sua relação com políticas neoliberais, o Projeto de Vida, juventude e trabalho em consonância com a formação integral, tais como: Thiesen (2021), Freitas (2014), Santos e Gontijo (2020), Silva (2023), Alves e Dayrell (2016), Ramos (2018). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa explicativa e de natureza aplicada. Os dados foram coletados por meio de fontes documentais e aplicação de entrevistas com docentes que atuam no respectivo componente curricular, além de observação dos momentos de reunião de planejamento e das aulas ministradas pelos docentes do Projeto de Vida, sendo analisados a partir da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) e do conceito do ciclo de políticas de Stephen Ball (MAINARDES, 2006; 2018). Quanto aos resultados do estudo, destaca-se que a reforma do ensino médio impactou a oferta do ensino médio, lançando novos desafios para os gestores, coordenadores e professores da rede, que passaram a ofertar um componente curricular que até então nunca havia feito parte da grade e com o qual a familiaridade pedagógica era a grande fragilidade, contribuindo para a precarização da formação dos estudantes. A partir da análise, foi desenvolvido o infográfico “Juventude e trabalho: limites e possibilidades do Projeto de Vida no Ensino Médio”, aplicado em uma roda de conversa com gestores, coordenadores e professores participantes da pesquisa, que destacaram a relevância do material para fomentar a discussão e ampliar a compreensão acerca do Projeto de Vida, juventude e trabalho.
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MARIA DO SOCORRO ALMEIDA DE ASSUNÇÃO VASCONCELOS
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Conhecer para Usufruir: A Compreensão dos Estudantes sobre o sistema de Reserva de Vagas (Cotas) no Processo Seletivo de Ingresso nos Cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense.
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Orientador : REGINALDO LEANDRO PLACIDO
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MEMBROS DA BANCA :
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DENISE FERNANDES
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JORGE DA CUNHA DUTRA
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RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO
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LÍGIA DOS SANTOS FERREIRA
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Data: 22/03/2024
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A presente pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserida na linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. O estudo teve como objetivo analisar a compreensão dos estudantes acerca do sistema de reserva de vagas (cotas) durante o Processo Seletivo de Ingresso (PSI) nos cursos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal Catarinense.O estudo foi de natureza transnacional, com abordagem quali -quantitativa e com levantamento bibliográfico e pesquisa a campo através da aplicação de questionário semi-aberto. A análise dessa investigação, juntamente com a teoria, indicou que, ainda que as legislações garantam a ocupação das vagas, os estudantes se depararam com vários desafios para atender as regras que regem o processo seletivo em sua totalidade, sobretudo, compreender os critérios para enquadramento no sistema de reservas de vagas (cotas). Também foi possível constatar a importância da Lei das Cotas como provedora de debates sobre a redução das desigualdades sociais e a promoção da inclusão, ao possibilitar uma parcela da sociedade o acesso à educação de modo mais igualitário.Além disso, verificou-se, ao longo do trabalho, que as tecnologias midiáticas foram apontadas pelos estudantes como as mais atrativas na obtenção de informações/ orientações sobre o PSI e, consequentemente, sobre o Sistema de Reserva de Vagas (cotas). Mediante essa constatação, foi desenvolvido um produto educacional, em formato digital, um site denominado #VOUDECOTAS. Quanto ao produto educacional,verificou-se que ele tem potencial para auxiliar os estudantes a compreender como usufruir da política de cotas para acesso aos cursos acesso aos cursos do Ensino Médio Integrado Instituto Federal Catarinense (IFC).
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BRUNO DUTRA VIEIRA
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O impacto da qualificação stricto sensu no trabalho de servidores do IFC
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Orientador : EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDER APARECIDO DE CARVALHO
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EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO
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FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
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LUCIANA MIYOCO MASSUKADO
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Data: 04/04/2024
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A formação continuada em uma instituição tem um papel fundamental no desenvolvimento no ensino, pesquisa e extensão. Os processos de incentivo à qualificação profissional são instrumentos necessários para a formação continuada, o plano de carreira deve dialogar com o planejamento institucional. Avaliar a produção acadêmica a partir do Lattes pode trazer informações para uma avaliação do quanto a instituição está próxima dos preceitos teóricos e práticos de uma educação politécnica e integrada. Instiga pesquisa sobre o impacto da formação dos servidores que se afastaram para cursar stricto sensu para a consolidação de uma educação profissional e tecnológica. Objetivos específicos: 1 - Elaborar metodologia de mensuração de impacto dos estudos stricto sensu realizados pelos servidores.2 - Realizar a mensuração do impacto dos estudos stricto sensu realizados 3 - Criar critérios para apresentação de dados comparativos entre os servidores, câmpus, ano de afastamento, carreira e etc.4 - Apresentar um produto educacional em forma de palestra sobre o tema e dos dados a ser apresentada aos stakeholders envolvidos no processo de ensino, pesquisa e extensão do IFC. A inquietação nasce da experiência profissional do pesquisador, que atuou como Gestão de Pessoas e realizava a análise dos processos de solicitação de afastamento integral cursar stricto sensu, chamava a atenção do pesquisador, a falta de uma análise criteriosa pela chefia imediata e/ou gestão com a relação do curso que seria realizado estaria alinhado com a proposta de Educação Profissional e Tecnológica.
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LIGIA BATISTON
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NUTRINDO IDEIAS: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
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Orientador : SARA NUNES
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MEMBROS DA BANCA :
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CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
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ROSANGELA DA SILVA
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SARA NUNES
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VIVIANE GRIMM
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Data: 11/04/2024
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O artigo e dissertação é fruto da pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Polo IFC-Blumenau, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e Macroprojeto 3, Práticas Educativas no Currículo Integrado no contexto do Ensino. Objetivou verificar de que forma o currículo integrado do IFC está abordando a EAN como forma de integrar as disciplinas, através de questionário e análise do projeto político pedagógico no primeiro ano do ensino médio integrado com o técnico em eletromecânica do Instituto Federal Catarinense. O desenho da pesquisa em formato aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa, com delineamento descritivo e transversal, executada em quatro etapas: apresentação da proposta de estudo aos professores e estudantes; diagnóstico através dos questionários e Intervenção, onde aplicou-se o produto educacional e ao final da aula realizado avaliação. O produto educacional desenvolvido em formato digital, propõem um formato de aula utilizando metodologias ativas, como opção de incluir a EAN no eixo integrador promovendo a prática educativa emancipadora e estimulando o pensamento crítico e reflexivo. A pesquisa e o produto educacional trazem possibilidades de integração, resgate de memórias e saberes haja vista o interesse pelo tema EAN pelos estudantes e professores, assim como a necessidade de materiais, capacitação e direcionamento para que ocorra a integração da EAN nas disciplinas.
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MAIRA CAMBRAIA ROCHA
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Reflexões acerca das produções científicas dos docentes de História do EMI do IFC, sobre EPT: Uma busca pela influência teórica em seus planos de ensino.
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Orientador : SIMAO ALBERTO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDER APARECIDO DE CARVALHO
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LEANDRO MARCOS SALGADO ALVES
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SIMAO ALBERTO
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VOLMIR VON DENTZ
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Data: 18/04/2024
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Esta pesquisa teve como objetivo compreender como as influências teóricas presentes nas produções científicas dos docentes de História do Instituto Federal Catarinense – IFC ecoam em seus planos de ensino para turmas do Ensino Médio Integrado – EMI, tendo como recorte temporal os anos de 2008 a 2022 para levantamento das produções científicas dos docentes, enquanto, para análise dos planos de ensino, considerou-se os planos elaborados após a diretriz do ensino médio do IFC, ou seja, de 2019 a 2022. Trata-se de um estudo que gravitou em torno da temática história e memória da Educação Profissional e Tecnológica – EPT. A pesquisa, do ponto de vista metodológico, é de abordagem qualitativa e quanto aos objetivos, é classificada como exploratória. Baseou-se em revisão bibliográfica e análise documental. Os dados coletados foram analisados através da Análise Textual Discursiva – ATD, de Moraes e Galiazzi (2006). Os resultados apontam que os docentes apresentam em suas produções científicas contextualizações sobre dualidade estrutural, contexto histórico da EPT e concepções de formação integrada, politécnica e omnilateral. Entretanto, em seus planos de ensino de História, tais influências teóricas não foram perceptíveis. Diante deste resultado, julgou-se relevante propor um instrumento de ensino, pesquisa e estudo, como Produto Educacional – PE, o qual resultou em um website, intitulado Repositório das produções científicas dos docentes do IFC, que, além de contribuir para valorização das produções científicas destes educadores, visa a ser uma ferramenta de auxílio ao ensino da história da EPT, tendo como alicerce os referencias teóricos evidenciados pelos docentes em seus textos de cunho científico. O PE tende ainda, proporcionar aos discentes do Ensino Médio Integrado acesso a informações sobre a história do IFC e a história e memória da EPT.
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CLAUDENOR FÁVERO
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A MUSICALIDADE NO TEATRO: PERSPECTIVAS SOBRE O APRENDIZADO DA AGÓGICA E DA DINÂMICA MUSICAL NO DESENVOLVIMENTO DA PERFORMANCE DOS ALUNOS DE TEATRO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – CAMPUS JOINVILLE
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Orientador : SARA NUNES
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDO JOSE TAQUES
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JULIENE MARQUES BOGO
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MARIA LAURA POZZOBON SPENGLER
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SARA NUNES
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Data: 18/04/2024
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A dissertação a seguir é sobre a musicalidade no teatro e sobre o uso da agógica e da dinâmica musical na formação e no desenvolvimento dos alunos do Curso Técnico em Teatro e dos alunos de teatro do Ensino Médio Integrado dos Cursos Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Mecânica do IFSC - Campus Joinville. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFC, pelo parecer nº 6.090.270. É uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e que ocorreu entre os anos de 2022 e 2023. Está inserida na linha de “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” no âmbito do macroprojeto 3 “Práticas Educativas no Currículo Integrado” e desenvolveu-se através do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Blumenau. O objetivo deste estudo é compreender de que forma a aprendizagem da agógica e da dinâmica musical influencia no desenvolvimento da performance dos alunos de teatro do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Joinville. A formação integral dos alunos de teatro do ensino médio integrado do IFSC - Joinville, com ênfase no trabalho e na produção social, cultural, econômica e política, através do aprendizado da música, com foco na agógica e na dinâmica musical, são pontos nevrálgicos neste estudo. São temas enriquecidos por autores como Ricardo Antunes, Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos e Demerval Saviani, Coelho e Favaretto, Vanda B. Freire, Jacyan Castilho, Ernani Maletta, Fábio C. M. Cintra, Alex B. P. Cavalcante e Fernanda F. Couto e Raquel C. Souza, que elevam o debate sobre os conceitos citados para além da academia. Como metodologia de pesquisa, foram realizados questionários no formato on-line com os professores que lecionam disciplinas de teatro na instituição, além de observações in loco, nas aulas da turma do Curso Técnico Concomitante em Teatro. Foram aplicados questionários também aos alunos do Curso Técnico em Teatro e aos alunos dos 7º e 8º períodos dos Cursos Técnico Integrado em Eletroeletrônica e em Mecânica, que têm aulas de teatro na disciplina de Arte/Teatro. Houve a realização de uma oficina sobre a musicalidade no teatro com os alunos participantes da pesquisa. Os resultados das análises deste estudo indicam que a música é fundamental para o teatro e que é importante para o estudante das artes cênicas, vivenciar a musicalidade para desenvolver sua performance e ampliar seus conhecimentos ao longo da carreira profissional. Como produto educacional (PE), foi elaborado um material em formato de e-book que contém exemplos e exercícios em áudios e vídeos, que poderá ser utilizado pelos professores e alunos do IFSC - Joinville e também por outras instituições que demonstrem interesse em desenvolver essa experiência com seus alunos.
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IGOR DE OLIVEIRA INSAURRIAGA SILVA
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Portal do Egresso: análise dos relatórios de acompanhamento do egresso em relação à trajetória formativa percorrida pelo estudante do EMI no IFC
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Orientador : JULIENE MARQUES BOGO
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MEMBROS DA BANCA :
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CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
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DALTON LUIZ DE MENEZES REIS
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DEUZILENE MARQUES SALAZAR
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JULIENE MARQUES BOGO
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Data: 18/04/2024
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Os portais do egresso de instituições de ensino, atuam como ferramenta para aprimoramento das atividades institucionais. De posse dos dados coletados nos questionários dos portais, a instituição de ensino poderá efetuar uma análise crítica dos processos educacionais em relação às exigências do mundo do trabalho e promover adequações pertinentes nestes processos. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa visou analisar a trajetória formativa e os caminhos percorridos pelo estudante do Ensino Médio Integrado no processo de sua construção profissional a partir do Portal do Egresso do Instituto Federal Catarinense. A pesquisa foi norteada pela análise documental dos relatórios anuais de acompanhamento de egressos dos 15 campi do IFC, do ano de 2022. Foi desenvolvido, aplicado e avaliado o produto educacional, no formato de um Folder. Os indicadores encontrados abrangem diversos aspectos, como o desempenho dos egressos no mundo do trabalho, sua satisfação com a formação acadêmica recebida no IFC, o impacto do curso no desenvolvimento de suas habilidades e competências, entre outros. Com base nesses resultados, a instituição pode identificar pontos fortes e áreas de melhoria, o que auxilia na tomada de decisões estratégicas para o aprimoramento contínuo dos cursos e programas educacionais. A presente dissertação e o produto educacional se enquadram na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mais especificamente relacionada ao Macroprojeto 3 – Práticas Educativas no Currículo Integrado.
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não se aplica.
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TAIRA FRANCIELE SKERKE
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INCLUSÃO NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE NOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFSC, CAMPUS GASPAR
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Orientador : JULIENE MARQUES BOGO
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MEMBROS DA BANCA :
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JULIENE MARQUES BOGO
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VIVIANE GRIMM
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IVANI CRISTINA VOOS
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Data: 25/04/2024
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Esta pesquisa dialogou com professores que atuam nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no câmpus Gaspar do IFSC sobre as temáticas avaliação da aprendizagem, inclusão e desenho universal para a aprendizagem. Nós perguntamos aos sujeitos-participantes do nosso estudo como eles avaliam a aprendizagem dos seus estudantes e, considerando o contexto de produção em que estão inseridos, tínhamos como objetivo compreender se eles conheciam os fundamentos da avaliação diagnóstica e formativa da aprendizagem, e se contemplavam princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem ao selecionar recursos e estratégias para avaliar a aprendizagem dos alunos. estudantes. Nós selecionamos a avaliação diagnóstica e formativa (LUCKESI, 2000; HOFFMANN, 2009) como perspectivas teóricas para discutir a avaliação escolar. E, ao abordar o tema educação inclusiva, exploramos as possibilidades do Desenho Universal para a Aprendizagem (BÖCK, 2019) a partir do Modelo Social da Deficiência. Este estudo, caracterizado como uma pesquisa de natureza aplicada; abordagem qualitativa; com delineamento técnico em estudo de caso; de propósito exploratório e descritivo, está vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), macroprojeto 3: Práticas Educativas no Currículo Integrado. Também foi desenvolvido, aplicado e validado um produto educacional estruturado no formato de guia sobre a avaliação da aprendizagem a partir das contribuições do DUA, destinado a professores de cursos de ensino médio integrado à educação profissional. A partir da análise das sequências discursivas que compuseram o corpus desta pesquisa, percebemos que há uma variedade de perspectivas sobre inclusão nas avaliações da aprendizagem. Enquanto alguns docentes afirmam adaptar suas avaliações para atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência, outros reconhecem a necessidade de aprimorar suas práticas para promover uma maior inclusão.
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Não se aplica
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MOACIR DUTRA DE OLIVEIRA
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ACOLHIMENTO DE DISCENTES TRANS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
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Orientador : EDER APARECIDO DE CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDER APARECIDO DE CARVALHO
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ELIANA TERESINHA QUARTIERO
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IVAIR FERNANDES DE AMORIM
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JORGE DA CUNHA DUTRA
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Data: 25/04/2024
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Neste artigo, a partir da experiência dos campi do Instituto Federal Catarinense – IFC que ofertam moradia estudantil: Abelardo Luz, Concórdia, Rio do Sul e Santa Rosa do Sul, foi analisado a importância de um espaço seguro e acolhedor que contribua para o desenvolvimento integral por meio de estratégias que promovam um ambiente escolar mais inclusivo para todos. O artigo traz as discussões a respeito do acolhimento de estudantes TRANS nos campi do Instituto Federal Catarinense – IFC. Aborda a relevância da promoção da inclusão e diversidade de gênero no ambiente escolar, com foco especial no acolhimento de estudantes transgênero. A importância de criar ambientes educacionais que sejam receptivos e inclusivos para garantir o bem-estar e o desenvolvimento acadêmico desses estudantes. O artigo destaca os desafios enfrentados por estudantes transgênero, como discriminação e falta de compreensão, estratégias para implementar práticas educacionais que promovam a aceitação e a igualdade de gênero, ressaltando a necessidade de uma abordagem colaborativa entre docentes, técnicos administrativos, pais e estudantes para criar um ambiente educacional que celebre e respeite a diversidade de gênero.
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HERMANO ROEPKE
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GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM INDUSTRIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA OS CURSOS DA ÁREA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO SENAI TIMBÓ
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Orientador : EDER APARECIDO DE CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDER APARECIDO DE CARVALHO
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DENISE FERNANDES
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JORGE DA CUNHA DUTRA
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IVAIR FERNANDES DE AMORIM
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Data: 26/04/2024
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A pesquisa proposta, da linha de práticas educativas na educação profissional e tecnológica do macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT, envolve a aplicação e análise de atividades gamificadas. Quanto à natureza trata-se de pesquisa aplicada, pois busca propor intervenção nos espaços de ensino e aprendizagem. O método a ser utilizado será da pesquisa-ação, pois sua abordagem qualitativa tem um caráter exploratório de suma importância. A análise será por meio de questionários na plataforma Google Forms e por observações durante a aplicação das atividades gamificadas. Os dados obtidos serão analisados por meio de análise estatística descritiva a fim de compreender as contribuições da gamificação para o processo de aprendizagem dos estudantes da aprendizagem industrial dos cursos da área da tecnologia da informação no SENAI Timbó em 2023. O produto educacional desenvolvido foi um curso de formação presencial para desenvolver atividades gamificadas utilizando as plataformas de gamificação online: Kahoot, Quizlet e Wordwall com os docentes da unidade do SENAI de Timbó e três vídeos ensinando a criar atividades gamificadas nessas plataformas. Os resultados sugerem que o uso de atividades gamificadas como ferramenta educacional traz vantagens para o processo de aprendizagem, incluindo o aumento do engajamento e do esforço dos estudantes.
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NELZA DE MOURA
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O Programa de Auxílios Estudantis do Instituto Federal Catarinense: o Trabalho das Comissões
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Orientador : EDER APARECIDO DE CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDER APARECIDO DE CARVALHO
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JORGE DA CUNHA DUTRA
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MICHELLI APARECIDA DAROS
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VIVIANE GRIMM
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Data: 30/04/2024
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O presente trabalho realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Polo – Blumenau, do Instituto Federal Catarinense (IFC), na linha de Pesquisa, Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT. A pesquisabuscou analisar o trabalho das comissões responsáveis pela execução do Programa de Auxílios Estudantis - PAE, do Instituto Federal Catarinense – IFC, de modo a refletir sobre a necessidade de capacitação aos servidores que nelas atuam. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de questionário. As discussões foram realizadas com o apoio de fontes bibliográficas e documentais. O produto educacional desenvolvido é a “Capacitação de Servidores para Comissões do Programa de Auxílios Estudantis do Instituto Federal Catarinense" e tem o objetivo de instruir inicialmente os membros destas comissões, bem como servir como ferramenta de apoio constante no desenvolvimento do trabalho dos servidores envolvidos com o PAE. Desta forma, o Produto Educacional é um objeto de aprendizagem que poderá contribuir para a otimização do trabalho das comissões do PAE.
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SAMARA DOS SANTOS
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EDUCAÇÃO DE SURDOS NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO.
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Orientador : JORGE DA CUNHA DUTRA
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MEMBROS DA BANCA :
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JORGE DA CUNHA DUTRA
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JULIENE MARQUES BOGO
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ANDRE RIBEIRO REICHERT
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MARIMAR DA SILVA
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Data: 03/05/2024
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Este estudo faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vinculado à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco na Educação de estudantes Surdos no Instituto Federal Catarinense (IFC). Inserido no Macroprojeto 2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT, tendo como objetivo geral elaborar um guia com orientações para estudantes Surdos e para servidores sobre o atendimento a este público no IFC, a partir da análise das percepções de Surdos vinculados ao ensino técnico integrado ao ensino médio do IFC, sinalizantes em Libras, com relação à formação na respectiva instituição, visando a melhoria na educação de Surdos na EPT. A pesquisa, de natureza aplicada, abordagem qualitativa, do tipo exploratória, foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidas a análise do discurso. Resultou em um guia bilíngue em Libras e português com orientações para estudantes Surdos e servidores do IFC, visando aprimorar a educação de Surdos na instituição.
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LEANDRO SEVERINO NASCIMENTO DE OLIVEIRA
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EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO CAMPUS AVANÇADO ABELARDO LUZ DO IFC SOB A PERSPECTIVA DOCENTE
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Orientador : CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
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MEMBROS DA BANCA :
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ROSEMERI SCALABRIN
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CLADECIR ALBERTO SCHENKEL
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CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
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JORGE DA CUNHA DUTRA
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Data: 13/06/2024
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Este trabalho teve o desafio de perceber e compreender, sob a perspectiva docente, a educação do campo e a Pedagogia da Alternância no Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Abelardo Luz-SC. Para tanto, mergulhou-se nos significados e concepções de educação do campo e Pedagogia da Alternância e percebeu-se que no Brasil, essas práxis têm se constituído por meio da pedagogia dos movimentos sociais de luta pela terra, particularmente, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra-MST, que vem experienciando a formação integral em suas práticas educativas. O campus Abelardo Luz é o único campus da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica que se encontra em um assentamento. Recentemente a sua legitimidade de estar no território de assentados foi publicamente contestado, seja por agentes políticos e econômicos locais, ou mesmo por servidores do campus. Isso nos levou a tê-lo como objeto da nossa pesquisa cujo objetivo foi compreender sob a perspectiva docente a educação do campo e a Pedagogia da Alternância que se fazem no campus Abelardo Luz. Como Produto Educacional foi proposto um Guia Formativo, avaliado positivamente pelos(as) docentes, técnicos(as) administrativos e discentes aos quais o mesmo foi submetido para avaliação.
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JULIANA AMADEI
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Percepção dos Profissionais Enfermeiros sobre os Registros da Assistência de Enfermagem e sua atuação profissional no Instituto Federal Catarinense
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Orientador : VIVIANE GRIMM
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MEMBROS DA BANCA :
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DENISE FERNANDES
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FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
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ALESSANDRO EZEQUIEL DA PAIXÃO
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DULCE DIRCLAIR HUF BAIS
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Data: 21/06/2024
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O presente estudo buscou compreender a percepção dos profissionais enfermeiros nos espaços pedagógicos da educação profissional e tecnológica(EPT), quanto às suas ações de prevenção e promoção da saúde, com o foco sobre os registros dessas ações e dos atendimentos prestados. Esta pesquisa foi realizada através de entrevista semiestruturada e os dados analisados através da metodologia análise de conteúdo. A pesquisa se insere na linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT integrando-se ao macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos da EPT. Os resultados indicam que a atuação do enfermeiro no ambiente escolar é voltada principalmente para ações de promoção e prevenção em saúde contribuindo assim com a educação integral, e ainda, os enfermeiros sentem-se educadores atuando no ambiente escolar e entendem que é fundamental ter ações e registros de enfermagem padronizados e sistematizados. Também constatou-se que os enfermeiros sentem falta de uma proximidade com demais colegas para padronização de documentos, regimentos, planejamento de ações conjuntas e para troca de experiências. Diante disso, foi elaborado como produto educacional, em formato de prontuário unificado para o atendimento ambulatorial e calendário de ações de prevenção e promoção da saúde. Os produtos educacionais foram avaliados através de grupo focal, reunindo os profissionais de enfermagem em sala virtual onde foram realizadas discussões sobre os produtos educacionais previamente enviados. Após o momento de discussão do grupo focal, os produtos foram novamente avaliados via questionário on-line, através da plataforma Google Forms, com questões quanto à apreciação do produto educacional, quanto a sua utilidade e possível melhoria nos processos realizados pelos profissionais de enfermagem. Buscamos assim contribuir com um dos pontos da missão dos Institutos Federais, que é oferecer uma educação integral ao educando, através das atividades do enfermeiro escolar.
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PAULA ANTONIA FERREIRA DE SOUZA
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Formação de professores em EPT no curso de Licenciatura em Química no IFC – Campus Brusque
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Orientador : SIMAO ALBERTO
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MEMBROS DA BANCA :
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LEANDRO MARCOS SALGADO ALVES
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REGINALDO LEANDRO PLACIDO
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SIMAO ALBERTO
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VOLMIR VON DENTZ
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Data: 27/06/2024
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Este estudo emerge das discussões e inquietações promovidas durante o Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Blumenau. O estudo visa investigar como a formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Química do IFC, Campus Brusque, contempla os conceitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em seu currículo. A pesquisa se insere na linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, integrando-se ao macroprojeto 5 - Organização do currículo integrado na EPT. Autores como Moura, Ciavatta, Ramos e Machado contribuem para uma reflexão sobre o modelo de desenvolvimento socioeconômico do país e o papel da EPT. Os resultados indicam a necessidade de uma maior incorporação dos princípios da EPT na matriz curricular do curso, embora elementos como ensino integrado, pesquisa e extensão possam contribuir para a formação de docentes alinhados a esses princípios, não há uma menção explícita de formar licenciandos para atuarem na EPT. Além disso, o produto educacional elaborado, consistiu na realização de uma oficina pedagógica que proporcionou aos participantes uma formação continuada, promovendo reflexões sobre temas cruciais como o trabalho como princípio educativo e a formação integral. Essa pesquisa oferece uma contribuição significativa para a articulação da formação de professores com os princípios da EPT, visando atender às demandas do mundo do trabalho e fortalecer a missão dos Institutos Federais na formação de profissionais comprometidos com a transformação social.
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OTAVIO PATRICIO NETTO
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A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES NOS GRÊMIOS ESTUDANTIS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS ARAQUARI E SEU IMPACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA DE CLASSE
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Orientador : CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
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MEMBROS DA BANCA :
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CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
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REGINALDO LEANDRO PLACIDO
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GISELE GUTSTEIN
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ALDIMARA CATARINA BRITO DELABONA BOUTIN
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Data: 04/07/2024
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A presente pesquisa, de natureza básica, abordagem qualitativa e objetivos exploratórios, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), polo IFC, Blumenau, SC, tem como objetivo compreender em que medida a participação de estudantes em Grêmios Estudantis no Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari e nas instituições que lhe deram origem impacta o desenvolvimento da consciência de classe. Os procedimentos técnicos adotados foram a pesquisa bibliográfica e documental e pesquisa de campo, com utilização de entrevistas semiestruturadas como ferramenta de coleta de dados. Apoiando-se no materialismo histórico-dialético como campo teórico, foi utilizada a Análise de Conteúdo como metodologia para análise dos dados, tendo a categoria participação como ponto central. Os resultados mostram que, ao longo da história, o movimento estudantil do campus enfrentou resistências e marginalização, com apagamentos e ressurgimentos de Grêmios Estudantis em diferentes períodos. Porém, participou e promoveu importantes ações, buscando tanto atender às necessidades mais imediatas do corpo discente, quanto realizando ações de nível mais amplo. O produto educacional proposto promove o resgate e a valorização da atuação do movimento estudantil no campus, colaborando para o fortalecimento do sentimento de coletividade e de construção histórica da classe trabalhadora. Foi possível concluir que a participação em Grêmios Estudantis contribui para uma educação emancipadora, integral e integrada, especialmente quando se dá em um contexto favorável ao desenvolvimento da consciência crítica com vistas à transformação social, como é a proposta dos Institutos Federais. É possível afirmar que tal participação contribui para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, experiências e compreensões necessários para o avanço das etapas necessárias à consciência de classe.
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DOMINIQUE CALIXTO MARTINS
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O Serviço Remoto de Tradução e Interpretação de Libras no IFC: Impactos Pós-pandêmico
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Orientador : JORGE DA CUNHA DUTRA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDER APARECIDO DE CARVALHO
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JORGE DA CUNHA DUTRA
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SARA NUNES
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SÔNIA MARTA DE OLIVEIRA
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Data: 12/07/2024
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A presente dissertação parte da investigação dos impactos da implementação do serviço de tradução e interpretação de Libras / Língua Portuguesa, na forma remota, no Instituto Federal Catarinense durante o período da pandemia da COVID-19, contemplando os anos de 2020 e 2021. O interesse para esta pesquisa surgiu das experiências desta pesquisadora neste período, na atuação como tradutora e intérprete de Libras/Português no Instituto Federal Catarinense. Este trabalho tem como objetivo geral compreender quais os impactos da implementação do serviço de tradução e interpretação de Libras / Língua Portuguesa, de forma remota, no IFC durante o período da pandemia da COVID-19, contemplando os anos de 2020 e 2021. A metodologia tem natureza básica, com abordagem qualitativa, e parte a princípio por aplicação de entrevistas semiestruturadas aos tradutores intérpretes efetivos do IFC e para análise de dados pretende-se desenvolver-se pela análise de conteúdo. Ainda como característico do programa de mestrado profissional, foi construído um produto educacional cuja proposta foi a criação de um guia, o qual explica como funciona e apresenta algumas orientações de como acessar o serviço de tradução e interpretação de libras/ língua portuguesa. Ao fim, espera-se possibilitar uma análise ampla dessas informações para contribuir com o fortalecimento na atuação destes profissionais.
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RAFAELA ALESSANDRA SCHNEIDER HINSCHING
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História da Implantação do CEDUP Timbó (2000 a 2004): diálogo entre a história e a cultura escolar.
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Orientador : REGINALDO LEANDRO PLACIDO
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ODILON DA COSTA
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CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
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REGINALDO LEANDRO PLACIDO
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SIMAO ALBERTO
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Data: 14/07/2024
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Esta pesquisa investigou a história e cultura escolar na implantação do Centro de Educação Profissional Timbó (CEDUP Timbó), nos anos 2000 a 2004. Está vinculada à linha de pesquisa Organização e Memórias de espaços pedagógicos na EPT, no macro projeto 4- História e Memória no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), polo Blumenau, área de ensino. A pergunta problema desta pesquisa é qual história é possível construir da implantação do CEDUP Timbó e qual a cultura escolar nos anos 2000 a 2004. O objetivo foi compreender a história da implantação do CEDUP Timbó na perspectiva da cultura escolar. Os estudos foram baseados a partir de autores sobre cultura escolar, concepção de história da educação profissional no Brasil, história de instituição escolar, legislação sobre a EPT no Estado de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,com uma abordagem exploratória, com coleta de dados em fontes bibliográficas e documentais, além de realização de entrevistas semiestruturadas. Como método de análise, optou-se pela Análise Textual Discursiva, pois permitiu uma interpretação dos textos e documentos. A partir da análise dos dados foram definidas categorias que auxiliaram na compreensão da história da implantação do CEDUP Timbó. Durante a pesquisa foi desenvolvido, um Produto Educacional denominado Retratos e Relatos: memorial da implantação do CEDUP Timbó. O memorial virtual apresenta essa história a partir das fotografias, recortes de jornais e documentos do período de implantação do CEDUP Timbó. O objetivo deste memorial foi registrar essa história para preservar a memória da instituição escolar, atender finalidades pedagógicas institucionais e servir como fonte de pesquisa na história de instituições escolares da EPT.
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LAUSIVAN GRANGEIRO CORRÊA
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A contribuição do ritmo para a formação integral no Curso Técnico em Teatro do IFSC Campus Joinville: uma análise a partir da percepção docente
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Orientador : VIVIANE GRIMM
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRÉIA APARECIDA PARIS
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CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
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JULIENE MARQUES BOGO
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SARA NUNES
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Data: 26/09/2024
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Esta pesquisa surgiu pela interseção de dois itinerários distintos e historicamente construídos. O primeiro foi construído pelo constato profissional com o ambiente de montagens teatrais com contribuições sobre a formação em música. Neste ambiente, o Ritmo destacou-se como um dos principais pilares de conhecimento musical demandado como conteúdo na formação dos profissionais do campo teatral. O segundo itinerário foi engendrado pelo contato com os conceitos em Educação Profissional e Tecnológica, onde estabeleceu-se as noções sobre a importância da Formação Integral. Esta pesquisa será voltada para o contexto escolar presente no Curso Técnico em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, Campus Joinville e os sujeitos são os professores deste curso. Neste cruzamento foi formulado o problema que resultou na seguinte questão: Na percepção dos professores do Curso Técnico em Teatro do IFSC Campus Joinville, como o estudo do Ritmo pode contribuir na busca pela Formação Integral? Para responder a esta pergunta foi proposto o seguinte objetivo: Analisar a contribuição do Ritmo para a Formação Integral no Curso Técnico em Teatro do IFSC Campus Joinville a partir da percepção docente. Para atingir-se esse objetivo foram realizadas as seguintes proposições: Investigar a Formação Integral no contexto da EPT; Entender a oferta do Ensino Médio Técnico vinculado à EPT; Compreender a proposta do Curso Técnico em Teatro do IFSC Campus Joinville e a configuração de seu corpo docente; Conhecer a concepção de Ritmo Musical associada à área teatral; aplicar um questionário para a coleta de dados junto aos docentes do Curso Técnico em Teatro do IFSC Campus Joinville a fim de, com os dados coletados, verificar as relações estabelecidas entre Ritmo Musical e Formação Integral; Elaborar, com base na interação com o corpo docente, um produto educacional no formato de audiovisual na modalidade de lives disponibilizado para as diversas comunidades escolares que dialoguem com os conceitos de Ritmo Musical e Formação Integral.
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IZOLDE REJANE DO CARMO
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A biblioteca na Educação Profissional e Tecnológica: percepções de estudantes de curso técnico subsequente do IFSC Jaraguá do Sul Câmpus RAU
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Orientador : VIVIANE GRIMM
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MEMBROS DA BANCA :
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ESTELA RAMOS DE SOUZA DE OLIVEIRA
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JULIENE MARQUES BOGO
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RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO
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VIVIANE GRIMM
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Data: 27/09/2024
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O Instituto Federal se consolidou como instituição de ensino de qualidade. Para se manter nesse patamar, faz-se necessário que todos os setores dentro da instituição de ensino atuem de forma conjunta, visando à formação integral do estudante. Com isso em vista, a presente pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em EPT”. A finalidade desta pesquisa foi responder à seguinte questão: como estudantes de curso técnico subsequente do IFSC Jaraguá do Sul - Rau percebem a biblioteca na Educação Profissional e Tecnológica? Assim, engendrou-se o objetivo geral desta pesquisa: analisar a percepção de estudantes de Curso Técnico Subsequente do IFSC Jaraguá do Sul - Rau a respeito da biblioteca na Educação Profissional e Tecnológica. O estudo foi de natureza aplicada com abordagem qualitativa, sendo os dados coletados através de entrevistas gravadas, com roteiro em forma de questionário semiestruturado, aplicado aos estudantes do Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica ingressantes em 2022-2. Através do material coletado com as entrevistas, pudemos constatar que os estudantes de cursos técnicos subsequentes percebem a biblioteca como um instrumento imprescindível na sua formação profissional, que, além do suporte pedagógico, o setor oferece instalações confortáveis para o seu bem-estar físico e mental. A partir dos resultados obtidos com a análise, foi desenvolvido, aplicado e avaliado um produto educacional elaborado em formato de quiz, jogo educacional, proposto para servir como instrumento de integração do setor biblioteca com alunos ingressantes nos cursos ofertados pelo IFSC campus Rau. Os resultados apontam que o produto educacional se mostrou eficaz no sentido de preencher a lacuna existente, até então, da aproximação do aluno ingressante com o setor biblioteca e todas as suas normas e serviços, bem como, o de impulsionar e legitimar o papel e o valor da biblioteca na qualidade de espaço pedagógico junto aos usuários e à instituição.
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JONAS FELACIO JUNIOR
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A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS RIO DO SUL - SOBRE O TRABALHO PARA O POVO XOKLENG LAKLÃNÕ DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
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Orientador : REGINALDO LEANDRO PLACIDO
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MEMBROS DA BANCA :
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AMALIA CARDONA LEITES
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CATIA DAGNONI
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CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
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REGINALDO LEANDRO PLACIDO
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Data: 18/10/2024
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Esta dissertação é resultado da pesquisa “A Percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense - campus Rio do Sul - sobre o trabalho para o povo Xokleng Laklãnõ do Alto Vale do Itajaí”, desenvolvida no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Catarinense. A pesquisa se insere na linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, no Macroprojeto 5 - Organização do currículo integrado na EPT. Trata-se de uma pesquisa básica, com procedimentos técnicos de uma pesquisa participante e aplicação de Produto Educacional (PE) “Sequência Didática: o trabalho para o povo Xokleng Laklãnõ”, bem como, coleta de dados bibliográficos e documentais. Os resultados indicam que, a partir da aplicação do PE, uma Sequência Didática, os participantes demonstraram interesse sobre o trabalho a partir da perspectiva indígena, sendo que o preconceito demonstrado nos encontros iniciais, foi se dissipando ao longo da aplicação das atividades propostas na pesquisa.
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EDUARDO DA SILVA SILVEIRA
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Uma Sequência Didática envolvendo o Aplicativo Telegram à Prática Pedagógica no CEDUP Guaramirim: Os impactos sob a Perspectiva da Aprendizagem Significativa.
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Orientador : EDER APARECIDO DE CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDER APARECIDO DE CARVALHO
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SIMAO ALBERTO
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CLADECIR ALBERTO SCHENKEL
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IVAIR FERNANDES DE AMORIM
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Data: 22/10/2024
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O aplicativo (app) Telegram, como uma Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC), mostrou-se uma ferramenta que facilitou a interação entre docentes e discentes, aproximando-os da prática pedagógica e tornando-a integrativa. A pesquisa analisou os possíveis impactos da aplicação de uma sequência didática envolvendo o aplicativo (app) Telegram à prática pedagógica sob a perspectiva da aprendizagem significativa. Este projeto foi desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em sua linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nesse estudo aplicado de abordagem qualitativa elaborou-se dois questionários semiestruturados: um destinado aos estudantes da disciplina de empreendedorismo e outro aos docentes, ambos sujeitos do Curso Técnico em Administração no CEDUP Guaramirim. Complementarmente, para análise dos dados optou-se pela concepção da análise textual discursiva (ATD), categorizando-os pelos conteúdos, procedimentos e atitudes relevantes à prática pedagógica. Ao consolidar os dados, questionou-se: Como o app Telegram pode ser envolvido à prática pedagógica de forma que contribua para uma aprendizagem significativa? Em resposta a indagação, construiu-se um produto educacional no formato de uma sequência didática, como instrumento que integrou os conhecimentos prévios aos interesses pedagógicos dos discentes, juntamente aos desafios e as competências docentes envolvendo a TDIC. Os resultados obtidos demonstraram que a docência ao incorporar o app Telegram no processo de planejamento da prática pedagógica estimulou a participação discente e contribuiu para uma aprendizagem democrática, autônoma, criativa e significativa.
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FABIANO MAURÍCIO PONCIANO
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O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO EM CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (CEDUPS) DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA
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Orientador : VIVIANE GRIMM
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MEMBROS DA BANCA :
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IVONETE TELLES MEDEIROS PLACIDO
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JALVA LILIA RABELO DE SOUSA
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JANE MERY RICHTER VOIGT
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RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO
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VIVIANE GRIMM
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Data: 24/10/2024
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O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Catarinense – Campus Blumenau, vinculado a linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, no “Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado”, que buscou analisar o Ensino de Empreendedorismo em cursos de Educação Profissional de Nível Médio Integrado em Centros de Educação Profissional (CEDUPs) da rede estadual de educação de Santa Catarina, a fim de elaborar um produto educacional que aborde o empreendedorismo a partir de uma perspectiva pedagógica crítica. Diante disso, o estudo parte da literatura especializada sobre empreendedorismo na educação (Dornelas, 2023), (Dolabela, 2016), de autores críticos ao empreendedorismo nas reformas curriculares (Bernardes; Voigt, 2022), (Castro; Gawryszewski; Dias, 2022), (Oliveira; Júnior; Oliveira, 2022) em diálogo com as concepções de currículo integrado e formação integral (Frigotto; Ciavatta; Ramos, 2005), Kuenzer (2017). A Reforma do Ensino Médio instituída pela Lei 13.415/2017 apresenta o empreendedorismo como eixo estruturante nos itinerários formativos, impulsionado por políticas neoliberais, que acentuam a mercantilização do ensino. Todavia, considera-se que uma abordagem crítica e ética no Ensino de Empreendedorismo, que busca não apenas ensinar habilidades técnicas e de gestão, mas, sobretudo, abordar o empreendedorismo à luz da ética e dos aspectos sociais, pode ampliar a compreensão dos estudantes sobre o contexto socioeconômico em que estão inseridos e sobre o impacto de suas ações. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, que utilizou para coleta de dados um questionário semiestruturado online com perguntas abertas e fechadas, respondido por 19 docentes que atuam em disciplinas da área de empreendedorismo em cursos de EMIEP de CEDUPs. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo (Bardin, 2016) para perguntas abertas e para perguntas fechadas analise de estatística descritiva. A partir dos resultados encontrados, observa-se que muitos professores que atuam no EMIEP tendem a adotar uma perspectiva predominantemente empresarial. Os educadores reiteram a abordagem economicista e teórica do comportamento empreendedor, sugerindo a necessidade de uma reflexão mais crítica e contextualizada sobre o tema. A partir da análise, foi desenvolvido uma série de podcasts educativos, em cinco episódios, denominada “PODCAST - Ética, Empreendedorismo e Educação Profissional: Uma Abordagem Crítica”, aplicado em Roda de Conversa e avaliado por docentes dos CEDUPs participantes da pesquisa, que destacaram o conteúdo como relevante e de fácil compreensão.
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JUNIOR CUNHA
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ENSINO DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO
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Orientador : FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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MÁRIAM TRIERVEILER PEREIRA ZANATTA
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CARLA ZANDAVALLI
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EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO
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FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
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Data: 25/10/2024
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O presente trabalho discorre sobre o entendimento dos conceitos e práticas que visam o ensino de inovação na educação profissional e tecnológica, no âmbito do ensino médio, sendo a origem desta investigação a experiência do pesquisador com a própria EPT e a inserção do conceito de inovação na educação. Inovação tem sido constantemente debatida em diversos âmbitos da sociedade e na educação tem se tornado pauta de avanços em pesquisas e novas práticas de ensino. Destarte, o objetivo geral desta pesquisa é produzir um estado de conhecimento sobre o ensino de inovação, com base em repositórios de teses e dissertações, no período de 2018 até 2023. A natureza da metodologia é básica, com abordagem analítico-descritiva, utilizando-se do estado do conhecimento como referência da abordagem metodológica. Dessa maneira é tipo de pesquisa que busca síntese e reflexão ao mesmo tempo, permitindo uma avaliação qualitativa de pesquisas nos repositórios e o processo de análise de cada uma delas de forma estruturada, permitindo assim uma ampla compreensão sobre o objeto da pesquisa. Para análise de dados, foi utilizada a metodologia de Análise Textual Discursiva - ATD. Como proposta de intervenção com produto educacional, foi construído um e-book intitulado: Inovação Social: no contexto da formação humana integral, documentando uma prática pedagógica com abordagem conceitual e uma possibilidade de atividade em sala de aula com alunos da EPT, possibilitando uma compreensão humanizadora dos conceitos na vida do estudante. Como resultados, buscou-se ampliar a compreensão sobre as nuances do ensino de inovação na EPT, contribuindo para o processo docente e principalmente para o desenvolvimento discente.
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NÃO SE APLICA
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VERIDIANA MERQUE FERRAZ
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Práticas Educativas em Laboratório de Eficiência Energética no Centro de Educação Profissional Hermann Hering
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Orientador : SARA NUNES
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIZ ELOI VIEIRA JUNIOR
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RAFAEL GONCALVES DE SOUZA
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RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO
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SARA NUNES
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Data: 25/10/2024
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No cenário contemporâneo, onde os recursos naturais se tornam cada vez mais escassos, a eficiência energética surge como uma temática crucial. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições das atividades práticas em laboratório de eficiência energética na escola Centro de Educação Profissional Hermann Hering (CEDUPHH), em Blumenau SC, na contribuição no desenvolvimento acadêmico dos estudantes do ensino médio integrado ao técnico em administração. Essa análise buscou entender as práticas educacionais que promovem o consumo consciente de energia elétrica e a eficiência energética, e como essas atividades práticas influenciaram positivamente na educação e na formação dos estudantes. No contexto da educação profissional e tecnológica, entender sobre a eficiência energética é fundamental para formar profissionais capacitados a desenvolver soluções sustentáveis e eficientes em suas áreas de atuação. O laboratório de eficiência energética do CEDUPHH se apresenta como uma arena prática onde os estudantes vivenciaram e internalizaram os conceitos associados ao consumo consciente de energia e os impactos sociais e ambientais . Este estudo empregou uma abordagem qualitativa e exploratória, ancorada na metodologia de pesquisa-ação. Trinta estudantes do terceiro ano do ensino médio integrado ao técnico em administração participaram das atividades práticas. Nestas atividades foram utilizados equipamentos didáticos práticos para treinamentos em instalações residenciais, prediais e industriais, destacando a relevância da eficiência energética em diferentes contextos e seus aspectos sociais, ambientais e econômicos. Antes da intervenção no laboratório, foi avaliado o grau de compreensão dos estudantes sobre eficiência energética através de um questionário. Essa avaliação inicial forneceu uma linha de base para mensurar o impacto educacional das atividades práticas. Após a intervenção, os mesmos estudantes foram reavaliados para entender o ganho acadêmico e a internalização dos conceitos sobre o assunto e assim o entendimento social e ambiental nesta área. . O foco não foi apenas avaliar o entendimento sobre eficiência energética , mas também entender como as atividades práticas influenciaram o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Essa influência é avaliada não apenas em termos de conhecimento, mas também na capacidade dos estudantes de aplicar o aprendizado em contextos práticos, bem como sua conscientização sobre a importância da eficiência energética na sociedade contemporânea. A sequência didática realizada nas atividades práticas, transforma o laboratório em um ambiente rico em aprendizado. A análise textual descritiva foi empregada para decodificar e interpretar os dados obtidos, permitindo identificar mudanças no entendimento e comportamento dos estudantes. O produto educacional desenvolvido nesta pesquisa foi uma sequência didática em laboratório de eficiência energética , que é apresentada em forma de ebook. Este projeto está inserido na linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especificamente no Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado, do Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).
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NÃO SE APLICA
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KÉLY CRISTINA ZIMMERMANN
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O CONSELHO DE CLASSE E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA E MODELAGEM DO VESTUÁRIO: A REALIDADE DO IFSC CAMPUS JARAGUÁ DO SUL - CENTRO
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Orientador : SIMAO ALBERTO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDER APARECIDO DE CARVALHO
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LEANDRO MARCOS SALGADO ALVES
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SIMAO ALBERTO
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VOLMIR VON DENTZ
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Data: 25/10/2024
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Partindo do pressuposto que os Conselhos de Classe são espaços ampliados de debates que integra a avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem, interferindo nas práticas pedagógicas do professor em sala de aula e influenciando diretamente na aprendizagem do estudante, esta dissertação apresenta uma reflexão envolvendo a organização dos conselhos de classe nos cursos técnicos integrados ao ensino médio de química e modelagem do vestuário. Trata-se de um estudo de caso que se propôs estudar a realidade do IFSC em especial Campus Jaraguá do Sul - Centro, cujo objetivo é compreender a dinâmica e estrutura dos Conselhos de Classe dos referidos cursos, visando transformá-los em um espaço de diálogo democrático e participativo, de reflexão sobre as práticas pedagógicas, onde os sujeitos do processo (professores e estudantes) têm voz e vez. A discussão proposta busca refletir o Conselho de Classe como sendo um processo metodológico e avaliativo que auxilia o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida no decorrer do ano letivo de 2023 com a equipe multidisciplinar e docentes envolvidos nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSC – Campus Jaraguá do Sul - Centro, mediante uma pesquisa interventiva e colaborativa com abordagem qualitativa da pesquisa-ação, na qual os envolvidos não apenas informaram e pensaram sobre a realidade da instituição, mas, também, agiram durante o processo da pesquisa. A pesquisa desenvolvida resultou no produto educacional intitulado como “Regulamento dos Conselhos de Classe dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSC – câmpus Jaraguá do Sul – Centro”, materializando a organização didático-pedagógica dos Conselhos de classe dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSC câmpus jaraguá do Sul – Centro.
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Não se Aplica
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CAROLINA BEIRO DA SILVEIRA
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IFC E AEE: CONTRIBUIÇÕES PARA A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CAMPUS ARAQUARI SOBRE A INCLUSÃO ENQUANTO DIREITO NA CONSTRUÇÃO DE SEUS PROJETOS DE VIDA
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Orientador : FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALICIENE FUSCA MACHADO CORDEIRO
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FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
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RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO
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SIMAO ALBERTO
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VIVIANE GRIMM
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Data: 25/10/2024
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Esta dissertação, com aderência ao macroprojeto “inclusão e diversidade em espaços formais e informais em ensino na EPT” constituinte da linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), apresenta uma pesquisa considerada de cunho qualitativa dividida em dois momentos: o primeiro, exploratório a partir de levantamento bibliográfico realizado através de estudos teóricos; legislações e regulamentos internos da instituição pesquisa; e o segundo momento empírico, onde realizou-se entrevista a partir de questionário semiestruturado com os sujeitos da pesquisa, de forma presencial e individualizada. Quanto a metodologia de análise definiu-se pela Análise Textual Discursiva. O percurso metodológico aqui descrito foi assim definido por se encaixar nas características da problemática proposta de como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) praticado nos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Araquari do IFC, contribui na formação integral do estudante com deficiência, considerando sua percepção da inclusão enquanto direito na construção de seus projetos de vida. O objetivo geral é compreender a contribuição do trabalho do AEE praticado no IFC na formação integral dos estudantes com deficiência dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Araquari do IFC quanto a percepção da inclusão, enquanto direito na construção de seus projetos de vida, sendo que como objetivos específicos tem-se demonstrar as relações entre a EPT e o viés social da inclusão numa perspectiva emancipadora, compreender o desenvolvimento do AEE no Brasil, nos IFs e no IFC e, analisar os dados produzidos a partir da entrevista realizada com estudantes com deficiência dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio de Agropecuária e Informática para Internet do Campus Araquari do IFC. Por fim apresenta-se o objetivo do produto educacional – Podcasts que é refletir, a partir do posicionamento dos estudantes com deficiência, sobre a efetividade prática da Política de Inclusão e Diversidade do IFC, no que se refere ao apoio no atendimento do público do AEE nos campi e de que maneira é possível alterar ou não, esta Política para que se alcance a inclusão real nos campi. Em relação à originalidade da pesquisa pode-se apontar principalmente o caminho teórico percorrido no segundo capítulo, ligando educação profissional e tecnológica, educação emancipadora e educação inclusiva, discutindo o potencial inclusivo desta tríade. Como resultados tem-se que a instabilidade encontrada na busca pela garantia de direitos de estudantes PCD no campus pesquisado pode prejudicar, em parte a visão do IFC perante a sociedade. Sugere-se a ampliação da pesquisa, para verificar se o que foi aqui desenvolvido é uma realidade particular do campus foco do trabalho ou se pode ser aplicada a outros campi ou a instituição em geral, possibilitando assim, análise mais ampla da Política de Inclusão e Diversidade do IFC quanto a inclusão de pessoas com deficiência. Quanto ao Produto Educacional na sua aplicação foi relevado que o mesmo contribui para pertencimento dos estudantes com deficiência e suas famílias na instituição, bem como potencial reflexivo para a gestão do IFC quanto efetividade da prática da Política de Inclusão e Diversidade.
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NÃO SE APLICA
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ROSANA RICHTER
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DESAFIOS PEDAGÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DE NÍVEL MÉDIO NO CEDUP – HERMANN HERING – BLUMENAU
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Orientador : VIVIANE GRIMM
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MEMBROS DA BANCA :
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VIVIANE GRIMM
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FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
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IVONETE TELLES MEDEIROS PLACIDO
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SHIRLEI DE SOUZA CORRÊA
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Data: 30/10/2024
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Esta dissertação, desenvolvida no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Catarinense – Blumenau (ProfEPT), na linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT e no Macroprojeto Práticas Educativas no Currículo Integrado, tem como objetivo geral analisar os desafios vivenciados pelos docentes no desenvolvimento do currículo integrado no Curso Técnico em Administração do Centro de Educação Profissional Hermann Hering (CEDUPHH). Considerando as alterações impostas pela Resolução CNE/CP n° 1, de 5 de janeiro de 2021, o estudo busca identificar os desafios enfrentados pelos professores na prática educativa e propor intervenções que favoreçam a construção de um currículo integrado. A pesquisa caracteriza-se como de natureza básica e de abordagem qualitativa, utilizando métodos de pesquisa documental e coleta de dados com docentes. Pesquisa documental, foram analisadas as matrizes curriculares desde a criação do curso em 2007, permitindo identificar as mudanças estruturais e as implicações para a prática pedagógica. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário a 19 dos 42 docentes do CEDUPHH, visando captar suas percepções e experiências relacionadas ao currículo integrado. Os resultados indicam o reconhecimento da importância da formação integrada e da contextualização dos conteúdos, embora os docentes também demonstrem enfrentar desafios significativos, como a carga horária inadequada para o planejamento pedagógico e a falta de colaboração no desenvolvimento de atividades interdisciplinares. A análise dos questionários mostrou que embora a maioria dos professores busque a inovação em suas práticas, a realidade da formação dos docentes e a infraestrutura insuficiente ainda impõem barreiras à efetivação do currículo integrado. Com base nos desafios identificados, foi desenvolvido um produto educacional que visa apoiar os docentes na implementação do currículo integrado, oferecendo ferramentas e orientações que contribuem para a superação das dificuldades relatadas. Conclui-se que para enfrentar os desafios do currículo integrado é necessário promover intervenções que melhorem a formação dos professores e garantam condições adequadas para a prática pedagógica, ao mesmo tempo que se reconhece a necessidade de um alinhamento entre teoria e prática dentro do contexto do ensino técnico.
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NÃO SE APLICA
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SILVIA DA SILVA
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PRETOS, PARDOS E INDÍGENAS E A LEI DE COTAS: ACESSO DOS ESTUDANTES PPI NOS CURSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – IFC CAMPUS CONCÓRDIA (2018-2022)
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Orientador : CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
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MEMBROS DA BANCA :
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AMALIA CARDONA LEITES
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CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
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LUCIANE SIPPERT LANZANOVA
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SARA NUNES
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Data: 30/10/2024
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Esta dissertação resulta de uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios. Os procedimentos metodológicos adotados incluem pesquisa bibliográfica e documental. O objeto de estudo é o Campus Concórdia do Instituto Federal Catarinense, e o problema investigado refere-se ao impacto da Lei de Cotas no ingresso aos cursos de ensino médio integrado dessa instituição. Para investigar essa questão, foi necessário contextualizar o problema, que está enraizado no processo de formação estrutural da sociedade brasileira. Utilizando o método materialista histórico-dialético, traçamos os percursos que moldam tanto o objeto quanto o problema de pesquisa. Observou-se que essas realidades são produtos das contradições do movimento estrutural, que historicamente reproduz a forma colonial no Brasil. Na década de 1970, novos atores surgem no cenário político brasileiro, reorganizando movimentos sociais e o novo sindicalismo. Esse processo abriu espaço para que, três décadas depois, as representações desses atores assumissem a gestão do Estado brasileiro, implementando políticas públicas afirmativas e compensatórias, fruto das lutas anteriores. Entre essas políticas estão a Lei 10.639/03, a Lei 8.112/08 e a Lei 12.711/12, indissociáveis dos movimentos sociais dos anos 1970. A pesquisa demonstrou que os mais dependentes de uma oferta pública por ensino médio integrado ao profissional técnico e tecnológico estejam entre os mais excluídos no processo de ingresso, como são os casos das pessoas pretas, pardas, dos povos originários e das pessoas com deficiência.
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JUCÉLIA CORREIA DE SANTANA
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Atendimento Educacional Especializado: práticas pedagógicas e articulações para o ensino no curso técnico de informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense.
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Orientador : RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO
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MEMBROS DA BANCA :
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RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO
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ROBERTA PASQUALLI
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SARA NUNES
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Data: 31/10/2024
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Esta dissertação resulta de uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios. Os procedimentos metodológicos adotados incluem pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas, utilizando o procedimento técnico do estudo de caso para trilhar o percurso em busca do conhecimento almejado passando pelo objetivo e problema. O objeto deste estudo foi a equipe de atendimento educacional especializado e os docentes da área básica e da área técnica. Tendo enquanto problema de investigação: como se estabelece a relação da equipe do atendimento educacional especializado junto aos docentes da área básica e da área técnica. Para investigar essa questão foi necessária uma contextualização do Atendimento Educacional Especializado, suas funções e atribuições no linear da história. Tendo como objetivo: conhecer no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Catarinense, Campus de Rio do Sul, as contribuições e articulações da equipe de Atendimento Educacional Especializado- AEE às práticas pedagógicas dos docentes do Ensino médio Integrado, curso Técnico em Informática para a Internet, que corroborem para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência e/ ou necessidades educacionais específicas. Observou-se a existência de diversas práticas e articulações entres os grupos, em que há contribuições, no entanto devido a alta demanda e a complexibilidade dos processos exige-se aperfeiçoamento.
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FELIPE AUGUSTO BARSCH
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Técnicas vocais e a voz em cena na formação integral: um olhar a respeito das percepções dos professores de arte do Instituto Federal Catarinense
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Orientador : SARA NUNES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA PAULA DASSIE LEITE
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JULIENE MARQUES BOGO
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RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO
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SARA NUNES
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Data: 31/10/2024
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A presente pesquisa pautou-se no objetivo geral de analisar as compreensões dos professores de Arte do IFC a respeito das técnicas vocais e da voz em cena no contexto da Formação Integral, ou seja, nela buscou-se melhor compreender como os professores de Arte do Instituto Federal Catarinense enxergam a contribuição das técnicas vocais nos variados espaços da voz no que tange à expressividade humana em seus aspectos materiais e simbólicos e enquanto parte da Formação Integral. Ao discutir essa temática, nos apoiamos na legislação brasileira no que diz respeito aos direitos de expressividade dos cidadãos - vez e voz, em autores recorrentes na Educação Profissional e Tecnológica, como Dante Henrique Moura, Demerval Saviani, Eliezer Pacheco, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Nogueira Ramos, e em autores das áreas correlatas à voz humana, como a fonoaudiologia, a música - via canto e pedagogia vocal, o teatro entre outros. Estando na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, esta investigação se deu a partir das percepções dos docentes de Arte do IFC acerca da técnica vocal, da expressividade artística, do vínculo entre voz e a representação social artística de personagens e do impacto destes na formação acadêmica, profissional e pessoal dos indivíduos. Para esse propósito, utilizou-se um questionário online a fim de colher tais percepções que foram consideradas através da Análise do Discurso francesa. Consequentemente, um Produto Educacional no formato de guia digital, intitulado “Técnicas Vocais e a voz em cena na Formação Integral”, foi disponibilizado aos docentes de Arte do IFC e a todos os interessados nessa temática a fim de reforçar a importância das Técnicas Vocais enquanto cuidadoras da voz material e promotoras da voz simbólica no ambiente do IFC, e em outros cenários diversos, o que se ajusta à Formação Integral e Educação Profissional e Tecnológica em seus eixos norteadores.
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Não se Aplica
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