Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE VOLTOLINI OLCZYK

DISCENTE : SIMONE VOLTOLINI OLCZYK
DATA : 13/12/2019
LOCAL: Campus Blumenau

(RE) CONSTRUINDO OLHARES: CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA CONHECER OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Educaçao Profissional e Tecnológica; Juventudes; prática pedagógica

Este projeto tem como propósito contribuir para que os docentes que atuam no ensino médio integrado nos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvam um olhar mais apurado em relação aos estudantes, compreendendo-os como sujeitos que vivenciam a juventude de modos variados construindo desta maneira uma visão de juventude em uma perspectiva diversificada. Tendo em vista que os professores tendem a compreender o estudante do ensino médio integrado à EPT - Educação Profissional e Tecnológica, de maneira genérica e ahistórica (descontextualizada), pergunta-se: Como favorecer que a escola compreenda melhor quem são os jovens estudantes que frequentam o ensino médio integrado à educação profissional? Este problema orientará realização da pesquisa, quesito parcial para conclusão do Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Blumenau, na linha de pesquisa de Formação de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), macroprojeto Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. A estratégia escolhida para a realização da pesquisa é a Pesquisa-ação.

Presidente - 2333140 - INGE RENATE FROSE SUHR
Interno - 2095330 - CLADECIR ALBERTO SCHENKEL