COMPREENDER PARA RECONHECER E IDENTIFICAR ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Educaçao Profissional e Tecnológica; altas habilidades/superdotação/Atendimento Educacional Especializado
O presente projeto de pesquisa tem como eixo central o tema altas habilidades/superdotação no contexto educacional. Seguindo a abordagem qualitativa e tendo caráter exploratório, a pesquisa realizar-se-à partindo dos referenciais teóricos sobre sujeitos com altas habilidades/superdotação e as principais legislações que versam sobre a educação especial A questão que move a pesquisa surgiu da percepção de que os estudantes com altas habilidades/superdotação passam desapercebidos no ambiente escolar. Partindo da hipótese que os profissionais da educação têm dificuldades em reconhecer os alunos com altas habilidades/superdotação, pretende-se, como produto final, elaborar um manual de ação para as equipes de Atendimento Educacional Especializado (AEE). O caminho para tal será a coleta de dados por meio de questionários enviados às equipes de AEE e entrevistas com os professores de AEE de todos os campi do IFC visando apreender como esses profissionais qcompreendem e atuam com o público alvo específico das altas habilidades/superdotação.e o tema altas habilidades/superdotação. Cotejando a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados será possível elaborar o produto educacional: o manual de orientação sobre altas habilidades, cuja aplicação ocorrerá no câmpus São Francisco do Sul.