CCPGEPT BLUMENAU - C.C. P.G. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA BLUMENAU - DIREÇÃO GERAL Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSELICE LEMES DE OLIVEIRA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSELICE LEMES DE OLIVEIRA RODRIGUES
DATA : 06/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Blumenau
TÍTULO:

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS BLUMENAU BIBLIOTECA PÚBLICA EDUCATIVA E A EPT: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INTEGRAL


PALAVRAS-CHAVES:

Biblioteca Educativa Pública; Formação Integral; Instituto Federal; Experiência


PÁGINAS: 3
RESUMO:

Resumo do trabalho:A espécie humana tornou a comunicação peça central para o avanço das sociedades, que por meio do desenvolvimento da sua linguagem articulou-se na tentativa de repassar a gerações futuras o conhecimento acumulado. Essa caminhada gerou grande acúmulo de produção simbólica, na qual dispositivos foram criados para facilitar o acesso, dada a incapacidade da memória humana em salvaguardá-la. A um desses dispositivos, damos o nome de Biblioteca. No campo da Educação, a Biblioteca é essencial na formação integral dos estudantes, sendo a experiência parte desse processo. Nesse contexto, sua universalização foi garantida pela Lei 12.244/10, cuja meta era implementar Bibliotecas em educandários no prazo de dez anos. Considerando o término do prazo legal, este estudo busca responder à questão: a biblioteca do Instituto Federal Catarinense - IFC campus Blumenau, proporciona experiências na formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado? Objetivando compreender o tema, este projeto estabelece como objetivos específicos: i) avaliar os documentos institucionais para identificar diretrizes da biblioteca e sua consonância  com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT); ii) investigar se sua organização promove uma abordagem contra-hegemônica; iii) analisar a percepção dos estudantes sobre suas experiências na biblioteca em relação à formação integral; e iv)investigar como as experiências dos estudantes são integradas pela organização da Biblioteca. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa com análise documental e revisão bibliográfica. A técnica utilizada para a geração de dados pauta-se em questionário semi-estruturado aplicado aos estudantes do terceiro ano do ensino médio integrado do curso Técnico em Informática. Investigar e compreender como as experiências prévias dos estudantes são consideradas pela biblioteca, servirá de insights valiosos para compreender como essas práticas fortalecem a identidade de classe desses educandos. Por meio dessa pesquisa, um produto será gerado com o intuito de contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento  na biblioteca. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALBIO FABIAN MELCHIORETTO
Interno - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Externo ao Programa - 1961823 - MARIO FERREIRA RESENDE - nullPresidente - 1778902 - SARA NUNES
Notícia cadastrada em: 30/04/2024 16:38
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-03.sig.ifc.edu.br.sigaa03