EDUCAÇÃO DE SURDOS NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO.
Educação Profissional e Tecnológica. Surdos. Educação Emancipadora. Instituto Federal Catarinense.
Este estudo faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vinculado à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco na Educação de estudantes Surdos no Instituto Federal Catarinense (IFC). Inserido no Macroprojeto 2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT, tendo como objetivo geral elaborar um guia com orientações para estudantes Surdos e para servidores sobre o atendimento a este público no IFC, a partir da análise das percepções de Surdos vinculados ao ensino técnico integrado ao ensino médio do IFC, sinalizantes em Libras, com relação à formação na respectiva instituição, visando a melhoria na educação de Surdos na EPT. A pesquisa, de natureza aplicada, abordagem qualitativa, do tipo exploratória, foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidas a análise do discurso. Resultou em um guia bilíngue em Libras e português com orientações para estudantes Surdos e servidores do IFC, visando aprimorar a educação de Surdos na instituição.