A AFILIAÇÃO ESTUDANTIL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES DO IFC CAMPUS BLUMENAU
Ensino médio integrado. Educação Profissional e Tecnológica. Transição escolar. Afiliação estudantil. Mediação Pedagógica.
A construção do senso de pertencimento e identificação com a comunidade escolar é um desafio tanto para a instituição quanto para os estudantes ingressantes. Neste contexto de transição entre os diferentes níveis de ensino, os estudantes enfrentam desafios e mudanças significativas em suas vidas. A pesquisa proposta neste projeto busca investigar as contribuições das práticas de mediação pedagógica na afiliação estudantil de estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense (IFC) Blumenau. A abordagem metodológica será qualitativa, concentrando-se na análise das contribuições da mediação pedagógica para a afiliação estudantil. A coleta de dados envolverá entrevistas e grupos focais, buscando compreender os significados atribuídos pelos estudantes nesse contexto específico. A análise dos dados será realizada através da análise de conteúdo (AC), visando a avaliação detalhada do conteúdo das comunicações. Essa pesquisa pretende ainda gerar e avaliar um produto educacional através de um projeto de ensino para apoiar a transição escolar e a afiliação dos estudantes no Ensino Médio Integrado, contribuindo para uma formação integral, emancipatória e crítica. Essa pesquisa está alinhada à linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, Macroprojeto - Práticas Educativas no Currículo Integrado