GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM INDUSTRIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA OS CURSOS DA ÁREA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO SENAI TIMBÓ
Gamificação; Metodologia de ensino ativa; Atividade gamificada; SENAI; Aprendizagem industrial; Prática pedagógica
A pesquisa proposta, da linha de práticas educativas na educação profissional e tecnológica do macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT, envolve a aplicação e análise de atividades gamificadas. Quanto à natureza trata-se de pesquisa aplicada, pois busca propor intervenção nos espaços de ensino e aprendizagem. O método a ser utilizado será da pesquisa-ação, pois sua abordagem qualitativa tem um caráter exploratório de suma importância. A análise será por meio de questionários na plataforma Google Forms e por observações durante a aplicação das atividades gamificadas. Os dados obtidos serão analisados por meio de análise estatística descritiva a fim de compreender as contribuições da gamificação para o processo de aprendizagem dos estudantes da aprendizagem industrial dos cursos da área da tecnologia da informação no SENAI Timbó em 2023. O produto educacional desenvolvido foi um curso de formação presencial para desenvolver atividades gamificadas utilizando as plataformas de gamificação online: Kahoot, Quizlet e Wordwall com os docentes da unidade do SENAI de Timbó e três vídeos ensinando a criar atividades gamificadas nessas plataformas. Os resultados sugerem que o uso de atividades gamificadas como ferramenta educacional traz vantagens para o processo de aprendizagem, incluindo o aumento do engajamento e do esforço dos estudantes.