GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM INDUSTRIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA OS CURSOS DA ÁREA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO SENAI TIMBÓ
Gamificação; Metodologia de ensino ativa; Atividade gamificada; SENAI; Aprendizagem industrial; Prática pedagógica
A pesquisa proposta, da linha de práticas educativas na educaçãoprofissionale tecnológica,envolvea aplicação e análise de atividades gamificadas. Quanto à natureza trata-se de pesquisa aplicada, poisbusca propor intervenção nos espaços de ensino e aprendizagem. O método a ser utilizado será dapesquisa-ação, pois sua abordagem qualitativa tem um caráter exploratório de suma importância. Aanálise será por meio de questionários na plataforma Google Forms e por observações durante aaplicação das atividades gamificadas. Os dados obtidos serão analisados por meio de análise deconteúdo a fim de compreender as contribuiçõesda gamificação para o processo de aprendizagemdos estudantes da aprendizagem industrial dos cursos da área da tecnologia da informação no SENAI Timbó em 2023.